Mini-Horticultores

Desenvolvida por: Analin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Matemática
Temática: Plantio e Ciclo de Vida das Plantas

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade desafiadora e divertida de se tornarem pequenos horticultores ao plantarem seu próprio feijão. Utilizando copos de plástico reciclados ou pequenos vasos, cada criança introduzirá terra, semeará uma semente de feijão e cuidará do seu plantio, administrando água e garantindo exposição à luz solar adequada. Essa experiência mão-na-massa não só incitará a curiosidade natural dos alunos sobre o mundo natural mas também ensinará lições valiosas sobre as condições essenciais para o crescimento das plantas. Ao longo de várias semanas, os estudantes observarão e registrarão o desenvolvimento de suas plantas, medindo a altura diariamente para criar um gráfico de crescimento. Além disso, cultivaremos um espírito de comunidade e colaboração através da criação de um mural coletivo na sala de aula, onde os alunos poderão consignar o desenvolvimento de suas plantas por meio de fotos e desenhos. Esse mural actuará não só como um incentivo à observação contínua e ao cuidado com seus pequenos jardins mas também como uma exibição do trabalho de equipe e do aprendizado compartilhado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é introduzir os alunos às noções básicas de biologia das plantas, enfatizando as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento saudável. Pretendemos fomentar a curiosidade científica e a responsabilidade através do cuidado regular com as plantas, além de desenvolver habilidades de observação e registro através da medição e catalogação do crescimento das plantas. Também visamos promover competências matemáticas fundamentais, como a medição e o uso de gráficos para visualizar progressos, assim como habilidades socioemocionais, incluindo paciência, cuidado e trabalho em equipe, conforme colaboram na criação do mural coletivo.

  • Conhecer o ciclo de vida das plantas e entender os fatores que influenciam seu crescimento.
  • Desenvolver habilidades de observação científica e registro de dados.
  • Praticar medidas de comprimento e iniciar noções de gráficos.
  • Estimular a responsabilidade e cuidado através do tratamento da planta.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a expressão artística na criação de um mural coletivo.

Conteúdo Programático

Abordaremos conceitos fundamentais sobre ecologia e biologia de plantas, como tipos de plantas, ciclo de vida, e os requisitos essenciais para o crescimento, incluindo água, luz solar e solo. Exploraremos também habilidades matemáticas básicas, como medidas e análises gráficas, ao monitorarmos o avanço das plantas dos alunos. Complementarmente, daremos ênfase ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais por meio de atividades colaborativas.

  • Ciclo de vida das plantas
  • Condições necessárias para o crescimento de uma planta
  • Técnicas de plantio e cuidado com plantas
  • Medição e comparação
  • Representação de dados em gráficos simples

Metodologia

Esta atividade será realizada segundo a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos realizarão uma saída de campo simbólica ao explorarem o ambiente da sala de aula transformado numa área verde. Eles participarão de sessões mão-na-massa para o plantio e acompanhamento das sementes de feijão, promovendo uma aprendizagem ativa. Além disso, será incentivado o uso de recursos visuais, como fotos e desenhos para o mural, facilitando a associação entre a teoria e a prática

  • Saída de Campo (Simulação dentro da própria sala)
  • Atividade Mão-na-massa (Plantio)
  • Observação diária e registro (Medição)
  • Criação de um Mural Coletivo (Expressão Artística)
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 4 horas divididas em quatro aulas de 60 minutos cada. Iniciaremos com o contexto teórico sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da luz, água e solo. Na sequência, haverá o plantio das sementes, seguido por dias consecutivos de observações e registros. Finalizaremos com a montagem do mural coletivo e uma reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos científicos e preparação para o plantio
  • Aula 2: Plantio das sementes e instruções de cuidados iniciais
  • Aula 3: Observação, medida e registro do crescimento
  • Aula 4: Criação do mural e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação dos alunos, o interesse demonstrado e a capacidade de seguir instruções durante o plantio. Avaliaremos também os registros de observação proporcionados por cada estudante, com atenção ao cuidado e precisão no registro do crescimento de suas plantas. Por fim, o envolvimento na criação do mural coletivo fornecerá indicações do trabalho em equipe e do desenvolvimento das habilidades artísticas. Exemplos práticos de avaliação incluirão a checagem dos diários de crescimento e a contribuição para o mural coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos copos de plástico reciclados ou vasos pequenos, terra, sementes de feijão e água. Serão necessárias também réguas para a medição das plantas, cadernos ou folhas para o registro dos dados e materiais de arte para a elaboração do mural, incluindo papel, tintas e pincéis. Este conjunto de recursos facilitará uma experiência de aprendizado rico, prático e visualmente estimulante.

  • Copos de plástico reciclados ou vasos pequenos
  • Terra adubada
  • Sementes de feijão
  • Água
  • Réguas para medição
  • Cadernos ou folhas para registros
  • Papel, tintas, pincéis para o mural

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo