Nesta atividade intitulada 'Exploradores de Texturas', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de aventurar-se pelo mundo das texturas utilizando o sentido do tato para explorar diferentes materiais e objetos. Vestindo vendas nos olhos, eles serão desafiados a identificar as características táteis como maciez, aspereza, rigidez e flexibilidade de diversos itens, encontrando assim, uma nova maneira de perceber o mundo ao seu redor. Além do desenvolvimento sensorial e cognitivo, esta atividade tem como objetivo fomentar a curiosidade científica dos estudantes, incentivando a exploração e o questionamento sobre as propriedades físicas dos materiais. Inicialmente focada em materiais e objetos encontrados dentro da sala de aula, esta exploração tátil se estenderá para fora, no pátio ou jardim da escola, permitindo uma vivência ainda mais rica e diversificada. Através desta atividade prática e interativa, propomos um mergulho profundo no aprendizado sensorial, usando o tato como ferramenta principal para a descoberta e construção de conhecimento sobre as propriedades dos materiais.
Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Exploradores de Texturas' visam desenvolver nos alunos a habilidade de explorar e identificar, apenas pelo tato, propriedades físicas dos materiais como textura, flexibilidade, dureza e maciez. Esta atividade busca estimular a autonomia dos estudantes no processo de descoberta, fomentando habilidades investigativas e de pensamento científico. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de descrever experiências sensoriais, expandindo seu vocabulário de adjetivos e expressões relacionadas às sensações táteis. O exercício também objetiva incentivar a colaboração e comunicação entre os alunos, fundamentais no compartilhamento de descobertas e na construção coletiva do conhecimento.
A atividade 'Exploradores de Texturas' contempla conteúdos pertinentes ao currículo de Ciências da Natureza e Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental. Será abordado o estudo das propriedades dos materiais, estimulando nos estudantes a capacidade de observar, questionar e classificar materiais com base em suas características táteis. Este plano se alinha aos objetivos de aprendizagem que buscam a ampliação do conhecimento acerca do mundo físico através da exploração sensorial, promovendo um entendimento inicial sobre conceitos de física e química de forma intuitiva e prática.
A metodologia da atividade 'Exploradores de Texturas' será centrada em princípios da aprendizagem ativa, onde os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. A atividade será iniciada com uma breve discussão sobre o sentido do tato e sua importância para compreendemos nosso ambiente. Após esta introdução, os alunos serão convidados a explorar, de olhos vendados, diferentes materiais e objetos, tanto em ambiente interno como externo, focando exclusivamente em seu sentido tátil. Esta abordagem propõe que os alunos desenvolvam a habilidade de usar descrições detalhadas de suas experiências táteis, fortalecendo sua capacidade de comunicação e vocabulário sensorial.
A atividade 'Exploradores de Texturas' será realizada durante duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será introduzido o tema e realizada parte da exploração tátil interna. Na segunda, a exploração se estenderá para áreas externas, seguida de uma sessão de discussão e compartilhamento das experiências.
A avaliação da atividade 'Exploradores de Texturas' será realizada de forma qualitativa, focando na participação do aluno, na capacidade de descrição das suas experiências táteis e na habilidade de trabalhar em conjunto. Serão consideradas a curiosidade, a atitude investigativa e a disposição em compartilhar o aprendizado com os colegas. A capacidade de verbalizar as experiências, descriminando diferentes texturas, será um indicador importante na avaliação do desenvolvimento sensorial e cognitivo alcançado pelo estudante durante a atividade.
Para a realização da atividade 'Exploradores de Texturas', serão necessários alguns recursos básicos, como vendas para os olhos, a fim de incentivar o uso do tato de forma isolada. Diversos materiais e objetos de diferentes texturas serão preparados para a exploração, incluindo itens de sala de aula, brinquedos, tecidos, e elementos naturais do ambiente externo como folhas e pedras. Será importante também dispor de um espaço adequado para a realização da parte prática da atividade, tanto interno quanto externo.
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