Caça ao Tesouro Fotográfico

Desenvolvida por: Josiva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Fotografia e imagem digital

Nesta aula, os alunos serão desafiados a usar suas habilidades criativas e interpretativas ao capturar imagens fotográficas com seus smartphones, baseando-se em temas abstratos como 'movimento', 'contraste' e 'emoção'. A atividade tem como objetivo não apenas explorar a estética da fotografia, mas também promover o entendimento de conceitos abstratos e seu registro visual. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos de forma a incentivar a comunicação e o trabalho em equipe. Em seguida, os grupos receberão uma lista de palavras-tema que devem ser representadas fotograficamente durante uma exploração dos arredores da escola. Uma quantidade de tempo específica será alocada para esta 'caça ao tesouro'. Ao retornar à sala de aula, cada grupo apresentará suas fotos, discutindo as diferentes abordagens e interpretações. As discussões abordarão tanto os aspectos técnicos da fotografia quanto as visões subjetivas e a criatividade de cada grupo. O feedback coletivo enriquecerá o entendimento dos alunos sobre a fotografia e estimulará a análise crítica, além de fomentar um ambiente de respeito e troca de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em desenvolver a capacidade dos alunos de capturar e interpretar temas abstratos por meio da fotografia. Os estudantes exercitarão a habilidade de traduzir conceitos teóricos em imagens visuais, refinando tanto suas capacidades estéticas quanto tecnológicas. Pretende-se que eles aprimorem suas habilidades de comunicação e colaboração ao trabalharem em grupos, além de desenvolver o pensamento crítico através das discussões pós-apresentação. Isso contribuirá para um maior entendimento e apreciação das artes, bem como para a habilidade de realizar uma análise crítica e contextualizada das relações entre imagem e significado.

  • Estimular o uso criativo e técnico dos smartphones na captura de imagens.
  • Fomentar a compreensão e a interpretação de conceitos abstratos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Promover a análise crítica e a discussão construtiva das obras apresentadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13ART101: Identificar e analisar, criticamente, a presença da arte em diferentes contextos, relacionando-a com a estética e com a técnica de produção.
  • EM13ART103: Utilizar diferentes tecnologias e modos de criação artística, refletindo sobre o impacto no contexto social e cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade enfatiza a prática da fotografia como ferramenta de expressão artística e visualização de conceitos abstratos. Os alunos entenderão a composição fotográfica, utilização de luz e sombra, e técnicas básicas de captura digital. A atividade envolverá explorações do entorno físico, que contribuirão para a percepção da estética no cotidiano. Desta forma, o conteúdo relaciona teorias artísticas a práticas contemporâneas, oferecendo uma visão prática dos ensinamentos artísticos.

  • Introdução à fotografia e seus princípios estéticos.
  • Técnicas de manuseio de câmeras de smartphones.
  • Análise e interpretação de imagens fotográficas.
  • Discussão sobre a aplicação de conceitos artísticos na realidade.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Caça ao Tesouro Fotográfico' oferece um ambiente de aprendizagem dinâmica e prática, destacando o trabalho em grupo como ferramenta principal. Incorpora técnicas de aprendizagem colaborativa e ativa, já que os alunos exploram o terreno escolar e capturam imagens que representem temas abstratos. A discussão pós-atividade permite que os alunos pratiquem a avaliação crítica das obras dos colegas, promovendo um ambiente de respeito e diversidade de opiniões. Esta abordagem incentiva os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, enquanto desenvolvem habilidades interpessoais e críticas.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo com foco no desenvolvimento colaborativo.
  • Discussão e apresentação coletiva dos resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade está planejado para uma aula de 50 minutos. No início da aula, será feita uma breve introdução ao tema e à fotografia, seguida pela divisão dos alunos em grupos. Em seguida, os alunos sairão para fotografar por um período limitado em torno da escola. Após este momento prático, os grupos retornarão à sala para a apresentação e discussão dos trabalhos. Este cronograma foi pensado para garantir que todos os alunos tenham tempo suficiente para cada etapa, assegurando uma experiência completa e instrutiva.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão em grupos, atividades de captura fotográfica, e apresentação e discussão das fotos capturadas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece, cumprimentando a turma e introduzindo o tema da aula: a estética da fotografia relacionada a conceitos abstratos. Explique brevemente o que será trabalhado e os objetivos que desejam alcançar. Utilize exemplos de fotos conhecidas que exemplifiquem os temas 'movimento', 'contraste' e 'emoção' para ilustrar o que será explorado na atividade. É importante que você incentive os alunos a pensarem além do óbvio e a abrirem suas mentes para novas interpretações visuais. Faça uma breve discussão sobre a importância da fotografia na comunicação de ideias abstratas.

    Momento 2: Divisão em Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Explique que os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 integrantes para facilitar o trabalho em equipe e a troca de ideias. Distribua os grupos de maneira que haja diversidade de habilidades e interesses. Permita que os alunos se agrupem, observando se estão formando grupos equilibrados. Caso necessário, intervina para ajustar e balancear os grupos.

    Momento 3: Atividade de Captura Fotográfica (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos aos arredores da escola e distribua a lista de palavras-tema (movimento, contraste e emoção). Explique que cada grupo deve discutir e planejar rapidamente como abordar cada tema. Reforce que as fotos devem ser criativas e que todos no grupo devem compartilhar ideias. Durante a atividade, passeie entre os grupos, dando feedback e assegurando que todos estão participando e capturando imagens com seus smartphones ou câmeras disponíveis. Ofereça dicas técnicas sobre o manuseio dos aparelhos se necessário. Estimule os alunos a serem inovadores e atrevidos em suas escolhas de ângulos e contextos.

    Momento 4: Apresentação e Discussão das Fotos (Estimativa: 15 minutos)
    Ao retornarem à sala, peça para que cada grupo selecione 2 ou 3 fotos para apresentar à turma. Utilize o projetor para que todos vejam as imagens. Durante as apresentações, oriente os alunos a explicarem o processo criativo e as interpretações das fotos escolhidas. Facilite uma discussão ao final de cada apresentação, destacando tanto os aspectos criativos quanto os técnicos das imagens. É importante que você incentive uma crítica construtiva e um ambiente respeitoso de troca de ideias. Finalize com um feedback coletivo e permita que os alunos avaliem seu próprio desempenho e o trabalho dos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso existam estudantes que se sintam desconfortáveis com a atividade de explorar os arredores da escola, ofereça opções alternativas, como pesquisar imagens online em vez de tirar fotos. Se houver dificuldades técnicas com o uso de smartphones, disponibilize tutoriais rápidos ou guie pessoalmente os alunos que precisarem. Para aqueles que possam ter ansiedade ao apresentar-se em grupo, ofereça a possibilidade de contribuirem de outras maneiras, como escrevendo as descrições ou liderando a discussão de suas fotos. Assegure-se de que todos os comentários durante as discussões sejam respeitosos e construtivos, e intervenha imediatamente se qualquer comentário inapropriado surgir.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será contínua e diversificada, permitindo uma análise abrangente do envolvimento e desenvolvimento dos alunos. Será utilizada a autoavaliação, para que os estudantes possam refletir sobre seu próprio aprendizado e contribuição. A avaliação por pares será implementada durante as apresentações, incentivando a crítica construtiva e o reconhecimento do trabalho alheio. Os critérios de avaliação incluirão a pertinência e criatividade das imagens capturadas, o engajamento durante a atividade e a capacidade de analisar criticamente as fotos. Exemplo prático de aplicação: durante a atividade, os alunos serão convidados a desenvolver um breve comentário escrito sobre as fotografias, destacando pontos fortes e áreas de melhoria, que será parte do feedback recebido.

  • Autoavaliação com foco na reflexão pessoal.
  • Avaliação por pares durante apresentações.
  • Análise crítica dos trabalhos apresentados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos pensados para esta atividade incluem o uso de smartphones pessoais dos alunos, que são ferramentas comumente disponíveis e de fácil manuseio. Além disso, o professor poderá disponibilizar algumas câmeras fotográficas digitais simples, caso algum aluno não disponha de smartphone. O ambiente escolar físico será utilizado como cenário para a atividade, proporcionando um espaço conhecido e seguro para a exploração fotográfica. Por fim, o uso de projetor e computador na sala de aula será necessário para que os grupos apresentem suas fotografias, promovendo um ambiente de compartilhamento e aprendizado coletivo.

  • Smartphones ou câmeras digitais simples.
  • Espaço físico da escola para exploração fotográfica.
  • Computador e projetor para apresentação das fotos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitas demandas e desafios diariamente, por isso é vital que as estratégias de inclusão e acessibilidade sejam práticas e de fácil implementação. Para esta atividade, recomenda-se assegurar que todos os alunos, independentemente de seus conhecimentos prévios ou experiências com fotografia, sintam-se apoiados e integrados. Isso inclui fornecer suporte adicional para o uso de tecnologia quando necessário, e promover um ambiente de discussão em que todas as vozes sejam respeitadas e ouvidas. As reuniões posteriores à atividade podem abordar questões de acessibilidade nos métodos e garantir que possam ser usados recursos adicionais, conforme necessário, para apoiar plenamente todos os alunos durante o processo.

  • Garantir apoio técnico no uso de dispositivos, conforme necessário.
  • Promover um ambiente aberto e respeitoso para discussões.
  • Fornecer recursos adicionais para apoio técnico quando necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo