A atividade 'Detetives dos Materiais' constitui uma introdução prática à ciência dos materiais para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Antecedendo a atividade em sala, os alunos assistirão a um vídeo que introduz os principais tipos de materiais encontrados em objetos cotidianos: papel, plástico, metal e vidro. Essencialmente, eles se tornarão pequenos detetives, explorando a sala de aula e identificando os materiais desses objetos. Através dessa exploração tátil e observação cuidadosa, eles discutirão a origem, o descarte e o uso consciente desses materiais. Esta atividade não apenas propõe uma investigação ativa sobre os materiais usados no dia a dia, mas também inicia uma reflexão sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental do descarte inapropriado.
O objetivo dessa atividade é estimular nos alunos o pensamento crítico sobre os diferentes tipos de materiais encontrados em seu entorno e as implicações de seu uso e descarte. Através da identificação e discussão dos materiais, espera-se desenvolver nos estudantes a habilidade de observar detalhadamente e classificar objetos do cotidiano, bem como compreender a importância de práticas sustentáveis para o uso desses materiais. Essa compreensão inicial das propriedades dos materiais e sua aplicabilidade cotidiana é fundamental para a construção de uma consciência ecológica desde a infância.
Este plano de aula tem como conteúdo a exploração e classificação dos materiais usados cotidianamente, como papel, plástico, metal e vidro. Fomenta-se a exploração tátil, observação atenta, e discussão em grupo para compreender as características, origem e formas sustentáveis de utilização desses materiais. Através dessa atividade prática, objetiva-se apresentar aos alunos a importância da ciência dos materiais na nossa vida, introduzindo-os aos conceitos básicos de sustentabilidade.
Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos terão inicialmente uma experiência de aprendizado fora da sala de aula por meio de um vídeo introdutório sobre materiais. Posteriormente, essa abordagem será expandida em sala, onde a prática de observação e identificação será encorajada através de atividades investigativas hands-on. Essa estratégia pedagógica visa promover um aprendizado mais significativo, autônomo, e centrado no aluno, permitindo-lhes aplicar o conhecimento prévio em situações práticas de aprendizado.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de uma aula de aproximadamente 210 minutos, onde os alunos, após preparação prévia assistindo ao vídeo educativo, dedicarão as primeiras partes da aula à exploração e identificação dos materiais na sala de aula, seguido por discussões em grupo sobre as descobertas e conclusões a respeito dos materiais investigados.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades práticas, capacidade de identificação e classificação dos materiais, assim como na contribuição para os debates em sala de aula. Será valorizada a reflexão crítica sobre o uso consciente e o descarte dos materiais. Os alunos também serão avaliados pela apresentação oral das descobertas do grupo, demonstrando habilidades de comunicação e colaboração. Exemplos de contribuições individuais e em grupo serão usados para contextualizar a avaliação.
Para realizar a atividade, serão necessários alguns recursos: acesso à internet para o vídeo introdutório sobre materiais; objetos diversos de papel, plástico, metal e vidro para exploração em sala; lousa ou quadro branco para anotação das descobertas; dispositivos para registro fotográfico das investigações. Estes materiais e recursos visam enriquecer a experiência de aprendizado, permitindo uma investigação detalhada e engajada por parte dos alunos.
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