Pintando com a Natureza

Desenvolvida por: Priscy… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte e Natureza

A atividade 'Pintando com a Natureza' é uma proposta pedagógica que busca promover a interação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o meio ambiente de maneira criativa e sustentável. Através da exploração da natureza ao redor da escola, os estudantes terão a oportunidade de coletar diversos elementos naturais como folhas de diferentes formas e tamanhos, pequenos galhos e flores. Esses elementos servirão de inspiração e também como ferramentas para a criação artística, onde serão usados como pincéis improvisados. Mergulhando-os em tintas de cores variadas, os alunos poderão fazer impressões em papel, dando vida a obras de arte únicas. Essa atividade não só estimula a criatividade e o contato direto com a natureza, mas também fomenta a consciência sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, permite que os alunos reconheçam e apreciem a beleza e a diversidade das formas encontradas no ambiente natural, promovendo uma reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, utilizando recursos naturais como ferramentas para a criação de obras de arte. Busca-se também promover o contato direto com a natureza, incentivando uma postura de observação e apreciação da diversidade de formas, cores e texturas presentes no ambiente natural. Além disso, visa desenvolver a conscientização sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais, ressaltando a possibilidade de reutilizar e reaproveitar materiais encontrados na natureza para fins artísticos. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a beleza e a variedade das formas naturais e utilizar essas percepções como fonte de inspiração para a criação de suas próprias expressões artísticas.

  • Estimular a criatividade e expressão artística utilizando elementos da natureza.
  • Promover a observação e apreciação da diversidade da natureza ao redor da escola.
  • Conscientizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
  • Desenvolver habilidades manuais e técnicas de pintura não convencionais.
  • Estimular a percepção sensorial e a interpretação individual no processo criativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

A exploração de elementos naturais como recursos para a criação artística propicia uma compreensão ampliada da arte e suas possibilidades, transcende os limites da sala de aula e estimula uma relação mais harmoniosa e criativa com o ambiente. Ao explorar a natureza não apenas como fonte de inspiração, mas como ferramenta de criação, os alunos desenvolvem uma percepção mais aguçada das texturas, formas, cores e possibilidades expressivas que o mundo natural oferece. Isso contribui para a formação de um repertório imagético rico e diversificado, fundamentando a apreciação das artes visuais de modo geral.

  • Arte e natureza: explorando o uso de materiais naturais na criação artística.
  • Técnicas de printmaking com elementos naturais.
  • Estudo das cores: misturas e representações com tintas.
  • Observação da natureza: formas, texturas e padrões.
  • Sustentabilidade e conscientização ambiental através da arte.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de abordagens metodológicas ativas, promovendo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de aprendizagem. A 'Atividade Mão-na-massa' permitirá que os estudantes explorem e manipulem diretamente os materiais coletados na natureza, enquanto a 'Roda de Debate' servirá como uma estratégia para compartilhar descobertas, impressões e ideias surgidas durante a execução da atividade. A 'Sala de Aula Invertida' será aplicada ao incentivar os alunos a pesquisar previamente sobre artistas que utilizam elementos naturais em suas obras, preparando-os para uma imersão mais profunda no tema proposto.

  • Exploração da natureza ao redor da escola para coleta de materiais.
  • Criação de arte usando materiais naturais como pincéis.
  • Roda de debate sobre as impressões criadas e o processo artístico.
  • Pesquisa sobre artistas que utilizam a natureza em suas obras.
  • Exposição das obras criadas pelos alunos para apreciação da comunidade escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

A realização desta atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a exploração pela natureza e a coleta de materiais, seguidas de uma breve discussão sobre a importância da sustentabilidade. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à criação de suas obras de arte utilizando os materiais coletados e, ao final, haverá uma partilha dos trabalhos e reflexões sobre a experiência vivenciada.

  • Aula 1: Exploração e coleta de materiais na natureza; discussão sobre sustentabilidade.
  • Aula 2: Criação das obras de arte; compartilhamento e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será focada no processo de aprendizagem e na participação ativa dos alunos, considerando a originalidade e a expressividade das obras de arte criadas. Além disso, será avaliado o envolvimento dos alunos nas discussões, reflexões compartilhadas durante a roda de debate e o entendimento sobre a importância da sustentabilidade no contexto artístico. Será encorajado um olhar crítico e construtivo sobre as próprias obras e as dos colegas, promovendo um ambiente de suporte mútuo e aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de materiais naturais coletados pelos alunos, tais como folhas, galhos e flores, assim como tintas de cores variadas e folhas de papel de tamanho A3 para as impressões. Adicionalmente, a pesquisa sobre artistas e obras que utilizam elementos naturais como parte de suas criações artísticas servirá como um recurso enriquecedor para a parte teórica da aula.

  • Materiais naturais (folhas, galhos, flores)
  • Tintas de cores variadas
  • Folhas de papel A3
  • Dispositivos para pesquisa na internet
  • Espaço ao ar livre para a coleta de materiais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo