Diário do Astronauta Mirim

Desenvolvida por: Nilma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: A Terra e o Universo

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são convidados a se imaginar como astronautas observando a Terra do espaço. Através dessa perspectiva imaginativa, os estudantes receberão diários, confeccionados em papel reciclado, onde registrarão suas observações acerca da sucessão de dias e noites, e a influência deste ciclo nas vidas terrestres, incluindo as deles mesmos e dos animais. Esse exercício busca desenvolver a percepção dos alunos sobre os ciclos temporais, relacionando-os ao seu cotidiano e às adaptações dos seres vivos a esses períodos. O objetivo é incitar a curiosidade sobre o ambiente natural, reforçando habilidades de escrita, leitura e observação, enquanto se diverte pensando como um astronauta. Ao relacionar suas atividades diárias com os momentos do dia, os alunos também exercitarão a reflexão sobre como seus próprios hábitos são influenciados pelos ciclos da natureza.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos fundamentais estimular a observação do mundo sob uma perspectiva criativa e imaginativa, melhorar as habilidades de escrita e leitura dos alunos, e reforçar a compreensão dos ciclos temporais e sua importância para a vida na Terra. Ao assumirem o papel de astronautas mirins, os estudantes desenvolverão uma nova apreciação pelos fenômenos naturais, além de aprender como as atividades humanas e dos animais são guiadas pela alternância entre dia e noite.

  • Estimular a observação do mundo de um ponto de vista criativo e imaginativo
  • Melhorar as habilidades de escrita e leitura
  • Reforçar a compreensão sobre os ciclos temporais (dia e noite) e sua influência nas vidas na Terra
  • Desenvolver capacidades de reflexão sobre como os seres vivos se adaptam aos ciclos da natureza

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
  • EF01CI06: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Conteúdo Programático

A proposta do 'Diário do Astronauta Mirim' é de integrar conceitos sobre a sucessão dos dias e noites e a percepção do tempo, com atividades práticas que aproximam o aluno da vivência científica por meio da imaginação e criatividade. Além disso, abordaremos como seres humanos e outros seres vivos se adaptam aos diferentes períodos do dia, criando uma ponte entre o conhecimento científico e a vivência diária do aluno.

  • Percepção e medida do tempo: dias, noites, semanas, meses e anos
  • Ciclos da natureza e sua influência na vida dos seres vivos e nas atividades humanas
  • Adaptação dos seres vivos aos ciclos temporais

Metodologia

A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão estimulados a exercer a prática da escrita, da leitura, e da observação ativa. Eles se imaginarão como astronautas, o que lhes permitirá acessar a curiosidade e a criatividade necessárias para a atividade. Será incentivado um ambiente de aprendizado participativo, em que cada aluno terá a oportunidade de compartilhar suas observações e reflexões.

  • Confecção de diários de observação com papel reciclado
  • Registro diário de atividades relacionadas aos ciclos de dia e noite
  • Discussões em grupo sobre as observações registradas pelos 'astronautas mirins'
  • Atividades práticas de observação do ambiente para identificar mudanças relacionadas aos ciclos diários

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em três aulas de aproximadamente 40 minutos cada. Durante esse período, os alunos irão participar da confecção dos diários, das práticas de observação e discussões em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e confecção dos diários
  • Aula 2: Observações práticas e registro no diário
  • Aula 3: Discussão em grupo das observações e conclusão do projeto

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita através de observação contínua do envolvimento do aluno com o projeto, sua capacidade de reflexão e a qualidade dos registros no diário. Buscaremos avaliar a habilidade de cada aluno em relacionar suas observações com os conceitos científicos discutidos, além de sua aptidão para trabalhar em grupo e compartilhar aprendizados. Exemplos de avaliação podem incluir a profundidade das reflexões no diário, a participação nas discussões em grupo e a capacidade de fazer conexões entre a vida cotidiana e os ciclos da natureza.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diários feitos de papel reciclado para cada aluno, materiais artísticos para a decoração dos diários (colas, tesouras, lápis de cor, etc.), e diversos materiais de apoio para as práticas de observação, como livros, imagens e vídeos sobre ciclos temporais, a Terra vista do espaço e a vida dos astronautas.

  • Papel reciclado para confecção dos diários
  • Materiais artísticos para decoração dos diários
  • Livros e vídeos educativos sobre a Terra, espaço e ciclos temporais
  • Material de apoio para aulas práticas de observação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo