Exploradores de Sons

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração de sons e música

A atividade 'Exploradores de Sons' convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a mergulharem numa jornada sonora, onde irão explorar, descobrir e criar uma diversidade de sons utilizando objetos do dia a dia e o ambiente ao seu redor. Ao longo de quatro aulas, os estudantes terão a oportunidade de interagir com diferentes materiais, como papel, plástico, e elementos naturais, para produzir sons inusitados. Por meio de atividades guiadas e jogos educativos, eles vão aprender a ouvir com atenção, identificar e reproduzir os sons utilizando suas próprias vozes e corpos, fomentando assim uma conexão profunda com a música e os princípios básicos do som. Além de estimular a percepção auditiva e criatividade, esta atividade promove a compreensão de como diferentes fontes sonoras podem ser integradas na criação musical, alargando o repertório vocal e sonoro dos alunos de forma divertida e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como foco principal estimular a percepção auditiva e a criatividade dos alunos, bem como introduzi-los aos conceitos básicos de música e som. Pretende-se, por meio de práticas exploratórias e lúdicas, que os estudantes desenvolvam a habilidade de escutar atentamente e reconhecer diferentes sons, além de usar a voz e o corpo como instrumentos musicais. Ao explorar a sonoridade de objetos cotidianos e do ambiente, os alunos também ampliarão seu entendimento sobre a música e suas possibilidades, desenvolvendo novas formas de expressão sonora e fortalecendo o trabalho em equipe e a comunicação.

  • Desenvolver a percepção auditiva dos alunos.
  • Incentivar a criatividade ao explorar diferentes fontes sonoras.
  • Introduzir conceitos básicos de música e som.
  • Estimular o uso da voz e do corpo como instrumentos musicais.
  • Promover a compreensão sobre a integração de diferentes sons na música.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para abordar os principais aspectos relacionados ao som e à música, empregando uma metodologia ativa de aprendizagem. Os alunos explorarão conceitos como altura, intensidade, timbre e duração dos sons, além de entenderem o papel dos sons na comunicação e na expressão artística. Através da exploração de sons naturais e fabricados, os estudantes descobrirão a música como uma forma de arte universal, capaz de transcender barreiras culturais.

  • Introdução aos conceitos básicos de som e música.
  • Exploração e identificação de diferentes fontes sonoras.
  • Uso da voz e do corpo para produção de sons.
  • Noções de improviso, composição e sonorização de histórias.
  • Exploração de objetos cotidianos como instrumentos musicais.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, as atividades serão organizadas de maneira a promover a participação ativa dos alunos, estimulando a exploração sonora de forma divertida e instrutiva. Cada aula envolverá jogos sonoros, exercícios de escuta ativa e experimentação com diferentes fontes sonoras, incluindo a construção de instrumentos improvisados. A colaboração será incentivada através de atividades em grupo, possibilitando que os alunos compartilhem suas descobertas e criem juntos.

  • Jogos de exploração sonora com objetos da sala de aula.
  • Exercícios de escuta ativa para identificar diferentes sons.
  • Construção de instrumentos musicais improvisados.
  • Atividades de canto e percussão corporal.
  • Dinâmicas de grupo para improvisação e composição musical.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro sessões de 50 minutos cada, ocorrendo ao longo de quatro dias. Cada sessão terá objetivos específicos, proporcionando aos alunos uma progressão lógica desde a descoberta dos sons até a criação colaborativa de música.

  • Aula 1: Introdução aos sons e exploração inicial das fontes sonoras.
  • Aula 2: Experimentação e identificação de sons com objetos e natureza.
  • Aula 3: Uso da voz e do corpo como instrumentos, início da criação musical.
  • Aula 4: Composição e apresentação de criações musicais em grupo.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante as atividades. Será dada atenção especial à capacidade de explorar criativamente as fontes sonoras, bem como à habilidade de trabalhar em equipe. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas experiências de aprendizagem e a compartilhar o que descobriram durante o processo. Apresentações de grupos ou individuais servirão tanto como oportunidade de avaliação quanto de celebração das conquistas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados materiais simples e acessíveis para facilitar a exploração sonora, tais como papel, plástico, água, pedras, palitos e outros objetos cotidianos disponíveis na sala de aula. Além disso, serão empregados recursos como gravações de áudio para exemplificar diferentes sons e músicas, ampliando a experiência auditiva dos alunos.

  • Objetos diversos para exploração sonora (papel, plástico, pedras, palitos).
  • Instrumentos musicais improvisados criados pelos alunos.
  • Gravações de áudio com sons variados e músicas.
  • Materiais de arte para a construção de instrumentos e registro de sons.
  • Tecnologia de gravação para capturar as criações musicais dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo