Exploradores do Quintal

Desenvolvida por: Karyan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Exploração do Ambiente Natural

A atividade 'Exploradores do Quintal' é uma aventura pedagógica planejada para incitar a curiosidade e o espírito investigativo dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem mão-na-massa, os alunos serão incentivados a explorar o quintal da escola, observando e interagindo com o meio ambiente de forma direta. Equipados com lupas, cadernos e lápis, divididos em pequenos grupos, eles assumirão o papel de jovens cientistas, com a missão de descobrir diferentes tipos de solo, pequenos insetos e variedades de plantas. Este projeto visa não somente aproximar os alunos da natureza mas também desenvolver habilidades de observação, registro e colaboração, ao compartilhar suas descobertas com a turma. O aprendizado se estende ao entendimento de como diferentes seres vivos interagem e dependem do seu habitat para sobreviver, promovendo um olhar mais consciente e respeitoso para com o ambiente natural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são ampliar o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade presente no ambiente escolar, fomentar o respeito e a curiosidade pela natureza, além de desenvolver habilidades de observação, análise e registro. Almeja-se igualmente que, ao trabalharem em grupo, os alunos possam exercitar a comunicação, a colaboração e a responsabilidade compartilhada, habilidades estas fundamentais para o desenvolvimento de um aprendizado significativo e integrado.

  • Observar e identificar diferentes tipos de solos, plantas e insetos presentes no quintal da escola.
  • Descrever as características e registrar as observações feitas durante a exploração.
  • Compreender a importância das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação ao compartilhar descobertas.
  • Promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02 - Explorar e identificar elementos da natureza e seus respectivos registros, valorizando seu potencial simbólico e criativo.
  • EF01CI03 - Observar e descrever características do corpo humano e de outros seres vivos, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
  • EF01CI04 - Identificar e representar graficamente algumas características do lugar onde vive (presença de seres vivos, características físicas e temporais).
  • EF15AR06 - Experimentar e criar trabalhos artísticos, fazendo uso de linguagem das artes visuais, da música, da dança e do teatro, com base em temas da natureza, de seu cotidiano e de culturas diversas.

Conteúdo Programático

A exploração natural proporcionada por esta atividade permitirá aos alunos desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre os diversos seres vivos e a importância dos mesmos para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, ao observar e interagir com o ambiente, os alunos vão aprender a valorizar e cuidar de seu espaço, entendendo o papel de cada um na conservação da biodiversidade.

  • Diversidade de seres vivos no ambiente escolar
  • Tipos de solo e suas características
  • Estratégias de observação e registro da natureza
  • Interdependência entre seres vivos e meio ambiente
  • Conscientização sobre a preservação ambiental

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos de forma prática e significativa. Através da observação direta e da exploração do ambiente natural do quintal da escola, os alunos serão estimulados a investigar, questionar e registrar suas descobertas. Grupos pequenos favorecerão a dinâmica de colaboração e a troca de experiências entre os participantes, promovendo um aprendizado mais rico e diversificado.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Utilização de lupas, cadernos e lápis para observação e registro
  • Exploração guiada com foco em solos, plantas e insetos
  • Apresentação das descobertas para a turma
  • Discussão em grupo sobre a importância da preservação ambiental

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos, ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e receberão as ferramentas necessárias. A segunda aula será dedicada à exploração e observação no quintal. A última aula incluirá as apresentações grupais das descobertas e uma discussão conjunta sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e preparação dos materiais.
  • Aula 2: Exploração e observação no quintal da escola.
  • Aula 3: Apresentação das descobertas e discussão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada considerando a participação ativa durante a exploração, a qualidade e a clareza das observações registradas em seus cadernos, bem como a contribuição individual e em grupo nas apresentações finais. Será dada ênfase à habilidade de observar detalhadamente e de expressar as descobertas de forma clara. A disposição para trabalhar em equipe e o respeito pelas ideias dos colegas também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como lupas, cadernos, e lápis, favorecendo o contato direto dos alunos com a natureza e incentivando o registro ativo de suas observações. Estes recursos são essenciais para que os alunos possam explorar o ambiente de maneira prática e eficaz, capturando detalhes e anotações sobre suas descobertas.

  • Lupas para cada grupo
  • Cadernos de campo
  • Lápis e borrachas
  • Guia ilustrado de plantas e insetos locais
  • Fichas de observação pré-elaboradas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo