Artistas do Jardim: Criando com Folhas e Flores

Desenvolvida por: Dayane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza, Artes
Temática: Exploração da natureza e expressão artística

Nesta atividade, denominada 'Artistas do Jardim: Criando com Folhas e Flores', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar de forma prática e criativa o ambiente da horta escolar, recolhendo diferentes tipos de folhas e flores. Após a coleta, serão guiados para utilizar estes materiais naturais como ferramentas principais para a criação individual de peças artísticas, as quais serão posteriormente unidas para formar um grande mural coletivo. Esta proposta pedagógica visa não só estimular a criatividade e o senso estético dos estudantes mas também proporcionar a discussão a respeito das várias partes das plantas e suas respectivas funções, integrando conhecimentos de ciências à prática artística. Ao final, o mural será exposto na escola, permitindo à comunidade escolar apreciar o trabalho coletivo e reconhecer a diversidade da flora local através da arte.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão artística dos alunos, utilizando elementos naturais como ferramentas de criação. Além disso, busca-se promover o reconhecimento e valorização da diversidade da flora, estimulando o interesse e o respeito pela natureza. Através da exploração sensorial e da manipulação direta de folhas e flores, os estudantes poderão vivenciar aspectos concretos da botânica, correlacionando-os a conceitos científicos de forma intuitiva e prática. Visa-se igualmente aprimorar habilidades de trabalho em equipe durante a composição do mural coletivo, enfatizando a importância da colaboração e do respeito pelas ideias alheias no processo criativo.

  • Estimular a criatividade e expressão artística utilizando recursos naturais.
  • Promover o conhecimento sobre as diferentes partes das plantas e suas funções.
  • Desenvolver habilidades de observação e apreciação da biodiversidade local.
  • Incentivar o trabalho em equipe e o respeito pelas contribuições dos colegas.
  • Relacionar conceitos científicos de botânica com experiências práticas e sensoriais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade versa sobre a exploração da biodiversidade vegetal disponível no ambiente escolar, com foco na identificação e utilização de diferentes tipos de folhas e flores, reconhecendo suas especificidades, formas, texturas e cores. Será também abordada a temática da parte das plantas, seus ciclos de vida e suas contribuições ao ecossistema, integrando esses conhecimentos ao processo de criação artística. A atividade propõe uma abordagem interdisciplinar, conectando os campos das Ciências da Natureza à arte, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo.

  • Tipos de folhas e flores na horta escolar: identificação e características.
  • Partes das plantas e suas funções: raiz, caule, folha, flor e fruto.
  • Ciclo de vida das plantas: germinação, crescimento, floração e frutificação.
  • Princípios básicos da arte para a criação de obras com elementos naturais.
  • Trabalho em equipe para a elaboração de um mural artístico coletivo.

Metodologia

A metodologia desta atividade será fundamentada na abordagem mão-na-massa, incentivando os alunos a explorarem a horta escolar para coletar materiais naturais e, posteriormente, utilizá-los em uma expressão artística autoral. Este processo será orientado por discussões estruturadas sobre as características das plantas e sua importância ecológica, seguido pela experimentação livre no âmbito artístico. A atividade será concluída com a montagem de um mural coletivo, promovendo a integração das obras e a reflexão sobre o trabalho em equipe e o processo criativo. A interação constante e o diálogo durante todas as etapas da atividade serão fundamentais para um aprendizado significativo e participativo.

  • Exploração guiada da horta para a coleta de materiais.
  • Discussions sobre botânica e arte para contextualização do projeto.
  • Criação individual de peças artísticas com os materiais coletados.
  • Montagem coletiva do mural, com discussão sobre a composição e colaboração.
  • Exposição do mural na escola para apreciação da comunidade escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos explorarão a horta e coletarão materiais, seguidos de uma discussão orientada sobre as partes das plantas. Na segunda sessão, eles criarão as suas obras e colaborarão na montagem do mural coletivo. Este cronograma permitirá um equilíbrio entre aprendizado teórico e prático.

  • Aula 1: Exploração da horta e coleta de materiais - 60 minutos.
  • Aula 2: Criação das obras de arte e montagem do mural - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a coleta de materiais até a criação artística e a montagem do mural. Serão considerados critérios como criatividade, empenho individual e capacidade de trabalhar em equipe. A observação direta e o diálogo contínuo durante o desenvolvimento das obras permitirão também avaliar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo científico integrado à prática artística. Ao final, será promovida uma reflexão coletiva sobre o processo criativo e as aprendizagens alcançadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como tesouras sem ponta, cola, papel craft ou papelão para a base das obras artísticas e o mural. A coleta de materiais naturais ocorrerá na horta escolar, garantindo que os alunos tenham acesso a uma variedade de folhas e flores. Além dos materiais, será fundamental a disponibilidade de um espaço adequado para a exploração ao ar livre e para o trabalho de criação na sala de aula, assim como a organização prévia da exposição do mural na escola.

  • Tesouras sem ponta e cola
  • Papel craft ou papelão para suporte
  • Acesso à horta escolar para coleta de materiais
  • Espaço na sala de aula para criação das obras
  • Local para exposição do mural coletivo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo