Meteorologistas Mirins

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meteorologia

A atividade 'Meteorologistas Mirins' visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao fascinante mundo da meteorologia através de práticas investigativas e mão-na-massa. Os estudantes iniciarão a jornada transformando-se em pequenos cientistas do tempo, a partir da construção de instrumentos simples, como anemômetros de papel e pluviômetros com garrafas PET. Este processo criativo não apenas desperta a curiosidade científica nas crianças, mas também enfatiza a importância da reutilização de materiais, contribuindo para uma perspectiva de conscientização ambiental. Após a construção dos instrumentos, os alunos sairão para um espaço aberto, onde poderão aplicar suas criações em medições básicas do clima e observações diretas do ambiente. Esta experiência prática será então utilizada como base para a elaboração de um pequeno boletim meteorológico por cada grupo, o qual será apresentado para a sala, inclusivamente com previsões futuras baseadas nas observações feitas. A atividade não only solidifica conhecimento acerca dos fenômenos meteorológicos, mas também promove habilidades essenciais para o desenvolvimento dos alunos, como trabalho em equipe, comunicação efetiva e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de observar e registrar fenômenos naturais, entender a importância da medição e coleta de dados em ciências, além de promover a curiosidade e o interesse pelas ciências naturais. Através da construção e utilização de instrumentos meteorológicos simples, os alunos irão adquirir conhecimento prático sobre como o tempo e o clima funcionam e afetam o meio ambiente e a vida das pessoas. Além disso, mais um ponto de enfoque é o fortalecimento de habilidades socioemocionais como colaboração, comunicação e resolução de problemas, indispensáveis para o trabalho científico e para a vida em sociedade.

  • Observar e registrar os fenômenos meteorológicos
  • Construir e utilizar instrumentos de medição do clima
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Desenvolver habilidades de investigação científica
  • Criar uma conscientização sobre o impacto do clima no meio ambiente e na vida cotidiana

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as condições climáticas observadas em diferentes momentos (dias, estações do ano) e lugares
  • EF01CI03 - Propor soluções para problemas ambientais a partir de observações do entorno
  • EF01EF07 - Vivenciar diferentes formas de expressão corporal, tais como jogar, brincar, dançar e outras, reconhecendo-as como integrantes da cultura corporal
  • EF01GE01 - Identificar aspectos físicos e humanos do lugar onde vive e suas relações com os modos de vida de sua comunidade
  • EF15LP03 - Planejar e produzir, com ajuda do professor, textos escritos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo de gênero textual

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica da atividade 'Meteorologistas Mirins' engloba a interdisciplinaridade, explorando não só as Ciências da Natureza, através do estudo do clima e seus fenômenos, mas também engajando os alunos em tarefas que abordam letramento científico, habilidades socioemocionais e noções básicas de geografia e matemática. Explorar o tema meteorologia permite aos estudantes entenderem melhor o mundo à sua volta e a importância de cuidar do meio ambiente, além de introduzir conceitos fundamentais de ciências que serão explorados ao longo da educação básica.

  • O que é meteorologia e por que é importante
  • Principais elementos do clima: temperatura, umidade, pressão do ar, vento e precipitação
  • Construção de anemômetros e pluviômetros
  • Realização de medições e observações climáticas
  • Elaboração e apresentação de um boletim meteorológico

Metodologia

Adotando a abordagem 'Mão-na-massa', esta atividade encoraja a aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos são protagonistas do processo de construção do conhecimento. A metodologia é composta por etapas que incluem a construção de instrumentos meteorológicos, realização de observações e experimentações práticas no ambiente externo, seja escolar ou próximo a ele, e culminando na apresentação e compartilhamento dos dados coletados em forma de um boletim meteorológico. Todo o processo é feito em grupo, estimulando a colaboração e troca de experiências entre os alunos.

  • Construção colaborativa de instrumentos de medição do tempo
  • Observação e registro dos dados meteorológicos
  • Análise e interpretação dos dados coletados
  • Preparação e apresentação do boletim meteorológico
  • Reflexão e discussão sobre as observações e resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão construir os anemômetros e pluviômetros, utilizando materiais reciclados. Na segunda aula, farão observações e medições no espaço externo, para depois, em sala, compilar as informações coletadas no boletim meteorológico.

  • Aula 1: Construção dos instrumentos meteorológicos
  • Aula 2: Medição, compilação de dados e apresentação do boletim

Avaliação

A avaliação se dará de maneira formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será avaliada a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe, a precisão e o empenho na construção dos instrumentos, a qualidade das observações e registros realizados, além da criatividade e clareza na apresentação do boletim meteorológico. A reflexão conjunta sobre os resultados obtidos e a participação nas discussões também serão critérios relevantes. Por exemplo, após a apresentação dos boletins, grupos poderão realizar perguntas uns aos outros, incentivando a interação e possibilitando uma avaliação peer-to-peer.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, muitos dos quais podem ser reaproveitados, promovendo a conscientização sobre a sustentabilidade. Este enfoque prático não apenas facilita a implementação da atividade como também ensina aos alunos sobre a importância da reutilização e reciclagem de materiais no cotidiano.

  • Garrafas PET, papelão e palitos para a construção dos instrumentos
  • Tesoura, cola e fita adesiva
  • Folhas de registro para anotações das observações
  • Espaço aberto para coleta de dados
  • Câmara ou celular para documentar o processo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo