Quadrinhos em Ação

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes visuais
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

A atividade Quadrinhos em Ação tem como objetivo incentivar a criatividade, a escrita e a ilustração em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Os alunos escolherão um tema ou personagem principal, desenvolvendo uma narrativa que será representada em quadros. Eles deverão estruturar suas histórias definindo cenas e diálogos, o que permitirá exercitar a habilidade de contar histórias de forma visual e escrita. No final da atividade, os alunos compartilharão suas criações com a turma, promovendo a socialização e a valorização do trabalho artístico dos colegas. Essa atividade é importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais, como a capacidade de trabalhar em equipe, seguir regras e demonstrar empatia, ao apreciar as obras dos colegas. Além disso, nossa proposta contempla a inclusão da educação socioemocional, que reforça a empatia e a capacidade de lidar com a diversidade de ideias e apresentações dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade Quadrinhos em Ação incluem desenvolver habilidades de criação e narração visual a partir de histórias em quadrinhos. A proposta busca também o desenvolvimento da capacidade de leitura e compreensão de textos curtos, a habilidade de escrever de forma coerente e a exploração de diferentes formas de expressão artística. Assim, este plano de aula integra objetivos que promovem a autonomia nos alunos, possibilitando que façam escolhas significativas na criação de suas histórias, incentivando a criatividade e a participação ativa. O desenvolvimento das atividades facilitará a socialização dos alunos, já que eles terão a oportunidade de partilhar e valorizar o trabalho dos colegas, enriquecendo suas experiências educacionais por meio da troca de ideias.

  • Desenvolver a criatividade através da criação de histórias em quadrinhos.
  • Estimular a habilidade de escrita e elaboração de narrativas visuais.
  • Fomentar a socialização e apreciação da arte dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na introdução ao mundo das histórias em quadrinhos, utilizando a expressão visual e escrita como forma de contar histórias. A atividade para o 2º ano do ensino fundamental abordará temas relativos à escolha de temas ou personagens, definição de cenas e diálogos, e a divisão da narrativa em quadros. Estes conteúdos são adequados às habilidades cognitivas dos alunos desta faixa etária, pois proporcionam um meio de desenvolver a percepção artística e textual, estimulando os estudantes a expressarem suas ideias e sentimentos através da arte. Além disso, o conteúdo incentiva a interação e o trabalho colaborativo, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

  • Introdução às histórias em quadrinhos.
  • Escolha de temas ou personagens para histórias.
  • Divisão de narrativas em quadros com cenas e diálogos.
  • Expressão artística através de ilustração e narrativa.

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade Quadrinhos em Ação baseia-se na aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos são incentivados a tomar decisões sobre seus processos criativos. Primeiramente, há uma fase de introdução ao tema das histórias em quadrinhos, seguida pela definição do tema ou personagem, que motiva os alunos a trazerem suas experiências e referências pessoais para o contexto escolar. Durante a criação dos quadrinhos, a sala será organizada para permitir o trabalho individual ou em pequenos grupos, fomentando o espírito de colaboração e troca de ideias. Os alunos utilizarão papel e lápis de cor para ilustrar suas histórias, o que permite uma exploração tête-à-tête com o material. Ao final da sessão, será promovida uma apreciação coletiva dos trabalhos, onde haverá um espaço aberto para feedbacks construtivos e socialização das produções artísticas, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais dos participantes.

  • Introdução ao tema das histórias em quadrinhos.
  • Trabalho individual ou em pequenos grupos.
  • Utilização de papel e lápis de cor para criação.
  • Apresentação e apreciação coletiva das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em uma única aula de 60 minutos, dividida em etapas que permitam a execução eficaz do plano. Iniciaremos com uma introdução sobre histórias em quadrinhos, explicando suas características e componentes básicos. Em seguida, os alunos terão tempo para decidir sobre o tema ou personagem principal de suas histórias, fazendo esboços iniciais. Após a estruturação das ideias, passa-se à fase de ilustração e definição dos diálogos, onde os alunos colocarão em prática suas ideias para compor os seus quadrinhos. Nos minutos finais, cada aluno ou grupo apresentará suas criações uns aos outros, promovendo um espaço de apreciação e feedback construtivo, essencial para a reflexão e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

  • Aula 1: Introdução às histórias em quadrinhos, escolha de temas, criação e ilustração das histórias; apresentação e feedback final.
  • Momento 1: Introdução às Histórias em Quadrinhos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente o conceito de histórias em quadrinhos (HQs). Explique as características principais, como a combinação de texto e imagem para contar uma história. Mostre alguns exemplos de HQs, destacando elementos como balões de fala, onomatopeias e layout dos quadros. É importante que os alunos entendam a função dos aspectos visuais e textuais.

    Momento 2: Escolha de Temas e Planejamento das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que escolham um tema ou personagem principal para suas histórias. Promova um brainstorm coletivo, permitindo que compartilhem ideias e se inspirem uns nos outros. Ajude a orientar os alunos que possam estar com dificuldades para decidir. Permita alguns minutos para que esbocem um esquema simples da narrativa, incluindo início, meio e fim. É importante que os alunos comecem a estruturar suas histórias mentalmente.

    Momento 3: Criação e Ilustração das Histórias em Quadrinhos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua as folhas de papel sulfite e os lápis de cor para que os alunos comecem a criar suas HQs. Ofereça apoio conforme necessário, encorajando a criatividade e a originalidade. Observe se o texto e os diálogos são coerentes com as imagens. Lembre-se de incentivar o trabalho tanto individual (para que cada aluno explore sua narrativa) quanto em pequenos grupos (caso escolham desenvolver uma história coletiva).

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Organize um momento para que os alunos apresentem suas histórias em quadrinhos para a turma. Estimule a troca de feedbacks construtivos, criando um ambiente de respeito e valorização da criatividade de cada colega. Em seguida, peça para que cada aluno reflita sobre o que mais gostou no processo de criação, encerrando a aula com uma breve conversa sobre os aprendizados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades especiais especificadas, é essencial adotar algumas práticas inclusivas. Caso haja alunos que apresentem desafios com escrita ou leitura, ofereça apoio extra, como o uso de imagens preexistentes que eles possam integrar à narrativa. Considere também a possibilidade de colaboração com colegas em duplas ou pequenos grupos para facilitar a troca de ideias. Use linguagem clara e dê exemplos visuais para garantir que todos estão compreendendo as tarefas. Crie um ambiente aberto para que os alunos se sintam à vontade para pedir ajuda e compartilhar suas produções.

Avaliação

Na avaliação da atividade Quadrinhos em Ação\

  • Narrativa coerente e estruturação clara de cenas e diálogos.
  • Criatividade, originalidade e clareza na apresentação das ideias.
  • Participação ativa e feedback construtivo em equipe.
  • Feedback formativo para auto-reflexão e aperfeiçoamento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade Quadrinhos em Ação serão acessíveis e fáceis de manipular, adequados para o desenvolvimento artístico e cognitivo dos alunos. Papel sulfite no tamanho A4 servirá como base para a criação dos quadrinhos, enquanto lápis de cor, lápis grafite e borracha permitirão a ilustração das histórias. Estes materiais são fundamentais para que os alunos explorem sua criatividade e aprimorem suas habilidades motoras, essenciais para o desenho e escrita. O ambiente de sala de aula será organizado de forma a permitir que os alunos trabalhem confortavelmente, seja individualmente ou em grupos pequenos. Esses recursos foram escolhidos por não somente serem de baixo custo, mas também por otimizarem a interação com o material físico, tornando o processo de criação mais tátil e pessoal, enquanto desenvolvem as habilidades essenciais para atividades expressivas em artes visuais.

  • Papel sulfite A4.
  • Lápis de cor.
  • Lápis grafite e borracha.
  • Espaço organizado para trabalho individual ou em grupos pequenos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta uma carga de trabalho extensa e muitos desafios diários, mas mesmo assim é fundamental promover estratégias de inclusão e acessibilidade em nossas atividades. Para a atividade Quadrinhos em Ação\

  • Permitir que alunos trabalhem seu ritmo individual.
  • Estabelecer um ambiente de sala acolhedor e respeitoso.
  • Dar feedback individualizado.
  • Promover interação positiva entre todos os alunos.

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