Esta atividade pedagógica visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao mundo do grafite, explorando suas origens, evolução histórica e a contínua discussão que envolve a percepção do grafite como uma forma de arte ou uma prática de vandalismo. Ao dividir a turma em grupos com pontos de vista opostos, o debate será encorajado, permitindo que os alunos explorem argumentos, exemplos significativos e desenvolvam habilidades críticas e reflexivas sobre o tema. Antes do debate, será concedido tempo para pesquisa e preparação, incentivando a busca por casos icônicos e fundamentação teórica que suporte seus argumentos. Após a discussão, será solicitado que escrevam uma reflexão individual, onde ponderarão sobre as discussões ocorridas, comparando-as com suas visões prévias e refletindo sobre o potencial do grafite enquanto manifestação cultural e artística no espaço urbano.
O objetivo desta atividade é estimular a análise crítica e o pensamento reflexivo entre os estudantes sobre o grafite e seu lugar na sociedade e na cultura visual. Busca-se promover o entendimento das diferentes facetas que compõem a arte urbana, incluindo questões legais, sociais e estéticas. Além disso, pretende-se aprimorar habilidades de pesquisa, argumentação e elaboração de pensamento criativo, bem como incentivar a expressão pessoal por meio da escrita reflexiva.
O conteúdo programático compreenderá o estudo do grafite desde suas origens, o desenvolvimento enquanto movimento artístico e modo de expressão cultural. Serão exploradas as diversas dimensões que permeiam o grafite, incluindo sua aceitação social, dilemas legais, impacto no espaço urbano e o reconhecimento enquanto forma legítima de arte. Este módulo temático objetiva fornecer aos alunos uma base sólida e multifacetada para entender o grafite em sua complexidade.
A metodologia ativa aplicada será a Roda de Debate, incentivando uma participação ativa dos alunos através da discussão crítica. Inicialmente, será apresentado o tema seguido de uma sessão de pesquisa dirigida, permitindo aos alunos coletar informações, exemplos e argumentos. Durante o debate, os estudantes serão divididos em dois grupos com posições opostas sobre o grafite. Esta metodologia visa fomentar o pensamento crítico, habilidades de argumentação e a capacidade de síntese dos alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a pesquisa. Na segunda aula, ocorrerá o debate, seguido da elaboração das reflexões individuais.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, demonstração de pesquisa e argumentação consistente, e na qualidade da reflexão escrita individual pós-debate. Será crucial avaliar tanto o engajamento com o tema quanto a capacidade de considerar perspectivas divergentes e desenvolver uma análise reflexiva e bem fundamentada. A reflexão será avaliada com base na profundidade de compreensão do tema, conexão com o debate e maturidade do pensamento crítico.
Os recursos incluirão acesso a artigos, documentários e bases de dados digitais para pesquisa sobre grafite. Serão utilizados também recursos visuais como imagens e vídeos de exemplos significativos de grafite ao redor do mundo, além de textos acadêmicos e artigos que forneçam perspectivas divergentes sobre o tema.
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