Cordel ao Vivo: Teatro de Influências

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Produção artística e cultural brasileiras: influências portuguesa e africana

A atividade proposta 'Cordel ao Vivo: Teatro de Influências' visa explorar as origens e influências da literatura de cordel, uma forma tradicional de literatura popular no Brasil, que tem raízes tanto na cultura africana quanto portuguesa. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos à história do cordel, com destaque para suas influências culturais. Em grupos, os estudantes desenvolverão roteiros que reflitam essa mistura cultural, culminando na apresentação de pequenas peças teatrais baseadas em literatura de cordel. Esta abordagem não só reforça a discussão sobre diversidade cultural e as origens da identidade brasileira, mas também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão artística. A atividade culminará em uma discussão coletiva sobre o impacto contínuo das influências culturais na sociedade brasileira, incentivando reflexões críticas sobre identidade cultural e patrimonial.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em promover a compreensão das influências culturais africanas e portuguesas na construção da identidade cultural brasileira através da literatura de cordel. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de investigar e reconhecer estas influências e suas manifestações nas artes. A atividade busca ainda estimular a habilidade dos alunos para a criação e expressão através da arte, promovendo a cooperação em grupo e a comunicação eficaz durante o processo de dramatização. Além disso, pretende-se que a atividade contribua para o desenvolvimento de uma leitura crítica do contexto histórico e social em que essas culturas se entrelaçaram, capacitando os alunos a participarem de debates e reflexões sobre diversidade cultural e patrimonial.

  • Investigar as influências africanas e portuguesas na literatura de cordel.
  • Desenvolver habilidades de expressão artística e criatividade.
  • Promover a cooperação e comunicação em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o impacto cultural e social das influências africanas e portuguesas na sociedade brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Aplicar conceitos e procedimentos das Ciências Humanas para debater problemas socioculturais e ético-políticos de relevância local, nacional e global e propor intervenções propositivas visando transformações sociais.
  • EM13LP28: Produzir roteiros de diferentes gêneros considerando a seleção de informações consistentes e adequadas para a articulação coesa e coerente das ideias.
  • EM13ART101: Explorar processos de criação artística, considerando as linguagens de artes visuais, dança, música e teatro, em experiências sensoriais e estéticas significativas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está voltado para uma exploração profunda das influências culturais e históricas presentes na literatura de cordel, com destaque para sua origem e desenvolvimento sob a fusão de culturas africanas e portuguesas. O plano de aula inclui uma introdução à literatura de cordel e às suas características estilísticas e narrativas, proporcionando um entendimento dos contextos históricos e sociais que influenciaram seu surgimento. Os alunos serão estimulados a identificar e discutir exemplos de temas universais presentes no cordel e realizar uma análise crítica das representações culturais abordadas. O planejamento abrange o desenvolvimento de habilidades artísticas, permitindo aos alunos explorar a dramatização como ferramenta de expressão cultural, ao mesmo tempo que integra aspectos de colaboração e interação em grupo.

  • Introdução à literatura de cordel: história e características.
  • Influências culturais africanas e portuguesas no cordel.
  • Análise crítica de temas presentes na literatura de cordel.
  • Criação de roteiros e dramatização de peças teatrais.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade faz uso de metodologias ativas que visam envolver os alunos em experiências de aprendizagem significativas e baseadas na prática. Inicialmente, será utilizada uma abordagem expositiva para introduzir o tema, acompanhada por discussões que promovam a participação ativa e a troca de ideias entre os alunos. A elaboração do roteiro e das peças teatrais será realizada em grupos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento do protagonismo estudantil, com os alunos assumindo papéis ativos em todo o processo criativo. As apresentações das peças serão seguidas de discussões reflexivas, proporcionando aos alunos a oportunidade de receber e oferecer feedback construtivo, além de participar de debates sobre as influências culturais e suas implicações na sociedade atual.

  • Aula expositiva introdutória.
  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP) para elaboração dos roteiros.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Apresentação teatral e discussões reflexivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer em uma única aula, dividida em momentos cruciais para garantir a compreensão e o desenvolvimento das habilidades pretendidas. A aula de 30 minutos começará com uma introdução expositiva sobre a literatura de cordel e suas origens, ocupando os primeiros 10 minutos. Nos 10 minutos seguintes, os alunos dividir-se-ão em grupos e começarão a elaborar seus roteiros, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe. Os últimos 10 minutos da aula serão dedicados à apresentação das peças teatrais, proporcionando feedback imediato e uma discussão coletiva sobre as apresentações e os temas abordados. Tal estrutura visa um uso eficiente do tempo disponível, assegurando que cada etapa da atividade seja abordada de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução expositiva sobre literatura de cordel.
  • Momento 1: Abertura e contextualização (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresente o tema da literatura de cordel, destacando a importância cultural e histórica deste gênero literário. Use perguntas motivadoras como 'Alguém já ouviu falar em literatura de cordel?' para ativar conhecimentos prévios. É importante que o professor utilize imagens e alguns exemplos de cordéis para engajar os alunos.

    Momento 2: Exposição sobre a origem e características do cordel (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente as origens do cordel, ressaltando as influências africanas e portuguesas. Utilize vídeos curtos ou áudios de recitações de cordel para ilustrar as características rítmicas e estruturais deste tipo de literatura. Permita que os alunos façam anotações e intervenham com perguntas e comentários.

    Momento 3: Discussão em grupo sobre a relevância cultural do cordel (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça para discutirem a seguinte questão: 'Como a literatura de cordel reflete a diversidade cultural brasileira?'. Circule entre os grupos para orientar as discussões. Observe se todos estão participando e incentive a troca de ideias e o respeito às diferentes opiniões.

    Momento 4: Encerramento e feedback colectivo (Estimativa: 5 minutos)
    Peça para os representantes dos grupos compartilharem as principais conclusões da discussão. Termine a aula reforçando a conexão entre o cordel e a identidade cultural brasileira. Solicite que os alunos escrevam em uma frase no caderno algo novo que aprenderam. Utilize esse momento para elogiar o envolvimento dos alunos e exibir confiança no desenvolvimento do projeto seguinte.

  • Aula 1: Desenvolvimento de roteiros em grupos.
  • Momento 1: Formação dos Grupos e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula organizando a formação dos grupos, preferencialmente de forma que haja diversidade de habilidades entre os alunos. Explique que cada grupo ficará responsável por elaborar um roteiro de peça teatral baseado em literatura de cordel e que isso exigirá cooperação. É importante que cada aluno tenha um papel claro dentro do grupo, como escritor, diretor ou ator. Oriente os alunos a elegerem um líder de grupo para facilitar a comunicação.

    Momento 2: Brainstorming e Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os grupos a começarem um brainstorming para discutir as ideias principais do roteiro. Incentive a busca por inspirações nas influências culturais africanas e portuguesas na literatura de cordel. É importante que os alunos utilizem materiais de referência e textos de cordel disponibilizados para fundamentar suas ideias. Circule entre os grupos, oferecendo orientação e sugerindo fontes de pesquisa, se necessário. Estimule os alunos a anotarem palavras-chave e conceitos importantes.

    Momento 3: Escrita do Roteiro Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Peça para os grupos começarem a elaboração do roteiro, organizando as ideias geradas no brainstorming em uma sequência narrativa coesa. Sugira que eles começarem com um esboço simples, considerando introdução, desenvolvimento e conclusão. Instrua-os a incorporar elementos culturais no texto. Pode ser útil que o professor ofereça modelos ou exemplos de roteiros curtos já estruturados.

    Momento 4: Feedback Intra-grupo (Estimativa: 5 minutos)
    Oriente os alunos a realizarem uma leitura do roteiro entre si, permitindo observar como o texto flui e verificar a presença das influências culturais. Cada membro do grupo deve dar feedback construtivo para ajustes necessários. O professor deve incentivar um ambiente de respeito e colaboração, lembrando a importância da comunicação eficiente dentro dos grupos.

  • Aula 1: Apresentação teatral e discussão em grupo.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles terão a oportunidade de apresentar os roteiros de cordel que criaram. Relembre as expectativas de empenho e criatividade. Permita que cada grupo faça ajustes finais no cenário, nos adereços e no posicionamento antes de começar. É essencial que o professor reforce a importância do respeito e do silêncio durante as apresentações dos colegas. Caso necessário, organize o espaço para que todos possam ver e ouvir claramente.

    Momento 2: Apresentação dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo, por sua vez, apresente sua peça teatral baseada na literatura de cordel. Cada apresentação deve durar cerca de 3 minutos. Durante as apresentações, observe a participação de cada membro e registre notas qualitativas sobre o desempenho do grupo, criatividade e integração dos elementos culturais. É importante que o professor se posicione de maneira visível, demonstrando apreço e interesse nas apresentações. Caso algum grupo precise de mais tempo para se organizar, combine uma forma de compensar o tempo.

    Momento 3: Discussão Coletiva sobre as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Acesse o momento de discussão coletiva, pedindo que os alunos compartilhem o que mais apreciaram nas apresentações dos colegas, bem como as dificuldades que enfrentaram durante o processo de criação e apresentação. Proponha ao grupo a reflexão sobre as maneiras como integraram as influências africanas e portuguesas nos seus roteiros, fomentando a percepção crítica. Incentive a autorreflexão ao solicitar que os alunos considerem como o processo de criação teatral afetou suas percepções sobre a diversidade cultural. Conduza a discussão com perguntas, como “Que influências culturais foram mais evidentes nas apresentações?” e “Como a identidade cultural brasileira foi representada?” Aproveite para reforçar o aprendizado dos objetivos estabelecidos na aula.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de múltiplos métodos para abranger as diferentes habilidades e competências desenvolvidas. Um dos métodos de avaliação será a observação direta durante a elaboração dos roteiros e apresentações, possibilitando avaliar a colaboração em grupo e a aplicação criativa de conceitos aprendidos. Séries de questões abertas e reflexivas após as apresentações permitirão aos alunos demonstrar sua compreensão crítica das influências culturais e históricas abordadas. Critérios de avaliação incluem a criatividade nos roteiros, a coerência e clareza das apresentações teatrais e a participação efetiva nas discussões. Feedback formativo será fornecido ao longo do processo, orientando os alunos sobre seus pontos fortes e áreas a melhorar. As avaliações serão adaptáveis, permitindo que os critérios sejam ajustados para atender às necessidades específicas de cada grupo de alunos.

  • Observação direta das dinâmicas de grupo e desenvolvimento de roteiros.
  • Análise das peças teatrais apresentadas.
  • Discussões reflexivas e questões abertas sobre o conteúdo abordado.
  • Feedback formativo e adaptável.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos variados que incluem tanto materiais físicos quanto digitais. É essencial o uso de textos de literatura de cordel como referência para que os alunos conheçam e se inspirem nas estruturas e temas característicos do gênero. Planilhas e quadros brancos estarão disponíveis para facilitar o desenvolvimento dos roteiros em grupo. Recursos audiovisuais também poderão ser utilizados, como vídeos introdutórios sobre literatura de cordel e suas influências culturais, os quais proporcionarão uma experiência de aprendizagem mais rica e visualmente engajadora. Além disso, materiais de referência digital sobre a história e características do cordel poderão complementar o suporte didático da aula, sendo úteis durante a fase de pesquisa por parte dos alunos.

  • Textos de literatura de cordel.
  • Planilhas e quadros brancos.
  • Vídeos educativos sobre cordel.
  • Materiais de referência digital sobre cordel e influências culturais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é intensa, por isso, propomos estratégias práticas para garantir que esta atividade seja inclusiva para todos os alunos. Sem a necessidade de adaptações significativas, a atividade se alinha bem a um contexto de turma sem condições ou deficiências específicas. Contudo, a inclusão eficaz de todos os alunos pode ser alcançada através da organização de grupos heterogêneos, onde se promova a troca de experiências e perspectivas diferentes. Recomenda-se que o professor observe sinais de desconforto ou dificuldade de participação, proporcionando suporte adicional se necessário. A comunicação aberta com os alunos pode ajudar na identificação de necessidades individuais, e todos os materiais fornecidos, como textos e vídeos, serão acessíveis e claros, garantindo uma melhor compreensão. Incentivar o respeito às contribuições de todos os colegas também promoverá um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo.

  • Formação de grupos heterogêneos.
  • Observação de sinais de dificuldade e suporte individualizado.
  • Materiais claros e acessíveis.
  • Promoção de respeito e inclusão durante atividades em grupo.

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