Laboratório Vivo: O Jogo das Funções Corporais

Desenvolvida por: Luis C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Anatomia e Fisiologia Humana

Nesta atividade, intitulada 'Laboratório Vivo: O Jogo das Funções Corporais', estudantes do 3º ano do Ensino Médio irão mergulhar no estudo prático e interativo dos sistemas do corpo humano. A dinâmica envolve a formação de equipes, cada uma responsável por explorar um sistema específico, como o digestivo, respiratório, circulatório, entre outros. Usando materiais diversos, os alunos têm a tarefa de criar representações visuais e tridimensionais de seus sistemas, explicando em detalhes as funções de cada um, os órgãos envolvidos e como interagem com outros sistemas. O ponto culminante da atividade é uma apresentação oral para a classe, seguida de uma sessão de perguntas e respostas, onde os conhecimentos são postos à prova de forma lúdica e colaborativa. Esta metodologia não apenas enriquece a compreensão teórica, mas também promove habilidades sociais e de comunicação ao fomentar um ambiente de aprendizagem ativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade focam em promover uma compreensão detalhada e aplicada dos sistemas do corpo humano. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e descrever as funções dos diferentes sistemas, compreendendo suas interações e importância para o funcionamento integrado do organismo humano. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para a formação pessoal e acadêmica dos alunos.

  • Compreender as funções dos principais sistemas do corpo humano.
  • Promover a habilidade de identificar e descrever órgãos e suas funções.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral em apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNST01: Compreender a organização do corpo humano e sua evolução, identificando os sistemas que o compõem e suas funções, na perspectiva do desenvolvimento e da conservação da vida.
  • EM13CNST02: Relacionar sistemas do corpo humano à promotoria da saúde individual e coletiva, indicando a importância da proteção e manutenção de seus funcionamentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange os principais sistemas do corpo humano, permitindo uma análise prática e visual das funções e interações entre eles. Esta abordagem, além de cobrir o conhecimento teórico, enfatiza a aplicação prática através de dinâmicas de grupo e a elaboração de materiais representativos.

  • Sistema digestivo: funções e órgãos.
  • Sistema circulatório: interação com outros sistemas.
  • Sistemas excretor e respiratório: funções integradas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é fundamentada no ensino colaborativo e na aplicação prática do conhecimento teórico. A partir da formação de grupos, os alunos são incentivados a investigar, discutir e criar de modo autônomo. As apresentações orais facilitam o compartilhamento de informações e a avaliação mútua, promovendo um ambiente participativo e de engajamento coletivo.

  • Trabalho em grupo para colaboração e troca de conhecimento.
  • Criação de materiais visuais e tridimensionais.
  • Apresentações orais com feedback em tempo real.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é elaborado para se desenvolver em duas aulas de 60 minutos cada, possibilitando um equilíbrio entre planejamento, execução e reflexão sobre o conteúdo trabalhado. Durante esse período, os alunos têm tempo hábil para explorar o conteúdo, desenvolver seus projetos e realizar a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e sessão de perguntas e respostas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em dois aspectos principais: processo e produto final. O processo será avaliado observando a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a preparação e execução das atividades. Já o produto final será considerado a partir da qualidade das representações visuais e tridimensionais, a clareza e precisão das informações apresentadas durante a apresentação, e a habilidade de responder adequadamente às perguntas da turma. Por exemplo, um grupo que demonstre uma representação bem elaborada dos sistemas, com informações precisas e consiga responder às perguntas com segurança, receberá uma avaliação positiva. Será também avaliada a capacidade de trabalhar em equipe e distribuir tarefas de forma eficaz.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o sucesso desta atividade incluem materiais visuais como cartolinas e canetas, além de elementos tridimensionais como argila ou materiais recicláveis, que incentivam a criatividade e inovação dos alunos. Estes materiais servem como instrumentos fundamentais para que possam explorar e demonstrar o conteúdo de forma significativa.

  • Cartolinas e canetas coloridas para representações visuais.
  • Argila ou materiais recicláveis para modelos tridimensionais.
  • Projetor para auxiliar nas apresentações dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo