Movimento Cotidiano x Movimento Dançado

Desenvolvida por: Roseni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Movimento e Dança

Esta atividade pedagógica propõe uma exploração criativa dos movimentos cotidianos, transformando-os em dança, apoiada na teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban. Iniciará com os alunos, organizados em duplas, observando e registrando movimentos cotidianos como caminhar, correr e pegar objetos. Após esta etapa, eles utilizarão suas anotações como inspiração para criar uma dança que amplifique e estilize esses movimentos básicos, considerando os elementos de movimento: tempo, peso, fluência e espaço. A culminância da atividade será a apresentação das coreografias criadas pelas duplas, seguida de uma reflexão coletiva sobre o processo de transformação dos movimentos cotidianos em movimento dançado, destacando a relevância da percepção e experimentação dos fatores de movimento na arte da dança.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a percepção e análise crítica dos elementos constitutivos do movimento, tanto em ações cotidianas quanto na dança. Espera-se que, ao final, eles sejam capazes de identificar e experimentar como os fatores de movimento de tempo, peso, fluência e espaço podem ser manipulados para criar expressões artísticas através da dança. Além disso, objetiva-se fomentar a criatividade, colaboração e a capacidade critica dos alunos ao transformarem observações do cotidiano em performances dançadas, consolidando uma compreensão integrada da dança em sua dimensão tanto histórica quanto contemporânea.

  • Explorar e compreender os elementos de movimento de Rudolf Laban.
  • Criar coreografias a partir da observação de movimentos cotidianos.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica da transição de movimentos cotidianos para dançados.
  • Fomentar a criatividade e colaboração entre os alunos.
  • Promover a percepção e experimentação dos fatores de movimento na criação artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Conteúdo Programático

A atividade se apoia na teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban, propondo uma maneira dinâmica e interativa de aprender sobre a dança. Os alunos terão a oportunidade de descobrir como os movimentos diários podem ser transformados em expressões artísticas, explorando a dimensão tradicional e contemporânea da dança. Este processo não somente aumentará sua apreciação e entendimento da dança como forma de arte mas também desenvolverá habilidades cruciais como observação crítica, criatividade e colaboração.

  • Elementos de movimento de Rudolf Laban (tempo, peso, fluência e espaço).
  • Observação e análise de movimentos cotidianos.
  • Criação e experimentação de coreografias.
  • Análise crítica da transição do movimento cotidiano para o movimento dançado.
  • Discussão sobre percepção e experimentação no processo criativo.

Metodologia

Utilizando uma abordagem ativa com a metodologia Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão estimulados a se engajar diretamente na criação de suas danças, transformando teoria em prática. Esta abordagem prática permite uma imersão profunda nos conceitos teóricos ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem significativa através do fazer. A colaboração em duplas é essencial para estimular o diálogo, a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Observação e registro em dupla de movimentos cotidianos.
  • Discussão em grupo sobre as observações e conceitos teóricos.
  • Criação, em duplas, de coreografias inspiradas nos movimentos observados.
  • Apresentação das coreografias e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em uma aula de 60 minutos, dividida em fases de observação, criação, prática e discussão/reflexão, permitindo uma imersão dos alunos nos diferentes aspectos da criação da dança, desde a observação até a apresentação.

  • Aula 1: Introdução, observação e registro de movimentos, desenvolvimento de coreografias, apresentação e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a observação e registro dos movimentos até a criação e apresentação das coreografias. Será valorizada a capacidade de análise crítica e reflexão sobre o processo de transformação dos movimentos cotidianos em dança, além da criatividade, colaboração e engajamento na atividade. Exemplos concretos de como os alunos aplicaram os conceitos teóricos na prática, assim como a profundidade da reflexão apresentada nas discussões, serão elementos chave para esta avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, será necessário um espaço amplo que permita movimentação livre dos alunos, caderno ou dispositivo para registro das observações, sistema de som para a apresentação das coreografias e materiais de apoio sobre a teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban. O ambiente de aprendizagem deve ser configurado para promover a interação, a experimentação e a criatividade.

  • Espaço amplo para movimentação.
  • Cadernos ou dispositivos digitais para registros.
  • Sistema de som.
  • Materiais didáticos sobre a teoria de Rudolf Laban.

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