Mosaico de Sonhos Coloridos

Desenvolvida por: Sedina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Integradas
Temática: Expressão por meio de Mosaicos

A atividade 'Mosaico de Sonhos Coloridos' tem como objetivo incentivar os alunos a explorarem a expressão artística através de mosaicos de papel. Cada estudante escolherá cores e formas que representem seus sonhos e aspirações, colaborando para criar um grande painel coletivo. Essa atividade busca promover a cooperação entre os alunos e valorizar a diversidade, demonstrando que mesmo peças únicas têm seu valor no conjunto. Os alunos com TDAH e dificuldades motoras terão suporte para garantir que possam participar efetivamente. Ao final, a obra coletiva será exibida na sala de aula, promovendo um ambiente inclusivo e apreciativo da arte produzida por todos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade de expressão pessoal através da arte, fomentar o trabalho em equipe e a valorização das diferenças individuais. Os alunos serão guiados a expressarem seus sentimentos e aspirações por meio de cores e formas, facilitando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e cooperatividade. A atividade está alinhada às diretrizes da BNCC, garantindo que habilidades essenciais no campo das artes visuais sejam exploradas e aplicadas de forma prática.

  • Estimular a expressão pessoal através da escolha de cores e formas.
  • Para estimular a expressão pessoal através da escolha de cores e formas, a atividade será cuidadosamente estruturada para permitir que cada aluno tenha total liberdade e autonomia na seleção das cores e formas que melhor representam seus sentimentos, sonhos e aspirações. Durante o 'Momento 2: Exploração de Materiais', cada criança receberá uma variedade de papéis coloridos e adesivos, de diferentes texturas e tons, para que possam experimentar e sentir a diversidade de opções antes de tomar suas decisões. Essa variedade é essencial para que os alunos não se sintam limitados em suas escolhas, promovendo assim uma autêntica expressão pessoal.

    Além disso, será enfatizado que não existem escolhas 'certas' ou 'erradas', mas sim possibilidades que refletem suas individualidades. Por exemplo, alunos que se sentem felizes podem optar por cores vivas e formas circulares ou onduladas, enquanto aqueles que estão mais introspectivos podem escolher tons mais suaves e formas mais geométricas. Durante o 'Momento 3: Criação Individual', será dada atenção ao processo de tomada de decisão dos alunos, incentivando-os a verbalizar o porquê de suas escolhas, o que também contribui para o desenvolvimento da habilidade de autopercepção e comunicação.

  • Promover o trabalho cooperativo através de uma atividade artística colaborativa.
  • Valorizar a diversidade incorporando diferentes visões em um único projeto coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a introdução aos elementos visuais como cor, forma e linha, integrando a produção coletiva para fortalecer a compreensão do processo artístico colaborativo. Os alunos irão explorar conceitos básicos de composição e design através da prática de criação de mosaicos, refletindo sobre como suas escolhas individuais contribuem para a arte coletiva. É enfatizado o entendimento de que a arte é uma forma valiosa de expressão de ideias e sentimentos, e cada criação é única e significativa.

  • Elementos visuais: cor, forma, linha.
  • Princípios de composição em mosaico.
  • Criação artística colaborativa e sua importância.

Metodologia

A atividade será conduzida com uma abordagem prática, incentivando a exploração livre de materiais e recursos artísticos. As crianças serão incentivadas a cooperar na escolha e colocação das peças, promovendo o diálogo e a empatia entre os pares. O professor atuará como mediador, guiando as interações e apoiando os alunos a expressarem suas ideias. A aula será estruturada de forma a respeitar o ritmo de cada aluno, especialmente aqueles com TDAH e dificuldades motoras.

  • Exploração livre de materiais artísticos.
  • Colaboração em pequenos grupos.
  • Mediação ativa do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos. Neste tempo, os alunos terão oportunidade de aprender sobre os princípios básicos dos mosaicos e explorar artisticamente suas ideias. A aula começará com uma breve introdução teórica, seguida pela atividade prática, onde cada aluno criará uma parte do mosaico, culminando na montagem do painel coletivo. Esse formato permite uma imersão completa em um curto espaço de tempo, estimulando a criatividade e a participação ativa.

  • Aula 1: Introdução aos mosaicos e prática artística colaborativa
  • Momento 1: Introdução aos Mosaicos (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula explicando o que são mosaicos, utilizando imagens como exemplos. Diga aos alunos que um mosaico é uma imagem ou padrão feito juntando várias peças menores. Explique que cada peça é como um sonho ou uma ideia, e quando juntas, criam algo bonito e grande. Permita que façam perguntas e expressem o que já ouviram ou sabem sobre mosaicos. Avalie o entendimento inicial dos alunos através de respostas e perguntas.

    Momento 2: Exploração de Materiais (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel colorido de diferentes texturas e adesivos. Incentive os alunos a tocarem e explorarem os materiais. Oriente-os a escolher cores e formas que lhes lembrem seus sonhos ou coisas que amam. Observe se os alunos estão envolvidos na exploração dos materiais e intervenha sugerindo ideias quando necessário.

    Momento 3: Criação Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que cada aluno crie uma pequena composição de mosaico que represente seus sonhos. Explique que não há certo ou errado, é a representação pessoal de cada um. Circule pela sala para dar apoio e incentivo. Observe a originalidade e o envolvimento dos alunos na tarefa.

    Momento 4: Montagem do Painel Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna as criações individuais e peça aos alunos que trabalhem em grupos para organizá-las em um grande painel colaborativo. Incentive-os a conversar sobre como suas peças podem se complementar. É importante que você destaque a importância de cada peça no resultado final. Avalie a cooperação e interações entre os alunos enquanto trabalham na montagem do painel coletivo.

Avaliação

A avaliação será contínua, com foco no processo e no envolvimento dos alunos. Serão utilizados critérios como criatividade, cooperação e respeito às propostas de colegas. Os métodos de avaliação incluirão a observação durante a atividade e uma breve reflexão oral ao final. O professor oferecerá feedback construtivo, incentivando o progresso individual e coletivo. Considerações especiais serão feitas para alunos com condições que exigem adaptação, garantindo a inclusão e a valorização de todos.

  • Criatividade e originalidade nas escolhas artísticas.
  • Participação e colaboração com os colegas.
  • Reflexão sobre o processo e significado do trabalho coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão papel colorido de diversas texturas, adesivos e cola atóxica para facilitar a manipulação pelos alunos com dificuldades motoras. As ferramentas escolhidas são de fácil acesso e utilização, permitindo uma implementação econômica e eficiente. Considera-se também o uso de um ambiente espaçoso, com mesas dispostas para encorajar o trabalho em grupo de maneira integrada, respeitando as necessidades de cada aluno. As tecnologias de suporte, se utilizadas, serão de fácil compreensão e apoio visual.

  • Papel colorido de diferentes texturas.
  • Adesivos e cola atóxica.
  • Mesas organizadas para trabalho em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a tarefa diária do professor é bastante desafiadora, mas não podemos deixar de lado a inclusão e acessibilidade. Sugerimos algumas estratégias práticas para apoiar todos os alunos de forma eficaz. Para alunos com TDAH, sugerimos o uso de listas de verificação visuais para manter o foco e instruções claras divididas em etapas. Para alunos com dificuldades motoras, recomenda-se adaptar o tamanho e o tipo dos materiais, permitindo uma manipulação mais fácil. O ambiente deve ser flexível e seguro, garantindo que todos os alunos possam se mover livremente e participar ativamente.

  • Uso de listas de verificação visuais para alunos com TDAH.
  • Adaptação de materiais para alunos com dificuldades motoras.
  • Ambiente seguro e flexível para promover a participação de todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo