Esta atividade propõe uma imersão na cultura piauiense através da vida e obra de artistas locais, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Antes de vir para a sala, os alunos serão agrupados e receberão a tarefa de pesquisar sobre um artista piauiense específico, explorando sua biografia, relevance cultural e contribuições às artes. Com base nessas pesquisas, cada grupo criará um roteiro para um vídeo curto, que pode ser um documentário, uma entrevista fictícia com o artista ou uma dramatização de um momento significativo da sua vida ou obra. Os alunos deverão gravar esse vídeo como se estivessem produzindo um mini-curta cinematográfico. Na sala de aula, haverá a exibição desses vídeos seguidos de debates sobre as técnicas cinematográficas utilizadas, o impacto do artista na cultura do Piauí e a forma como sua obra se comunica com a sociedade. Ao final, os vídeos serão compilados em um Festival de Mini-Curtas, celebrando a riqueza cultural piauiense.
O principal objetivo desta atividade é promover o conhecimento e apreciação da cultura e história local do Piauí através de uma abordagem prática e criativa, utilizando as artes visuais como meio de expressão. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, roteirização, produção de vídeo e oratória. Além disso, a atividade visa incentivar a valorização das expressões culturais locais e a compreensão da sua importância para a identidade e memória coletiva.
O conteúdo programático abrange o estudo da vida, obra e impacto dos artistas piauienses na cultura local e nacional. Além da apreciação artística e histórica, os alunos aprenderão sobre técnicas básicas de produção de vídeos, incluindo roteirização, direção, atuação e edição. O debate pós-exibição dos vídeos proporcionará uma oportunidade para discussão sobre os elementos da narrativa visual e a importância da arte como reflexo e diálogo com a sociedade.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade começa com a investigação individual ou em pequenos grupos fora da sala de aula, promovendo a autonomia dos alunos na aprendizagem. Em seguida, os resultados desta pesquisa serão trazidos para a sala, onde acontecerá a produção dos vídeos e a troca de experiências entre os grupos. Os debates após as exibições dos vídeos são fundamentais para aprofundar a análise das obras e discutir sua influência e significado dentro da cultura piauiense.
A atividade será realizada em duas aulas de 100 minutos cada, permitindo tempo suficiente para a exposição, discussão e reflexão sobre os vídeos produzidos pelos alunos.
A avaliação será baseada na participação efetiva no projeto, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e originalidade do vídeo, na habilidade de trabalhar em equipe, e na contribuição para os debates em sala de aula. Será considerada tanto a qualidade do produto final (os vídeos) como o processo de aprendizagem, incluindo o comprometimento com a pesquisa e a colaboração entre os membros do grupo.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, câmeras de vídeo ou smartphones com capacidade de gravação, programas de edição de vídeo simples e espaço adequado para as exibições e debates. Estes recursos são essenciais para possibilitar a criação dos vídeos e a interatividade entre os alunos.
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