A Orquestra do Cotidiano

Desenvolvida por: Helena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música
Temática: Exploração de sons do cotidiano e criação musical coletiva

Na atividade 'A Orquestra do Cotidiano', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são convidados a ouvir com atenção o mundo à sua volta e descobrir a música nos sons cotidianos. Inicialmente, a turma explorará a sala de aula e seus arredores, identificando objetos que produzem sons, como o clique de um lápis contra um caderno, o arrastar das cadeiras, ou o abrir e fechar de janelas. Após essa exploração sonora, os alunos serão divididos em grupos para criar 'peças musicais' exclusivamente com os sons coletados. A atividade propõe uma transformação da percepção sobre os sons cotidianos e incentiva a criatividade ao promover o uso de objetos comuns como instrumentos musicais improvisados. Dessa maneira, os estudantes não só entenderão o conceito de música de forma mais abrangente, mas também desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, escuta atenta e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo estimular nos alunos a percepção dos sons ao seu redor, compreendendo a música não apenas como uma arte formal, mas como uma manifestação presente no cotidiano. Pretende-se desenvolver a criatividade dos estudantes ao transformar objetos do dia a dia em fontes sonoras, incentivando o pensamento crítico e reflexivo sobre o que define um instrumento musical. Além disso, ao trabalhar em grupos para criar uma composição coletiva, os alunos praticarão habilidades sociais como cooperação, escuta ativa e respeito pelo trabalho alheio.

  • Desenvolver a percepção sonora e musical dos estudantes
  • Estimular a criatividade e inovação ao criar música com objetos do cotidiano
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos
  • Fomentar a apreciação pela música e pelas artes de forma ampla
  • Refletir criticamente sobre os conceitos de música e instrumento musical

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba a exploração do som e da música a partir de uma perspectiva ampliada, contemplando não apenas instrumentos musicais convencionais, mas qualquer objeto capaz de produzir som. Através dessa exploração, os alunos são encorajados a considerar a música como uma forma de expressão presente em todo lugar, incluindo no ambiente cotidiano, e refletir sobre a diversidade de fontes sonoras possíveis para a criação musical.

  • Percepção sonora e musical
  • Fontes sonoras não convencionais
  • Conceitos básicos de música: ritmo, melodia, harmonia
  • Trabalho em equipe e criação coletiva

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que combina a exploração lúdica do ambiente e a criação musical coletiva a partir de objetos não convencionais como recursos didáticos. Através da experimentação e improvisação, os alunos serão estimulados a explorar diferentes sons, refletir sobre suas possibilidades musicais e colaborar na composição de uma peça. Esse processo proporciona uma experiência de aprendizado ativa, promovendo a interação criativa entre os alunos e o reconhecimento da música em elementos do cotidiano.

  • Exploração do ambiente em busca de fontes sonoras
  • Criação de peças musicais em grupos
  • Apresentação e discussão das composições criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, distribuída em 2 aulas de 50 minutos, proporcionando tempo suficiente para a exploração sonora, criação musical e compartilhamento das peças criadas.

  • Aula 1: Exploração sonora do ambiente e início da criação musical
  • Aula 2: Finalização das composições e apresentação para a turma

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de exploração e criação musical, considerando a originalidade e criatividade das peças musicais produzidas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Será valorizada a reflexão dos alunos sobre o processo de criação, incluindo o uso de objetos não convencionais como instrumentos e a percepção de elementos musicais no cotidiano. Exemplos específicos de participação e contribuição individual e grupal serão considerados para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários apenas objetos presentes na sala de aula e arredores que possam ser utilizados como fontes sonoras, promovendo uma abordagem sustentável e acessível à música. Este conjunto de recursos destaca a ideia de que a música pode ser feita com quase qualquer coisa e estimula os alunos a serem criativos com os materiais disponíveis.

  • Objetos da sala de aula e arredores como fontes sonoras
  • Espaço na sala para exploração e criação
  • Dispositivo para gravação das composições (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo