Colcha de Retalhos Culturais

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História e Geografia
Temática: Diversidade Cultural

A atividade 'Colcha de Retalhos Culturais' é planejada para permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental compartilhem e celebrem suas histórias familiares, origens, tradições e costumes. Iniciará com um convite aos alunos para trazerem de casa fotos, objetos ou alimentos que representem suas culturas. Esta partilha será um momento rico para a turma, favorecendo a troca de experiências e o respeito pela diversidade. Após as apresentações, os alunos criarão símbolos artísticos representativos de suas identidades culturais, inspirados nas histórias familiares partilhadas. Esses símbolos serão depois combinados para formar uma grande 'colcha de retalhos', simbolizando a união e a diversidade das culturas na sala de aula. Esta atividade não só avivará o senso de comunidade e pertencimento entre os alunos, mas também os introduzirá aos conceitos fundamentais de diversidade, respeito mútuo e colaboração, de acordo com a metodologia ativa, onde os estudantes são os principais agentes do processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da 'Colcha de Retalhos Culturais' é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa sobre diversidade cultural, fomentando o respeito e a valorização das diferentes origens, tradições e costumes. Ao compartilharem suas histórias, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, escuta ativa e empatia, enquanto a criação dos símbos visuais desenvolverá a expressão artística e criatividade. Adicionalmente, ao trabalharem juntos na colcha de retalhos, aprenderão sobre colaboração, trabalho em equipe e pertencimento.

  • Promover a valorização da diversidade cultural.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa.
  • Estimular a expressão artística e criatividade.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Fortalecer o senso de comunidade e pertencimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Conteúdo Programático

A atividade envolve a exploração inicial de elementos que identifiquem e celebrem as origens familiares, tradições ou costumes das crianças, como parte da construção de uma compreensão rica e multidimensional sobre diversidade cultural. O desenvolvimento de símbolos individuais que representem suas heranças e a posterior criação da colcha de retalhos evidencia um trabalho integrado das áreas de Arte, História e Geografia, centrado na expressão criativa e na valorização de múltiplas identidades.

  • Identificação e valorização das tradições familiares e culturais.
  • Expressão artística e criação de símbolos visuais.
  • Colaboração e construção coletiva na atividade de arte.

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Colcha de Retalhos Culturais' favorece a metodologia ativa, encorajando os alunos a assumir um papel central em sua própria aprendizagem. Através da partilha de histórias e objetos pessoais, os alunos não apenas compartilham mas também absorvem diversas perspectivas culturais. A criação dos símbolos e a montagem da colcha de retalhos serão realizadas em ambiente colaborativo, destacando a importância do trabalho em equipe e da expressão criativa individual no processo de aprendizado.

  • Compartilhamento de histórias e objetos pessoais.
  • Criação de símbolos representativos de cada aluno.
  • Colaboração na montagem da colcha de retalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de trabalho direto com os alunos. Na primeira aula, será realizada a partilha das histórias, objetos e alimentos; na segunda, os alunos trabalharão na criação dos símbolos e na montagem da colcha de retalhos.

  • Aula 1: Apresentação das histórias, objetos e alimentos!
  • Aula 2: Criação dos símbolos e montagem da colcha de retalhos.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo de toda a atividade, observando a participação dos alunos nas discussões e na apresentação de objetos pessoais, a criatividade e expressividade na criação dos símbolos, assim como a habilidade de trabalhar em equipe durante a montagem da colcha de retalhos. A atitude dos alunos em relação ao respeito e valorização da diversidade cultural também será um ponto chave na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos e de fácil acesso, enfatizando a simplicidade e a criatividade. Materiais de arte para a criação dos símbolos e a montagem da colcha de retalhos, como papel, tecido, cola, tesoura e canetinhas, além de uma disposição de espaço na sala de aula que permita a exposição dos objetos e a colaboração entre os alunos.

  • Fotos, objetos e alimentos típicos das culturas dos alunos.
  • Material de arte (papel, tecido, cola, tesoura, canetinhas).
  • Espaço apropriado para exposição e atividade colaborativa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo