Calendário da Natureza

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Observação da natureza e das mudanças diárias

Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de explorar como as mudanças diárias, como o amanhecer e o anoitecer, afetam a vida dos seres vivos e a organização das suas próprias rotinas. Divididos em grupos, eles serão encorajados a observar e registrar fenômenos naturais por uma semana em um 'Calendário da Natureza'. Este calendário irá incluir observações sobre o nascer do sol, o pôr do sol, como os animais se comportam em diferentes momentos do dia, entre outros aspectos. As observações terão início na escola, mas os alunos serão incentivados a continuar este projeto em casa, com apoio de suas famílias. Através de rodas de debate e metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Atividade Mão-na-massa, os estudantes poderão discutir suas descobertas, refletindo sobre como o ciclo diário afeta tanto os seres humanos quanto outros seres vivos. Este projeto culminará com a apresentação dos calendários de cada grupo, permitindo a compartilhação das observações feitas por eles durante a semana.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental compreendam e identifiquem as diferentes escalas de tempo, como manhã, tarde e noite, e sua influência nas rotinas diárias de seres humanos e outros seres vivos. Eles também irão aprender sobre a importância de observar e registrar mudanças na natureza, como parte da aprendizagem sobre o mundo natural. Esta atividade visa desenvolver habilidades de observação, registro, cooperação em equipe e apresentação oral.

  • Compreender as mudanças diárias na natureza e suas influências nas rotinas.
  • Observar e registrar fenômenos naturais de forma sistemática.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em grupo.
  • Praticar a apresentação oral de descobertas e observações.

Conteúdo Programático

Esta atividade envolve conceitos fundamentais de ciências da natureza, focados nas mudanças diárias e seus impactos nos seres vivos e suas rotinas. Através da observação direta e registro, os alunos irão explorar o ciclo dia e noite, o comportamento dos animais em diferentes horários e a sucessão dos dias. Este conteúdo é fundamental para entender conceitos de tempo, ciclos naturais e sua influência na vida na Terra.

  • Ciclos diários: manhã, tarde, noite.
  • Observação da natureza: nascer e pôr do sol, comportamento dos animais.
  • Registro de observações em calendários.
  • Discussão sobre os impactos das mudanças diárias nas rotinas.

Metodologia

A atividade será guiada por uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para observar, registrar e discutir suas descobertas, em um ambiente que fomenta a investigação e a curiosidade. Esta abordagem permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, através da exploração prática e da reflexão coletiva.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciarão suas observações. A semana será dedicada à observação em casa, com apoio familiar. Na segunda aula, os grupos compartilharão suas descobertas e realizarão uma reflexão conjunta.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão em grupos
  • Aula 2: Apresentação dos calendários e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde as observações até a discussão em grupo e a apresentação final. Serão avaliados critérios como cooperação em equipe, capacidade de observação e precisão no registro das observações, assim como a habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara e organizada diante da turma. Exemplos de desempenho esperado incluem a variedade e relevância das observações registradas no calendário, contribuições construtivas durante as rodas de debate e a qualidade da apresentação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis, canetas coloridas e talvez alguns livros de referência sobre o ciclo dia/noite e a fauna local. Além disso, é fundamental o acesso ao ambiente externo para a realização de algumas das observações, sendo importante a colaboração da família neste aspecto.

  • Papel para confecção dos calendários
  • Lápis, canetas coloridas e outros materiais para desenho
  • Livros de referência sobre natureza e ciências

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo