A Caçada das Formas

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Formas Geométricas

A atividade 'A Caçada das Formas' consiste em uma caça ao tesouro dentro da sala de aula onde os alunos serão desafiados a encontrar objetos que representem diferentes formas geométricas, tais como círculos, quadrados e triângulos. Através deste processo lúdico, os alunos desenvolverão habilidades de observação e associação entre objetos do cotidiano e formas geométricas básicas. Após a coleta dos objetos, os alunos terão a oportunidade de desenhá-los e associá-los às palavras correspondentes, contribuindo para suas habilidades de escrita e reconhecimento de palavras e formas. Ao final da atividade, cada aluno apresentará suas descobertas para a turma, estimulando a comunicação, a partilha de informações e o respeito às contribuições dos colegas. Esta atividade está alinhada à disciplina de Artes, mais especificamente dentro da área de Artes Visuais, e é projetada para atender as habilidades cognitivas e sociais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo também o desenvolvimento de suas competências socioemocionais ao permitir que trabalhem em grupo e desenvolvam o respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal de 'A Caçada das Formas' é engajar os alunos em uma atividade prática que facilite o reconhecimento de formas geométricas no ambiente ao seu redor, promovendo a associação entre objetos cotidianos e conceitos geométricos básicos. Além disso, a atividade objetiva desenvolver competências comunicativas por meio da apresentação e discussão dos achados, assim como fortalecer habilidades socioemocionais ao trabalhar a cooperação e o respeito às contribuições dos colegas. A proposta é integrar as habilidades básicas de reconhecimento, associação e comunicação de forma lúdica e interativa, incentivando a participação ativa e o aprendizado significativo dos alunos.

  • Promover o reconhecimento de formas geométricas no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de associação entre objetos e formas.
  • Estimular a comunicação e a apresentação de ideias de forma clara.
  • Incentivar o trabalho em grupo e o respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Reconhecer e denominar figuras geométricas (como círculo, quadrado e triângulo) em objetos do cotidiano.
  • EF01LP02: Produzir textos orais com relativo domínio do gênero solicitado, adaptando-se ao contexto comunicativo em questão.
  • EF01AR04: Representar imagens ou objetos por meio de desenho, pintura ou escultura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático de 'A Caçada das Formas' é concebido para facilitar a compreensão e o reconhecimento de formas geométricas básicas por meio da observação e interação com objetos do cotidiano. Os alunos aprenderão a identificar formas como círculos, quadrados e triângulos em objetos que fazem parte do seu ambiente imediato, promovendo um aprendizado contextualizado e interdisciplinar entre artes, matemática e linguagem. Esta abordagem não só ajuda os alunos a entender melhor as formas, mas também a desenvolver uma visão crítica e analítica sobre a aplicação das formas geométricas em diferentes contextos, integrando conceitos teóricos e práticos em um formato que incentiva a curiosidade e a descoberta interativa.

  • Identificação de formas geométricas básicas.
  • Associação de formas a objetos do cotidiano.
  • Desenho e representação de formas.
  • Apresentação oral de descobertas.

Metodologia

A metodologia aplicada em 'A Caçada das Formas' está centrada na aprendizagem baseada em projetos, em que os alunos participam ativamente de uma caça ao tesouro, encontrando e identificando formas geométricas nos objetos. Essa abordagem pedagógica promove a autonomia dos alunos e estimula o protagonismo estudantil ao incentivá-los a investigar, descobrir e apresentar suas ideias e achados. A metodologia apoia a diferenciação da aprendizagem, permitindo que os alunos participem de acordo com suas próprias capacidades e níveis de entendimento, ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem colaborativa e significativa. Encoraja-se o uso de discussões em grupo e reflexões individuais sobre as formas encontradas, permitindo uma integração prática das teorias aprendidas e uma aplicação diversificada de habilidades.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Atividades práticas e investigativas.
  • Discussões em grupo.
  • Integração de diferentes áreas do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será implementada em uma única aula de 60 minutos, onde todos os passos serão seguidos meticulosamente para garantir a plena compreensão e interação dos alunos com o conteúdo apresentado. Nesta aula, inicialmente os alunos serão introduzidos ao conceito de formas geométricas e seus exemplos no cotidiano. Seguindo, a caça ao tesouro será realizada por cerca de 20 minutos, onde os alunos explorarão o ambiente da sala em busca de objetos que correspondam às formas geométricas discutidas. Após a coleta, terão outros 20 minutos para desenhar e relacionar as formas aos objetos encontrados. A última parte consiste na apresentação, onde cada aluno dividirá suas descobertas com a turma, cultivando habilidades de apresentação e discussões construtivas. Esta estrutura oferece uma abordagem equilibrada entre instrução, prática e reflexão.

  • Aula 1: Introdução, caça ao tesouro, desenho e apresentação dos objetos e discussão rápida.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos que eles participarão de uma divertida 'caça ao tesouro das formas'. Explique que eles devem encontrar objetos na sala que representem diferentes formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Dê exemplos de possíveis objetos para que eles possam identificar melhor as formas. É importante que todos compreendam a atividade antes de começar.

    Momento 2: Caça ao Tesouro das Formas (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos circulem pela sala em busca de objetos que representem formas geométricas básicas. Oriente-os a trabalhar em duplas para promover a colaboração. Durante a atividade, mova-se pela sala observando e ajudando os grupos que tiverem dificuldades em identificar as formas. Sugira novas direções ou perguntas para manter o interesse e envolvimento dos alunos.

    Momento 3: Desenho e Registro (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a retornarem aos seus lugares com os objetos escolhidos. Em seguida, peça que desenhem cada objeto encontrado e escrevam o nome da forma correspondente ao lado. Forneça papel e lápis de cor para que possam representar de forma colorida. Incentive os alunos a serem criativos em seus desenhos e a utilizar as cores que melhor representam os objetos.

    Momento 4: Apresentação e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Cada dupla terá a oportunidade de apresentar suas descobertas para o resto da turma. Instrua-os a explicar brevemente por que escolheram o objeto e qual forma ele representa. Depois de cada apresentação, abra um espaço para perguntas e comentários dos colegas, promovendo a reflexão coletiva e a troca de ideias. Finalize a aula com uma discussão sobre o que aprenderam. Avalie a participação e o envolvimento de cada aluno durante as apresentações.

Avaliação

A avaliação de 'A Caçada das Formas' será baseada em múltiplos critérios, alinhados aos objetivos de aprendizagem e adequados às habilidades desenvolvidas. Inicialmente, uma observação direta será feita durante a atividade para verificar o engajamento e a participação dos alunos. Em termos de avaliação formativa, será utilizado um feedback contínuo durante a tarefa, incentivando os alunos a refletirem sobre suas descobertas e apresentações. A avaliação somativa incluirá a análise dos desenhos e apresentações dos alunos, considerando a precisão das formas identificadas e a clareza de sua comunicação. Exemplos práticos incluem a observação dos alunos enquanto descrevem suas figuras, fornecendo feedback individual sobre supostos enganos ou melhorias enquanto eles desenham e interagem com seus pares. Essas abordagens visam permitir uma compreensão profunda do conteúdo e um desenvolvimento contínuo das competências dos alunos.

  • Observação direta durante a atividade.
  • Feedback formativo contínuo.
  • Análise dos desenhos e apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são projetados para serem de fácil acesso e baixo custo, maximizando a eficácia da aula sem gerar onerosidades. A sala de aula servirá como cenário principal e os itens para a caça ao tesouro serão simplesmente objetos do cotidiano facilmente encontrados no próprio ambiente da sala, como lápis (cilindro), livros (retângulo) e outros. Materiais como papel, lápis de cor e canetinhas estarão disponíveis para os alunos desenharem as formas e os objetos coletados. A utilização de quadros brancos pode facilitar ilustrações adicionais e suportar a fase de discussões coletivas. Este conjunto de recursos visa proporcionar um ambiente interativo e lúdico, ao mesmo tempo em que atende aos objetivos pedagógicos da atividade de forma prática e inclusiva.

  • Objetos do cotidiano da sala.
  • Papel e lápis de cor.
  • Quadro branco e marcadores.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho do professor pode ser bastante elevada, mas garantir a inclusão e acessibilidade é de extrema importância para criar um ambiente de aprendizagem equitativo para todos os alunos. Nesta atividade, mesmo não havendo alunos com condições específicas nesta turma, levamos em conta a equidade e o acesso igualitário aos recursos para todos. É importante garantir que todos os alunos participem ativamente, incentivando a colaboração e o respeito mútuo. Estratégias como a formação de grupos heterogêneos, onde alunos com diferentes níveis de habilidade trabalham juntos, podem promover a interação e troca de conhecimento. Além disso, o uso de linguagem clara e instruções visuais pode ajudar a atingir uma ampla gama de estilos de aprendizagem, promovendo uma experiência de aprendizado mais inclusiva. Ao monitorar o progresso dos alunos, é recomendado fornecer suporte adicional na resolução de desafios de aprendizado, garantindo a mediação do professor conforme necessário.

  • Formação de grupos heterogêneos para interação.
  • Uso de linguagem clara e instruções visuais.
  • Monitoramento e suporte adicional conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo