Aventura das Horas

Desenvolvida por: Mabel … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: O tempo e a rotina diária

A atividade 'Aventura das Horas' promove o entendimento sobre a sequência do dia e a organização das atividades diárias. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de um jogo de tabuleiro gigante, com cada casa representando uma hora do dia. Ao longo do jogo, eles encontrarão cards com atividades cotidianas e deverão decidir em qual período do dia (manhã, tarde ou noite) cada atividade se encaixa melhor, aplicando assim conceitos de tempo de forma prática e interativa. A etapa final da atividade envolve uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir suas escolhas e refletir sobre a organização das atividades diárias, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é fazer com que os alunos compreendam a divisão do dia em diferentes períodos (manhã, tarde e noite) e como as atividades cotidianas se encaixam nesses períodos. Através da interação com o jogo de tabuleiro e a participação na roda de debate, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de raciocínio lógico, organização, colaboração e comunicação. Além disso, a atividade busca sensibilizar os alunos para a importância do planejamento diário e o reconhecimento das rotinas de seu contexto e de outros seres vivos.

  • Compreender a divisão do dia em manhã, tarde e noite.
  • Associar atividades cotidianas aos períodos do dia em que são comumente realizadas.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e organização.
  • Fomentar a colaboração e comunicação entre os alunos.
  • Sensibilizar sobre a importância do planejamento diário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade inclui o estudo dos períodos do dia e a organização temporal das atividades humanas e de outros seres vivos. Através de uma abordagem prática, os alunos são incentivados a pensar sobre como suas rotinas se estruturam ao longo do dia, identificando atividades típicas de cada período e compreendendo a sucessão de dias e noites como elemento orientador de ritmos de vida.

  • Períodos do dia: manhã, tarde, noite.
  • Atividades cotidianas e sua relação com os períodos do dia.
  • Sucessão de dias e noites e seu impacto nas atividades diárias.

Metodologia

Para a execução desta atividade, iremos adotar a metodologia ativa de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, será apresentado o jogo de tabuleiro gigante, onde o deslocamento dos alunos pelas casas será guiado por jogadas de dado e escolhas estratégicas sobre as atividades cotidianas representadas em cards. Ao final do jogo, formaremos uma roda de debate para discutir as escolhas feitas e promover uma reflexão coletiva sobre a organização temporal das atividades diárias, incentivando o pensamento crítico e a troca de experiências entre os alunos.

  • Introdução aos conceitos de manhã, tarde e noite.
  • Exploração do jogo de tabuleiro gigante e interação com os cards de atividades.
  • Formação da roda de debate para discussão e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave e iniciarão a jogada no tabuleiro gigante, passando pelas diferentes casas e discutindo as atividades dos cards. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, seguida pela realização da roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas percepções e conclusões.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo de tabuleiro gigante.
  • Aula 2: Continuação do jogo e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante o jogo e na roda de debate. Observaremos a capacidade de argumentação dos alunos, seu envolvimento nas discussões e a profundidade de suas reflexões sobre as atividades diárias e a organização do tempo. Exemplos práticos extraídos das decisões tomadas durante o jogo e das contribuições na roda de debate servirão como indicadores do entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Aventura das Horas', serão necessários alguns recursos, como um espaço amplo para o tabuleiro gigante, cards de atividades cotidianas representando diversas horas do dia, dados para a movimentação no jogo e materiais para a criação da roda de debate, como cadeiras ou almofadas. Além disso, será útil ter cartazes com os conceitos de manhã, tarde e noite visivelmente afixados no ambiente para referência durante o jogo e a discussão.

  • Espaço amplo para o tabuleiro gigante.
  • Cards de atividades cotidianas.
  • Dados para o jogo.
  • Cadeiras ou almofadas para a roda de debate.
  • Cartazes dos períodos do dia.

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