Crie Seu Mundo Colorido!

Desenvolvida por: Rosell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Expressão Criativa e Colaboração

A atividade proposta visa estimular a criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de um painel coletivo. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por desenvolver uma parte do painel que representará um mundo imaginário. Essa atividade permitirá que os alunos explorem a criatividade, desenvolvendo paisagens, criaturas e objetos, ao mesmo tempo que valorizam a diversidade de ideias. O uso de materiais variados como papel, tinta e lápis de cor permitirá que os alunos experimentem diferentes formas de expressão artística. Ao final, cada grupo apresentará sua parte do painel e participará de uma discussão sobre as escolhas estéticas e criativas realizadas. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o significado de suas criações e a importância da colaboração e respeito à diversidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem estimular a criatividade e a expressividade dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a estética e o conteúdo de suas produções artísticas. Os alunos serão encorajados a trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos colegas e desenvolvendo habilidades de colaboração. Além de proporcionar uma oportunidade para explorar materiais artísticos variados, espera-se que os alunos desenvolvam um senso crítico em relação às suas escolhas criativas e aprendam a apresentar e argumentar sobre suas produções de forma reflexiva e respeitosa.

  • Estimular a criatividade e a expressividade artística dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre escolhas estéticas e significados das produções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03AR03: Produzir criações artísticas utilizando a linguagem das Artes Visuais, de modo individual e coletivo, com base em observações, pesquisas e referências do campo das artes visuais.
  • EF03AR04: Experimentar o uso expressivo de elementos visuais, materiais, técnicas e formas, considerando diferentes motivações e contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo e utilização de diversos materiais artísticos, bem como a compreensão dos elementos básicos das Artes Visuais, como formas, cores e texturas. A atividade possibilita a experimentação e ampliação das habilidades criativas dos alunos, além de fomentar a discussão sobre as influências culturais e significados presentes em suas criações. Serão abordados temas como o uso das cores para expressar emoções e a importância do trabalho colaborativo na construção de uma obra coletiva.

  • Uso criativo de materiais artísticos como papel, tinta e lápis de cor.
  • Exploração dos elementos básicos das Artes Visuais.
  • Discussão sobre influências culturais e significados nas produções artísticas.

Metodologia

A metodologia utilizada será baseada na abordagem prática e participativa, onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. A divisão em grupos permitirá o desenvolvimento de habilidades de cooperação e diálogo. O processo criativo será orientado por perguntas norteadoras para ajudar os alunos a planejar e executar seus projetos artísticos. Além disso, as apresentações finais favorecerão a habilidade de exposição oral e a reflexão coletiva sobre as diferentes abordagens e significados expressos nos painéis.

  • Divisão em grupos para estimular a colaboração.
  • Orientação com perguntas norteadoras para guiar o processo criativo.
  • Apresentação e discussão das produções para promover a reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será organizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados à atividade e divididos em grupos para iniciar o planejamento e desenho das suas partes no painel. O foco será na discussão e definição dos elementos a serem incluídos. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas criações e participarão da montagem coletiva do painel, seguida das apresentações e discussão sobre as obras.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos e início do planejamento e desenho.
  • Aula 2: Finalização das criações, montagem do painel e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos, considerando a participação, envolvimento e criatividade dos alunos ao longo do processo. Os alunos serão avaliados pela capacidade de trabalhar em grupo, contribuindo de forma colaborativa para a execução da atividade. O professor deverá observar o comprometimento dos alunos em explorar diferentes materiais e técnicas, além de sua habilidade em argumentar sobre suas escolhas criativas durante a apresentação. Exemplos de critérios incluem a originalidade das ideias, a clareza na apresentação dos conceitos e a capacidade de refletir criticamente sobre as produções próprias e dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade possibilitam uma ampla experimentação artística pelos alunos. Será importante garantir uma variedade suficiente de materiais para permitir que os alunos explorem diferentes possibilidades criativas e expressivas. A disponibilidade desses recursos será essencial para o sucesso da atividade e para motivar os alunos a se engajarem no processo de construção do seu mundo imaginário.

  • Papel de diferentes tipos e tamanhos.
  • Tintas coloridas.
  • Lápis de cor.
  • Pincéis de variados tamanhos.
  • Tesouras e cola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo