Pintura do Meu Natal Colorido

Desenvolvida por: Kelly … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Cultural e Tradições Natalinas

A atividade Pintura do Meu Natal Colorido tem como propósito estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através da pintura de temas natalinos. Os estudantes são incentivados a refletir e compartilhar suas experiências pessoais e tradições familiares relacionadas ao Natal, utilizando essa troca como inspiração para suas criações artísticas. Através do uso de diferentes técnicas de pintura, o objetivo é enriquecer a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e fomentar o respeito e a valorização das diferentes tradições que coexistem na época natalina.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação dos alunos através das artes visuais, bem como na ampliação do repertório cultural relacionado às tradições natalinas. A atividade incentiva a investigação e valorização de diferentes culturas, possibilitando que os alunos aprendam sobre as tradições familiares de seus colegas e suas próprias heranças culturais. Além disso, a atividade visa desenvolver a criatividade, proporcionando um espaço para a experimentação artística com técnicas diversas.

  • Estimular a criatividade e expressão pessoal por meio da arte.
  • Promover o conhecimento e respeito pela diversidade cultural.
  • Incentivar a comunicação e partilha de experiências pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01AR01: Explorar e reconhecer elementos das artes visuais, como linha, forma, cor e textura, em produções artísticas pessoais e coletivas, estabelecendo conexões, quando possível, com recursos digitais de seu entorno.
  • EF01AR02: Criar obras artísticas, observando e utilizando diferentes técnicas e materiais das artes visuais, da música ou do teatro, investigando e conhecendo os fenômenos e contextos de cada uma.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca várias técnicas de pintura e seus elementos básicos, como forma, linha e cor, engajando os alunos em práticas artísticas que refletem suas interpretações pessoais das festividades do Natal. Este aprendizado é essencial para desenvolver noções estéticas e comunicativas nas crianças e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo que respeite e valorize as diferentes tradições culturais presentes na sala de aula.

  • Técnicas de pintura (guache, aquarela, etc.).
  • Elementos da arte: forma, cor, textura.
  • Exploração de temas culturais e tradicionais do Natal.

Metodologia

A metodologia adotada integra abordagens práticas de exploração artística com discussões em grupo para promover o aprendizado colaborativo. Inicialmente, as crianças refletem sobre suas experiências pessoais e discutem em grupo suas tradições natalinas, inspirando-se mutuamente. Em seguida, a exploração de diferentes técnicas artísticas propicia a experimentação e o aprendizado prático, enquanto a apresentação e discussão das obras incentiva o feedback construtivo e a apreciação das diversas interpretações culturais.

  • Discussão em grupo sobre tradições natalinas.
  • Exploração prática de diferentes técnicas de pintura.
  • Apresentação e discussão das obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para distribuir as diversas etapas ao longo de 10 horas-aula, garantindo que os alunos possam explorar o tema de forma significativa e atenta. Cada aula é dedicada a um aspecto específico do projeto, desde a conceituação e troca de ideias até a elaboração das pinturas e a discussão final dos trabalhos. Essa divisão permite que os alunos desenvolvam suas habilidades progressivamente, com tempo para reflexão e refinamento de suas produções.

  • Aula 1: Introdução ao tema e compartilhamento de ideias.
  • Aula 2: Discussão sobre elementos da arte e técnicas de pintura.
  • Aula 3: Prática de técnicas de pintura (guache).
  • Aula 4: Continuação da prática com aquarela.
  • Aula 5: Exploração do uso de cores e formas.
  • Aula 6: Início da criação das pinturas natalinas.
  • Aula 7: Continuação e refinamento das criações artísticas.
  • Aula 8: Preparação para a apresentação em grupo.
  • Aula 9: Apresentação e discussão das pinturas.
  • Aula 10: Reflexão final sobre o aprendizado e encerramento.

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos ao longo do projeto, considerando seu empenho na elaboração das pinturas e na participação nas discussões e trocas de experiências. Os critérios incluem: criatividade na interpretação do tema natalino, uso das técnicas de pintura exploradas, e habilidade de compartilhar ideias e apreciar as contribuições dos colegas. Exemplos de avaliação incluem a observação do processo criativo dos alunos, seus esboços e experimentações ao longo das aulas práticas, além de uma autoavaliação na qual cada estudante poderá refletir sobre suas aprendizagens e desafios.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais para esta atividade são cuidadosamente selecionados para oferecer uma variedade de opções aos alunos, permitindo uma ampla gama de experimentações artísticas. O foco é proporcionar ferramentas que fomentem a expressão criativa e incentivem a apreciação de diferentes formas e cores. Disponibilizar materiais diversificados é essencial para estimular a curiosidade artística e a autoexpressão de cada aluno.

  • Tintas guache e aquarela.
  • Pincéis de diferentes tamanhos.
  • Papel para pintura.
  • Potes de água e panos para limpeza.
  • Aventais de proteção.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo