Desvendando Corpo Humano: A Jornada Interior

Desenvolvida por: Edna M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Anatomia e Fisiologia Humana

Nesta atividade, os alunos irão explorar a anatomia e fisiologia humanas utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida e a abordagem prática do 'mão-na-massa'. Começando o estudo dos sistemas do corpo humano em casa, através de vídeos educativos e textos, os estudantes chegarão à aula já familiarizados com os conceitos básicos. A sala de aula se transformará em um ambiente dinâmico onde ocorrerá, na primeira aula, uma saída de campo virtual visitando plataformas online que simulam laboratórios com autópsias e dissecações virtuais. Esse formato interativo tem como objetivo promover o entendimento visual e prático dos sistemas anatômicos, desmistificando estruturas complexas através de tecnologias acessíveis. Na segunda aula, com enfoque prático, os alunos deverão construir modelos anatômicos com materiais recicláveis, promovendo a interação e a compreensão prática entre os diferentes sistemas do corpo humano. Essa abordagem não só reforça o aprendizado teórico, como também desenvolve habilidades manuais, colaborativas e cognitivas, permitindo que os estudantes façam conexões reais entre os conceitos aprendidos e suas aplicações no contexto físico e biológico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno da compreensão aprofundada e aplicável dos sistemas anatômicos e fisiológicos do corpo humano. Através do estudo prévio e das atividades práticas, os alunos desenvolverão uma visão crítica sobre como os diferentes sistemas corporais interagem para manter o equilíbrio biológico. Além disso, a construção de modelos com materiais recicláveis promoverá o desenvolvimento de habilidades práticas, colaboração em equipe e inovação, elementos fundamentais para o aprendizado ativo e contextualizado. A metodologia proposta também visa incentivar a autonomia dos alunos na aquisição de conhecimento, que se traduz em uma aprendizagem mais significativa e duradoura.

  • Compreender e identificar os principais sistemas do corpo humano e suas funções.
  • Analisar a interdependência dos sistemas corporais e suas implicações para a saúde humana.
  • Desenvolver habilidades práticas através da construção de modelos anatômicos.
  • Estimular a capacidade de pesquisa e autoaprendizado por meio de metodologias de sala de aula invertida.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a capacidade de resolução de problemas de forma criativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT202: Relacionar, em discussões e produções escritas, o conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano aos processos de saúde e doença levando em conta a promoção da saúde coletiva e individual.
  • EM13CNT205: Investigar e compreender a diversidade de sistemas biológicos e suas interações com o meio, explicitando a importância da biodiversidade para o equilíbrio dinâmico da vida na Terra.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade cobre temas essenciais da anatomia e fisiologia humana de maneira integrada e prática. Inicia-se com uma revisão dos conceitos básicos sobre os sistemas do corpo humano, a fim de estabelecer uma base sólida para os alunos. Em seguida, avança para a análise mais aprofundada de cada sistema, incluindo reprodutivo, digestório, circulatório, respiratório, nervoso e esquelético, sempre destacando suas interrelações. Parte crucial desse conteúdo é o desenvolvimento de um olhar crítico e contextualizado que permita ao aluno refletir sobre a importância da interação dinâmica entre esses sistemas para a manutenção da saúde e bem-estar. Essa abordagem holística assegura que os alunos compreendam não apenas o funcionamento individual de cada sistema, mas, principalmente, sua colaboração em manter o equilíbrio homeostático do organismo humano.

  • Introdução à anatomia humana e fisiologia dos sistemas.
  • Estudo detalhado dos sistemas digestório, respiratório, circulatório, nervoso e esquelético.
  • Interdependência e integração dos sistemas corporais.
  • Aplicações e implicações para a saúde humana.

Metodologia

A metodologia utilizada nessa atividade se baseia na combinação da Sala de Aula Invertida com abordagens interativas e práticas. Ao impulsionar o autoaprendizado prévio com materiais digitais para estudo domiciliar, a estrutura alterada da sala de aula permite maximizar o tempo presencial para atividades mais interativas e práticas. A saída de campo virtual é uma ferramenta inovadora que explora as potencialidades da tecnologia para criar acesso a experiências que dificilmente seriam replicáveis em um ambiente escolar convencional. A sequência culmina com a atividade prática de construção de modelos, que incorpora princípios de aprendizagem 'mão-na-massa', estimulando o aprendizado por experimentação. Esses métodos promovem um ambiente de aprendizado autônomo, desenvolvem competências críticas e engajam os alunos por meio de vivências autênticas e colaborativas.

  • Uso da metodologia de Sala de Aula Invertida para potencializar o tempo em sala de aula.
  • Saída de campo virtual para laboratórios de anatomia.
  • Atividade prática de construção de modelos anatômicos.
  • Incentivo ao aprendizado autodirigido e colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas distintas, cada uma com 60 minutos de duração. Na primeira aula, os alunos participarão de uma saída de campo virtual após já terem estudado os sistemas corporais em casa. Esta abordagem inicial prepara o terreno para um contato direto com materiais educativos interativos que aprofundam o conhecimento adquirido no estudo autônomo. A segunda aula é dedicada à construção prática de modelos anatômicos, onde os alunos aplicarão o conhecimento teórico na criação de representações físicas dos sistemas, colaborando com seus pares para solucionar desafios e esclarecer dúvidas em tempo real. Essa organização temporal é pensada para garantir a correta assimilação e sistematização do conteúdo, indo além do simples ensino passivo e incentivando a participação ativa do estudante.

  • Aula 1: Estudo prévio sobre sistemas do corpo humano e saída de campo virtual.
  • Momento 1: Revisão e introdução aos sistemas do corpo humano (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula solicitando que os alunos compartilhem brevemente alguma descoberta interessante sobre os sistemas do corpo humano feita durante o estudo prévio. Encoraje-os a utilizar anotações e materiais que acessaram em casa. Após as apresentações, complemente destacando os pontos principais sobre os sistemas digestório, respiratório, circulatório, nervoso e esquelético. Esteja atento para corrigir possíveis equívocos e esclarecer dúvidas. Utilize recursos visuais como slides ou quadros para reforçar os conceitos.

    Momento 2: Saída de campo virtual para laboratórios de anatomia (Estimativa: 20 minutos)
    Acesse a plataforma online escolhida para simulações de anatomia e guie os alunos por uma breve exploração dos laboratórios virtuais. Peça que observem atentamente as autópsias e dissecações apresentadas, fazendo anotações sobre os sistemas do corpo humano. Incentive a participação ativa, permitindo que alguns alunos assumam o controle da navegação. Faça perguntas direcionadas para estimular a análise crítica das simulações e incentive os alunos a explicarem o que estão observando para a turma.

    Momento 3: Discussão em grupos sobre as observações da saída de campo virtual (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos menores e peça que discutam suas observações e reflexões sobre a saída de campo virtual, focando na interdependência dos sistemas examinados. Peça a cada grupo que elabore uma breve apresentação dos pontos discutidos para compartilhar com a turma. Circule entre os grupos para oferecer apoio e orientações quando necessário. Avalie o engajamento e a compreensão dos alunos durante essas discussões.

    Momento 4: Compartilhamento e conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma sessão de compartilhamento em que cada grupo apresenta suas descobertas e reflexões. É importante que os alunos tenham a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e fazer perguntas aos colegas. Encerre a aula destacando a importância do entendimento dos diferentes sistemas corporais e como isso se aplica à saúde humana. Incentive a autoavaliação pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como podem melhorar sua participação.

  • Aula 2: Atividade prática de construção de modelos anatômicos com materiais recicláveis.
  • Momento 1: Instruções e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os alunos em grupos de 4 a 5 membros, para garantir a colaboração. Explique que a atividade envolve a construção de modelos anatômicos de determinados sistemas corporais, usando materiais recicláveis. Entregue um folheto ou exiba uma apresentação com os sistemas a serem construídos e os materiais sugeridos. Instrua os grupos a discutirem em qual sistema irão focar, considerando suas pesquisas anteriores. É importante que todos os sistemas estudados na aula 1 estejam representados nas escolhas dos grupos. Promova uma breve discussão inicial sobre a relevância de cada sistema, para que os alunos reconheçam suas funções e interconexões.

    Momento 2: Planejamento e Coleta de Materiais (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a planejar como construirão seus modelos anatômicos. Peça para elaborarem um esboço ou um plano de construção. Enquanto planejam, estimule a troca de ideias e a resolução criativa de problemas. Após a definição do plano, permita que os alunos iniciem a coleta e organização dos materiais recicláveis necessários. Este é um bom momento para o professor circular pelos grupos, oferecendo apoio e sugestões práticas para melhor uso dos materiais disponíveis. Observe se os alunos estão colaborando efetivamente e guiando suas atividades de forma organizada.

    Momento 3: Construção dos Modelos (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os grupos a começarem a construção dos seus modelos. Este momento demanda atividade prática e interação constante entre os membros do grupo. Incentive-os a delegar tarefas para que todos participem ativamente. Forneça feedback contínuo e apoie as soluções criativas que surgirem. É importante que os alunos possam testar ideias e reformular propostas conforme necessário. Avalie o progresso de cada grupo, observando a integração de conceitos biológicos no modelo físico. Promova intervenções quando necessário para corrigir mal-entendidos em relação aos sistemas anatômicos

    Momento 4: Apresentação e Discussão dos Modelos (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo apresente brevemente seu modelo, explicando as partes representadas, os materiais utilizados e as interconexões entre diferentes sistemas. Promova uma atmosfera positiva e incentivadora, onde os colegas possam fazer perguntas e oferecer suposições construtivas. Avalie o entendimento dos alunos por meio das explicações e das perguntas respondidas. Reforce a importância de relacionar a teoria com a prática e a colaboração durante a construção. Conclua destacando como essa atividade prática reforça o aprendizado teórico e intenciona habilidades manuais e de cooperação.

Avaliação

Para avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem, será utilizado um conjunto diversificado de metodologias avaliativas. A avaliação formativa ocorrerá continuamente através de observações diretas durante as aulas práticas e feedback desenvolvimental, permitindo entender como cada aluno progride e ajusta seu nível de compreensão. Além disso, a avaliação somativa incluirá a apresentação dos modelos anatômicos, onde o entendimento conceitual, originalidade e justificação científica serão considerados. Também será realizada uma autoavaliação no final da atividade, proporcionando um momento para reflexão crítica do próprio aprendizado, incentivando a metacognição e promoção do protagonismo estudantil. As avaliações são projetadas para serem inclusivas, proporcionando a oportunidade de adaptação para atender às necessidades individuais dos alunos.

  • Avaliação formativa contínua baseada em observações e feedback.
  • Apresentação e discussão dos modelos anatômicos como avaliação somativa.
  • Autoavaliação reflexiva para promover a metacognição.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem uma variedade de materiais didáticos, tecnológicos e recicláveis que enriquecem e diversificam o processo de ensino-aprendizagem. Desde vídeos disponíveis em plataformas educacionais confiáveis para estudo inicial até ferramentas online que permitem acesso a laboratórios virtuais, todos estão pensados para facilitar o entendimento e interação dos alunos com o tema. Para a parte prática, o uso de materiais recicláveis além de econômico, estimula a criatividade e a conscientização ambiental, oferecendo uma oportunidade extra de aprendizado através da construção de modelos anatômicos. Este conjunto de recursos é planejado para maximizar o potencial educativo da atividade sem impor desafios logísticos ou financeiros excessivos.

  • Plataformas de vídeo educativo para estudo inicial.
  • Ferramentas de laboratórios virtuais online.
  • Materiais recicláveis para construção de modelos anatômicos.
  • Computadores ou tablets para acesso aos recursos digitais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em suas responsabilidades cotidianas, e a inclusão e acessibilidade não devem ser uma carga a mais, mas sim um apoio para uma educação justa. Para essa atividade, pensamos em estratégias práticas que podem facilmente ser implementadas. Sugerimos o uso de legendas nos vídeos estudo para assegurar compreensão por todos os alunos. A utilização de plataformas acessíveis com opções de zoom e cores contrastantes garante que todos possam participar plenamente das atividades virtuais. A atividade prática não requer adaptações específicas, mas sugerimos a formação de grupos diversos que ajudem a fomentar a inclusão através da colaboração entre os alunos. Finalmente, oferecemos opções de apresentação tanto oral quanto escrita dos modelos anatômicos, respeitando diferentes formas de expressão e garantindo que todos os estudantes possam mostrar suas competências da maneira que se sentirem mais confortáveis.

  • Utilização de legendas em vídeos educativos.
  • Plataformas com opções de acessibilidade como zoom e cores contrastantes.
  • Formação de grupos heterogêneos para atividade prática.
  • Opções de apresentação dos modelos anatômicos em formatos oral e escrito.

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