Aventura nas Cores do Arco-Íris

Desenvolvida por: Vaneid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Uso das Cores Primárias e Secundárias

Nesta atividade, os alunos do 5º ano explorarão a formação de cores através da mistura de tintas, criando suas próprias paletas e pintando um arco-íris em papel A3. Eles começarão com uma discussão sobre como as cores são formadas, seguindo para a prática de misturar tintas para descobrir como criar cores secundárias a partir das primárias. A conclusão do projeto virá com uma apresentação, onde cada estudante explicará suas escolhas de cores e o processo criativo utilizado. Essa atividade não apenas desenvolve habilidades artísticas, mas também promove a criatividade, o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em desenvolver a compreensão dos alunos sobre a teoria das cores, especialmente como as cores primárias podem ser combinadas para criar cores secundárias. Isso promove a consciência estética e a habilidade de usar cores de forma criativa e expressiva. A atividade também visa incentivar a autoexpressão e a partilha de ideias, ao mesmo tempo em que desenvolve a confiança para apresentar e justificar escolhas criativas.

  • Desenvolver habilidades na mistura de cores e pinturas em papel.
  • Fomentar a criatividade e a autoexpressão através da escolha de cores.
  • Melhorar as habilidades de comunicação ao explicar escolhas artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade introduz os alunos às teorias básicas das cores, discutindo as cores primárias, secundárias e as nuances criadas. Os alunos aprenderão como a mistura de diferentes tintas pode resultar em uma ampla gama de cores. O conteúdo também aborda a aplicação prática dessas cores no projeto de um arco-íris e a importância de apresentações de seu trabalho, promovendo a autoexpressão e o trabalho colaborativo.

  • Teoria das cores: cores primárias e secundárias.
  • Técnicas de mistura de tintas.
  • Criação artística de um arco-íris em papel A3.
  • Apresentação e discussão de projetos artísticos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta aula inclui abordagem prática e colaborativa. Inicialmente, os alunos participam de uma discussão guiada sobre teoria das cores, seguida de uma atividade prática de mistura de tintas. Para alunos com TDAH, é vital incluir estratégias que mantenham o engajamento, como instruções claras e curtas, e divisões da tarefa em etapas pequenas. A atividade culmina em uma apresentação dos resultados, onde os alunos terão a oportunidade de explicar e discutir suas escolhas criativas.

  • Discussão guiada sobre teoria das cores.
  • Atividade prática de mistura de tintas.
  • Criação de arco-íris no papel.
  • Apresentação coletiva dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade foi planejada para ser realizada em uma única aula de 50 minutos. A aula começa com uma introdução e discussão sobre cores (10 minutos), seguida da atividade de mistura de tintas e pintura (30 minutos), e finaliza com apresentações dos trabalhos (10 minutos). Este cronograma permite uma exploração completa do tema, mantendo um ritmo ideal para engajar os alunos e concluir a atividade dentro do tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução à teoria das cores, prática de mistura e criação de arco-íris, seguida de apresentação.
  • Momento 1: Introdução à Teoria das Cores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma conversa guiada sobre a teoria das cores, destacando as cores primárias (vermelho, azul, amarelo) e como elas se combinam para criar cores secundárias. Utilize exemplos concretos, como objetos ou imagens coloridas, para ilustrar as combinações. É importante que você incentive os alunos a compartilharem exemplos pessoais e experiências relacionadas a cores que já observaram.

    Momento 2: Prática de Mistura de Tintas (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua as tintas nas cores primárias, pincéis e bandejas de mistura para os alunos. Instrua-os a trabalharem em duplas para experimentar a criação de cores secundárias através da mistura de diferentes quantidades de tintas primárias. Circule pela sala para observar o progresso e orientar quando necessário. Sugira que os alunos anotem combinações interessantes que descobriram. Observe se todos estão participando ativamente e incentive aqueles que estiverem mais tímidos.

    Momento 3: Criação do Arco-Íris (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que utilizem as cores secundárias criadas para pintar um arco-íris em suas folhas de papel A3. Oriente-os a pensarem nas escolhas de cores e no design de seus arco-íris, incentivando a criatividade e expressão pessoal. Dê liberdade para que trabalhem individualmente neste momento, mas esteja disponível para ajudar quem encontrar dificuldade.

    Momento 4: Apresentação e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que cada aluno apresente rapidamente seu arco-íris à turma, explicando suas escolhas de cores e o processo criativo. Estimule comentários construtivos dos colegas e faça perguntas que incentivem a reflexão sobre as escolhas artísticas. Avalie a participação e a capacidade de comunicação dos alunos. Ofereça feedback positivo e sugestões de melhoria de forma respeitosa e encorajadora.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade utilizará uma abordagem formativa, centrada na observação do processo dos alunos, e na participação na discussão. Os objetivos incluem avaliar o entendimento da teoria das cores e a habilidade de comunicar escolhas criativas. Critérios de avaliação incluem a criatividade na escolha de cores, a capacidade de explicar o processo criativo e a participação ativa durante a aula. Um exemplo prático seria a atribuição de notas com base na originalidade do trabalho artístico e a interação durante as apresentações. Professores devem também garantir que as avaliações sejam adaptáveis para atender as necessidades dos alunos com TDAH, fornecendo feedback contínuo e construtivo para apoiar seu desenvolvimento.

  • Observação da participação e progresso durante a atividade.
  • Avaliação da criatividade e originalidade nas escolhas de cores.
  • Feedback formativo durante e após a apresentação dos trabalhos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade são simples e envolvem materiais artísticos tradicionais, o que facilita a realização da atividade no contexto escolar. O uso de recursos manuais, como tintas e papeis, ao invés de digitais, incentiva a manipulação direta dos materiais, essencial para o desenvolvimento da coordenação motora fina e percepção visual. Esses materiais são facilmente acessíveis e não exigem um grande orçamento, permitindo a realização da atividade sem custos excessivos.

  • Tintas nas cores primárias.
  • Pincéis e bandejas de mistura.
  • Folhas de papel A3.
  • Espaço adequado para pintura e exposição dos trabalhos.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios que professores enfrentam com a carga de trabalho, mas é essencial garantir a inclusão de todos os alunos. Para atender os alunos com TDAH, as estratégias de inclusão incluem a divisão da atividade em etapas curtas e objetivas, uso de reforço positivo contínuo e feedback imediato. Outra recomendação é organizar o ambiente de forma a minimizar distrações, possibilitando que os alunos com TDAH possam manter o foco. Conectar com a família sobre o progresso do aluno e ajustar continuamente as estratégias pedagógicas também são práticas recomendadas para fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo e produtivo.

  • Estabelecer etapas curtas e claras para a atividade.
  • Uso de reforço positivo para estimular a permanência na tarefa.
  • Ambiente de sala de aula organizado para minimizar distrações.
  • Comunicação contínua com as famílias e ajustes pedagógicos conforme necessário.

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