Bailarinos do Alfabeto

Desenvolvida por: Polian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Alfabetização Corporal e Movimento

A atividade 'Bailarinos do Alfabeto' é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na exploração das letras do alfabeto por meio de movimentos corporais e dança. Dividindo a turma em grupos, esta prática estimula a criatividade, cooperação e a compreensão da relação entre partes do corpo e o todo corporal, enquanto os alunos trabalham juntos para criar formas das letras com seus corpos. Cada grupo recebe cartas aleatórias do alfabeto, e durante a atividade, um aluno por vez assume o papel de líder, guiando o grupo na formação da letra através da dança. Esta abordagem promove a autonomia, expressão individual e a apreciação coletiva, à medida que cada grupo compartilha sua criação com a turma, fortalecendo a noção espacial e a capacidade de trabalhar em equipe. A atividade é planejada para ser interativa, divertida e educativa, alinhando movimento físico com aprendizado alfabético.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são promover a alfabetização e a noção espacial através do movimento corporal, estimular a autonomia e a expressão individual dentro de um contexto de trabalho em equipe, e fomentar a apreciação coletiva e a compreensão da relação entre partes do corpo e o todo corporal. Ao criar danças que representem letras do alfabeto, os alunos também desenvolvem habilidades motoras, coordenativas, e uma compreensão mais profunda de como diferentes movimentos e posições podem expressar ideias e conceitos.

  • Promover a compreensão da relação entre partes do corpo e o todo corporal.
  • Estimular a autonomia e expressão individual no contexto de trabalho em equipe.
  • Desenvolver a noção espacial e habilidades motoras por meio da dança.
  • Fomentar a criatividade e a comunicação não verbal através da criação de letras com o corpo.
  • Incentivar a apreciação coletiva das apresentações dos grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

A finalidade pedagógica de integrar a dança e o movimento na aprendizagem inicial está no desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos físicos, sociais e cognitivos. Através deste método ativo e participativo, os alunos exploram o alfabeto de maneira única e memorável, utilizando o corpo como instrumento de aprendizagem e expressão.

  • Alfabetização através do movimento
  • Coordenação motora e noção espacial
  • Expressão corporal e trabalhos em grupo
  • Criatividade e improvisação na dança
  • Respeito e apreciação pelas contribuições dos colegas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade promove um aprendizado prático e engajador, onde os alunos são protagonistas de sua própria aprendizagem. A atividade é desenvolvida em um ambiente colaborativo, onde o experimentar e o fazer coletivo são incentivados para a exploração das letras do alfabeto através do movimento corporal e da dança.

  • Divisão da turma em grupos e distribuição de cartas com letras
  • Criação coletiva de danças que formam a letra indicada na carta
  • Liderança rotativa entre os alunos para guiar o grupo
  • Apresentações dos grupos e feedback coletivo
  • Reflexão grupal sobre o processo criativo e aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, abrangendo desde a introdução e planejamento até a execução e reflexão.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão em grupos, e início da criação das danças.
  • Aula 2: Prática final da dança, apresentações e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, engajamento, criatividade e colaboração dos alunos. Atenção especial será dada ao processo de aprendizagem, ao invés de apenas ao produto final. A capacidade de trabalhar em equipe, a expressão de ideias e sentimentos através do movimento, bem como a reflexão sobre a experiência de aprendizagem, serão aspectos chaves na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários são simplificados e acessíveis, enfatizando a criatividade e a interação direta entre os alunos e o ambiente de aprendizagem.

  • Cartas com letras do alfabeto
  • Espaço amplo para movimentação
  • Sistema de som para música ambiente (opcional)
  • Materiais para registro e reflexão (papéis, lápis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo