Esta atividade é desenhada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma investigação crítica e reflexiva sobre o aquecimento global. A partir da metodologia ativa de Roda de Debate, os estudantes serão divididos em dois grupos com perspectivas contrastantes sobre o tema. Um grupo receberá materiais que apoiam a existência e as graves consequências do aquecimento global, enquanto o outro grupo receberá fontes que questionam ou minimizam esses efeitos. Guiados pela Roda de Debate, os alunos discutirão essas perspectivas, utilizando informações coletadas a partir de artigos científicos, reportagens e estudos de várias fontes. A atividade culminará em uma votação para identificar a argumentação mais persuasiva, seguida de uma reflexão crítica sobre a avaliação de fontes de informação e a importância de adotar uma postura investigativa diante de temas complexos e controversos como o aquecimento global. O objetivo é equipar os alunos com habilidades críticas de análise e argumentação, promovendo uma compreensão multifacetada de questões ambientais urgentes.
O objetivo desta atividade é aprimorar a capacidade dos alunos de interpretar e argumentar sobre questões científicas contemporâneas, focando no aquecimento global. Será desenvolvida a habilidade de analisar criticamente informações de diversas fontes, discernindo sua credibilidade e relevância. Através do debate, os estudantes aprenderão a construir argumentações coerentes e baseadas em evidências, bem como a respeitar e considerar posições divergentes. Esta atividade visa também fortalecer competências de comunicação e colaboração entre os alunos, essenciais para o diálogo científico e cidadania ativa.
Esta atividade pedagógica abrange aspectos fundamentais para a compreensão do aquecimento global, incluindo a análise de dados científicos, a interpretação de gráficos e tabelas e a avaliação da consistência de argumentos em contextos científicos. Contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítica diante da diversidade de informações presentes em mídias distintas, promovendo a habilidade de selecionar fontes confiáveis e relevantes para embasar argumentações sólidas e coerentes.
A metodologia ativa Roda de Debate será utilizada para promover um ambiente participativo e reflexivo. Os alunos serão divididos em dois grupos com perspectivas distintas sobre o aquecimento global. Cada grupo estudará os materiais fornecidos para defender suas posições. Durante o debate, os alunos serão incentivados a expressar suas opiniões, fundamentando-as em dados e informações coletadas. Este formato promove a ativa participação dos alunos, necessitando de preparo prévio e pesquisa, além de desenvolver habilidades de escuta ativa e argumentação.
A atividade será desenvolvida em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e à metodologia, além de organizarem-se para o debate. A segunda aula será dedicada à execução da Roda de Debate, votação e discussão final.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e relevância dos argumentos apresentados e na capacidade de análise crítica das fontes utilizadas. Os critérios incluirão clareza na comunicação das ideias, uso eficaz de evidências para apoiar argumentos e respeito pelas opiniões alheias. Será valorizada a profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, assim como a reflexão crítica sobre as fontes de informação. A atividade fornecerá uma oportunidade valiosa para avaliar competências de pensamento crítico, colaboração e comunicação.
Os materiais necessários incluem uma variedade de artigos científicos, reportagens de veículos confiáveis e estudos relacionados ao aquecimento global, tanto aqueles que suportam quanto que questionam suas existências e consequências. Também serão utilizados materiais para anotação, como cadernos ou tablets, além de um espaço físico adequado para a realização de debates em formato de círculo, favorecendo a participação de todos os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula