Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de explorar como as mudanças diárias, como o amanhecer e o anoitecer, afetam a vida dos seres vivos e a organização das suas próprias rotinas. Divididos em grupos, eles serão encorajados a observar e registrar fenômenos naturais por uma semana em um 'Calendário da Natureza'. Este calendário irá incluir observações sobre o nascer do sol, o pôr do sol, como os animais se comportam em diferentes momentos do dia, entre outros aspectos. As observações terão início na escola, mas os alunos serão incentivados a continuar este projeto em casa, com apoio de suas famílias. Através de rodas de debate e metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Atividade Mão-na-massa, os estudantes poderão discutir suas descobertas, refletindo sobre como o ciclo diário afeta tanto os seres humanos quanto outros seres vivos. Este projeto culminará com a apresentação dos calendários de cada grupo, permitindo a compartilhação das observações feitas por eles durante a semana.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental compreendam e identifiquem as diferentes escalas de tempo, como manhã, tarde e noite, e sua influência nas rotinas diárias de seres humanos e outros seres vivos. Eles também irão aprender sobre a importância de observar e registrar mudanças na natureza, como parte da aprendizagem sobre o mundo natural. Esta atividade visa desenvolver habilidades de observação, registro, cooperação em equipe e apresentação oral.
Esta atividade envolve conceitos fundamentais de ciências da natureza, focados nas mudanças diárias e seus impactos nos seres vivos e suas rotinas. Através da observação direta e registro, os alunos irão explorar o ciclo dia e noite, o comportamento dos animais em diferentes horários e a sucessão dos dias. Este conteúdo é fundamental para entender conceitos de tempo, ciclos naturais e sua influência na vida na Terra.
A atividade será guiada por uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para observar, registrar e discutir suas descobertas, em um ambiente que fomenta a investigação e a curiosidade. Esta abordagem permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, através da exploração prática e da reflexão coletiva.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciarão suas observações. A semana será dedicada à observação em casa, com apoio familiar. Na segunda aula, os grupos compartilharão suas descobertas e realizarão uma reflexão conjunta.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde as observações até a discussão em grupo e a apresentação final. Serão avaliados critérios como cooperação em equipe, capacidade de observação e precisão no registro das observações, assim como a habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara e organizada diante da turma. Exemplos de desempenho esperado incluem a variedade e relevância das observações registradas no calendário, contribuições construtivas durante as rodas de debate e a qualidade da apresentação final.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis, canetas coloridas e talvez alguns livros de referência sobre o ciclo dia/noite e a fauna local. Além disso, é fundamental o acesso ao ambiente externo para a realização de algumas das observações, sendo importante a colaboração da família neste aspecto.
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