Esta atividade pedagógica propõe uma exploraçaÌo criativa dos movimentos cotidianos, transformando-os em dança, apoiada na teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban. Iniciará com os alunos, organizados em duplas, observando e registrando movimentos cotidianos como caminhar, correr e pegar objetos. Após esta etapa, eles utilizarão suas anotações como inspiração para criar uma dança que amplifique e estilize esses movimentos básicos, considerando os elementos de movimento: tempo, peso, fluência e espaço. A culminância da atividade será a apresentação das coreografias criadas pelas duplas, seguida de uma reflexão coletiva sobre o processo de transformação dos movimentos cotidianos em movimento dançado, destacando a relevância da percepção e experimentação dos fatores de movimento na arte da dança.
O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a percepção e análise crítica dos elementos constitutivos do movimento, tanto em ações cotidianas quanto na dança. Espera-se que, ao final, eles sejam capazes de identificar e experimentar como os fatores de movimento de tempo, peso, fluência e espaço podem ser manipulados para criar expressões artísticas através da dança. Além disso, objetiva-se fomentar a criatividade, colaboração e a capacidade critica dos alunos ao transformarem observações do cotidiano em performances dançadas, consolidando uma compreensão integrada da dança em sua dimensão tanto histórica quanto contemporânea.
A atividade se apoia na teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban, propondo uma maneira dinâmica e interativa de aprender sobre a dança. Os alunos terão a oportunidade de descobrir como os movimentos diários podem ser transformados em expressões artÃsticas, explorando a dimensão tradicional e contemporânea da dança. Este processo não somente aumentará sua apreciação e entendimento da dança como forma de arte mas também desenvolverá habilidades cruciais como observação crítica, criatividade e colaboração.
Utilizando uma abordagem ativa com a metodologia Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão estimulados a se engajar diretamente na criação de suas danças, transformando teoria em prática. Esta abordagem prática permite uma imersão profunda nos conceitos teóricos ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem significativa através do fazer. A colaboração em duplas é essencial para estimular o diálogo, a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais.
A atividade ocorrerá em uma aula de 60 minutos, dividida em fases de observação, criação, prática e discussão/reflexão, permitindo uma imersão dos alunos nos diferentes aspectos da criação da dança, desde a observação até a apresentação.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a observação e registro dos movimentos até a criação e apresentação das coreografias. Será valorizada a capacidade de análise crítica e reflexão sobre o processo de transformação dos movimentos cotidianos em dança, além da criatividade, colaboração e engajamento na atividade. Exemplos concretos de como os alunos aplicaram os conceitos teóricos na prática, assim como a profundidade da reflexão apresentada nas discussões, serão elementos chave para esta avaliação.
Para esta atividade, será necessário um espaço amplo que permita movimentação livre dos alunos, caderno ou dispositivo para registro das observações, sistema de som para a apresentação das coreografias e materiais de apoio sobre a teoria dos elementos de movimento de Rudolf Laban. O ambiente de aprendizagem deve ser configurado para promover a interação, a experimentação e a criatividade.
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