Dançando histórias

Desenvolvida por: Júlia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Dança e expressão corporal

Na atividade 'Dançando histórias', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar a dança e a expressão corporal como forma de narrativa, sem o uso de palavras. Divididos em pequenos grupos, eles escolherão uma história infantil conhecida e criarão uma dança para contar essa história, focando nas emoções e ações dos personagens. Cada grupo explorará movimentos corporais e expressões faciais para expressar a narrativa, desenvolvendo habilidades de simbolização e ampliação do repertório corporal. Após a fase de criação, os grupos apresentarão suas danças para a classe, proporcionando uma rica troca de experiências e interpretações. Essa metodologia ativa incentiva o aprendizado através da experiência direta, promovendo a criatividade, colaboração entre os alunos e apreciação de diversas formas de arte e narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de explorar diferentes formas de comunicação e expressão através da arte da dança. Ao recontar histórias infantis conhecidas por meio da dança, os alunos irão desenvolver a capacidade de expressar ideias e emoções sem o uso de palavras, ampliando seu repertório corporal e criativo. Isso estimula não apenas a habilidade artística, mas também a cooperação, o respeito mútuo e a interpretação de histórias e personagens de maneira inovadora. Além disso, ao apresentar suas criações para os colegas, os alunos praticam a expressão em público e a autoconfiança.

  • Explorar a dança e a expressão corporal como ferramentas de narração de histórias.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
  • Ampliar o repertório corporal e expressivo dos alunos.
  • Praticar a interpretação e expressão de emoções e ações sem o uso de palavras.
  • Estimular a criatividade e inovação na recriação de histórias conhecidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR26: Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Conteúdo Programático

A atividade abrange conceitos fundamentais da expressão corporal e artística através da dança, incentivando os alunos a se apropriarem de suas habilidades motoras e expressivas para contar histórias. Além disso, integra a utilização de tecnologias e recursos digitais no processo criativo, preparando os alunos para interações contemporâneas com a arte e a narrativa.

  • Introdução à dança como forma de expressão e narrativa.
  • Técnicas básicas de movimento e expressão corporal.
  • Como contar histórias através da dança.
  • Uso de recursos digitais na criação artística.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, essa atividade propõe uma abordagem participativa, onde os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem. Através do trabalho em equipe, discussões em grupo e reflexão individual, os alunos serão guiados na criação de suas danças, encorajando a experimentação, a reinterpretação criativa de histórias conhecidas e a expressão de ideias de forma não verbal. O uso de recursos tecnológicos para a pesquisa de danças e histórias, bem como para a criação de elementos visuais que acompanhem as apresentações, também será incentivado.

  • Divisão em pequenos grupos para escolha da história.
  • Criação coletiva da coreografia baseada na narrativa escolhida.
  • Ensaios supervisionados com feedback construtivo.
  • Apresentação final para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a escolha das histórias e o início da criação das coreografias. A segunda aula será destinada aos ensaios finais e apresentações das danças para os colegas. Esse cronograma permite equilibrar o tempo dedicado à concepção e preparação com o momento de compartilhamento e apreciação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos, escolha das histórias e início da criação de coreografias.
  • Aula 2: Ensaios e apresentações das coreografias para a classe.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todas as etapas da atividade, observando a criatividade, o esforço e a capacidade de trabalhar em equipe. Também será considerado o processo de criação e expressão através da dança, mais do que a perfeição técnica. A capacidade de os alunos se expressarem e contarem histórias utilizando o corpo é o foco principal. Feedbacks serão oferecidos após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados diversos recursos para enriquecer a experiência de aprendizagem, incluindo música, espaço amplo para ensaios e apresentações, vestuário simples para caracterização dos personagens, bem como recursos digitais, como tablets ou computadores para pesquisa de danças e histórias. Esses materiais ajudarão na criação das coreografias e no suporte às apresentações, contribuindo para uma vivência mais imersiva e completa.

  • Espaço amplo para prática da dança.
  • Sistema de som para reprodução de músicas.
  • Tablets ou computadores para pesquisa.
  • Figurinos e adereços simples para caracterização.
  • Câmera ou smartphone para gravação das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo