Ritmos do Pantanal

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte, Corpo e Palavra: Caminhos da Comunicação e Identidade
Temática: Ritmos e Danças do Pantanal

Nesta atividade, os alunos irão explorar os ritmos e danças originários do Pantanal, uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil, situada em parte no estado de Mato Grosso. A turma será dividida em grupos e cada grupo representará uma dança tradicional, como o Cururu ou o Siriri. Além de apresentar a dança, os grupos irão explicar a origem e a importância cultural de cada estilo musical, refletindo sobre sua influência nas identidades locais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é promover uma compreensão profunda da cultura e das tradições presentes no Pantanal através da exploração dos seus ritmos e danças. Ao se envolverem diretamente com danças como o Cururu e o Siriri, os alunos terão a oportunidade de contextualizar esses elementos culturais dentro da rica tapeçaria da identidade brasileira. Por meio do processo de descoberta e apresentação das danças, eles também desenvolverão competências críticas de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação. A atividade é desenhada para incentivar o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos tomem decisões a respeito das dinâmicas das apresentações e das abordagens de pesquisa. Além disso, promovendo uma reflexão crítica sobre a influência de tais tradições na identidade local, esta atividade também ajuda a conectar o aprendizado com questões contemporâneas de cultura e identidade.

  • Explorar e compreender a cultura e as tradições do Pantanal através de seus ritmos e danças.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação através da apresentação de danças tradicionais.
  • Incentivar o protagonismo e a capacidade de tomada de decisões ao permitir que os alunos escolham os métodos de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de ritmos e danças tradicionais do Pantanal, focando em estilos como o Cururu e o Siriri. Além do estudo dos movimentos e da técnica das danças, o programa inclui a pesquisa sobre a história e a significância cultural desses estilos. Ao mesmo tempo, é incentivada a análise crítica sobre sua influência na identidade local e na cultura brasileira em um contexto mais amplo. Tal abordagem interdisciplinar ajuda a integrar conhecimentos de história e geografia, ao mesmo tempo que desenvolve competências artísticas essenciais. Enfatizar a importância do engajamento prático e da expressão pessoal através da dança permite que os alunos aprofundem sua compreensão sobre a relação entre cultura e identidade, promovendo um aprendizado significativo e coeso.

  • Exploração de ritmos e danças tradicionais, como Cururu e Siriri.
  • Pesquisa sobre a história e significância cultural dos estilos de dança.
  • Análise crítica da influência dos ritmos e danças na identidade local e no contexto cultural mais amplo.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza a aprendizagem prática e colaborativa, onde os alunos são ativadores do próprio aprendizado ao se envolverem com danças autênticas do Pantanal. A divisão da turma em grupos promove o trabalho em equipe, facilitando a troca de ideias e construção conjunta de saberes. Além da execução das danças, a pesquisa sobre a origem e importância cultural potencializa competências de investigação e comunicação. Os alunos são encorajados a assumir papéis de liderança dentro dos grupos, tomando decisões significativas sobre as dinâmicas de apresentação, o que fomenta a autonomia e o protagonismo estudantil. Tal abordagem é central para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais, ao mesmo tempo que se alinha com princípios pedagógicos que incentivam a interação ativa e a vivência de experiências enriquecedoras.

  • Divisão da turma em grupos para trabalho colaborativo.
  • Estímulo à pesquisa sobre a origem e importância cultural das danças.
  • Encorajamento para os alunos tomarem decisões sobre a dinâmica das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em uma aula de 30 minutos. Durante essa aula, os alunos iniciarão o processo de descoberta dos ritmos e danças do Pantanal, dedicando tempo à análise e prática desses elementos culturais. Apesar da limitação de tempo, o plano requer uma eficiente gestão do trabalho em grupo para assegurar que todos os aspectos da atividade sejam abordados, como o estudo técnico das danças, a pesquisa e a apresentação das descobertas. O formato de uma única aula intensiva incentiva a imersão total dos alunos no conteúdo, conferindo foco e clareza ao objetivo de explorar a diversidade cultural do Pantanal.

  • Aula 1: Introdução aos ritmos do Pantanal, pesquisa colaborativa, prática das danças e apresentação dos grupos.
  • Momento 1: Introdução aos ritmos do Pantanal (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o Pantanal, destacando aspectos culturais e biogeográficos. Use materiais audiovisuais para ilustrar os ritmos e danças tradicionais, como o Cururu e o Siriri, e explicar sua significância cultural. É importante que você engaje os alunos fazendo perguntas sobre o que já conhecem e o que esperam aprender. Observe se os alunos estão participativos e demonstre interesse nas respostas deles.

    Momento 2: Pesquisa Colaborativa (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos e oriente uma pesquisa colaborativa sobre a origem e importância cultural de cada dança. Forneça textos informativos impressos como fonte de consulta. Permita que os alunos discutam entre si e formulem perguntas enquanto exploram o material. Sugira que anotem as informações mais relevantes para a apresentação. Durante a atividade, caminhe pela sala para tirar dúvidas e orientar os grupos, incentivando a colaboração. Avalie o envolvimento dos grupos e a profundidade de suas discussões.

    Momento 3: Prática das Danças e Organização dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua cada grupo para escolher um dos estilos de dança e comece a planejar como vão apresentar sua dança. Ofereça materiais de apoio, como instrumentos musicais básicos, para auxiliar na prática rítmica. Permita que os alunos experimentem movimentos e trilhem suas coreografias. Durante a organização, observe se todos os membros do grupo estão participando e incentivem a expressão individual e a cooperação coletiva. Avalie o progresso dos grupos, especialmente a capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões.

Avaliação

A avaliação pretende ser um reflexo da variedade de competências que os alunos irão desenvolver ao longo da atividade. Uma metodologia proposta é a avaliação por rubricas, que vai trabalhar com critérios claros relacionados a apresentação, pesquisa, envolvimento e compreensão cultural. Além disso, o uso da autoavaliação poderá promover uma reflexão crítica sobre a aprendizagem adquirida, incentivando a autorregulação e o autoconhecimento. Quanto aos critérios de avaliação, aspectos como a precisão da informação, a criatividade e originalidade na apresentação e o trabalho em equipe serão ponderados. Um exemplo prático dessa avaliação pode envolver a observação dos alunos enquanto discutem e ensaiam as danças, complementada por uma sessão de feedback formativo onde os alunos compartilham insights sobre o processo de aprendizado. Essa abordagem garantiria a inclusão de feedbacks construtivos para apoiar o crescimento contínuo e maturidade acadêmica dos alunos.

  • Avaliação por rubricas com critérios de apresentação, envolvimento e precisão.
  • Autoavaliação promovendo reflexão crítica e autorregulação.
  • Observação e feedback formativo durante e após a prática.

Materiais e ferramentas:

Nesta atividade, os recursos utilizados são cuidadosamente selecionados para apoiar o aprendizado prático e a imersão cultural, sem depender de recursos digitais. Materiais audiovisuais previamente preparados podem ser usados para fornecer uma introdução visual aos ritmos e danças, enquanto instrumentos musicais básicos podem ser disponibilizados para enriquecer a prática das danças. Além disso, textos informativos impressos que detalham a história e a importância cultural das danças do Pantanal servirão de base para a pesquisa dos alunos. O uso de tais recursos visa estimular o aprendizado prático, ao mesmo tempo que promove a exploração manual e tangível entre os alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora e integrativa.

  • Materiais audiovisuais para introdução aos ritmos e danças.
  • Instrumentos musicais básicos para acompanhamento rítmico.
  • Textos informativos impressos sobre a história e importância cultural das danças.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho diário dos educadores pode ser muito desafiador, mas é possível incorporar estratégias de inclusão sem causar sobrecarga. Recomenda-se à abordagem de diferenciação, que permite ajuste nas expectativas e métodos de ensino para atender vários estilos de aprendizado e níveis de habilidade, promovendo um ambiente de aprendizado equitativo. A facilitação de discussões ricas em diversidade e cultura adere ao princípio de educação inclusiva, promovendo o intercâmbio de diferentes perspectivas e backgrounds. Aforismos históricos e folclóricos podem ser utilizados como pontos de partida para discussões inclusivas, refletindo experiências pessoais dos alunos que se relacionam com o tema abordado. As diretrizes adicionais compreendem a preparação do ambiente, garantindo uma disposição física que favoreça a mobilidade e facilidade de interação entre os grupos, sendo de importante valia para pessoas que possam necessitar de algum suporte especial. Sinais de alerta incluem demonstrações de dificuldades sociais ou emocionais com o assunto, onde pode-se optar por um suporte individualizado mais aprofundado, explorando vozes entre os pares e criando um território respeitoso e inspirador.

  • Ajustes metodológicos para atender vários estilos de aprendizado.
  • Discussões ricas em diversidade e cultura.
  • Disposição física que favoreça facilidade de interação entre grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo