Missão Higiene

Desenvolvida por: Edilai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Hábitos de Higiene

A atividade 'Missão Higiene' propõe uma aprendizagem ativa e lúdica sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos, esta atividade se desdobra em várias estações práticas, cada qual dedicada a um aspecto da higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes, e limpeza dos olhos, nariz e ouvidos. Em cada estação, os alunos terão desafios práticos que precisarão ser superados, estimulando a participação ativa e promovendo a assimilação efetiva dos conteúdos. Além disso, ao final da gincana, haverá uma sessão criativa onde os alunos, em grupos, criarão posters sobre hábitos de higiene, reforçando o aprendizado através da expressão artística e do trabalho em equipe. Esta atividade, além de proporcionar conhecimento essencial sobre a saúde e higiene, busca desenvolver habilidades sociais e de colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Objetiva-se com esta atividade promover nos alunos a compreensão sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal para a saúde, utilizando práticas interativas e lúdicas. Pretende-se que os alunos identifiquem as diferentes partes do corpo humano e suas funções, reconheçam a necessidade dos hábitos de higiene para manutenção da saúde, e valorizem e respeitem as diferenças físicas entre colegas, promovendo a inclusão e a igualdade. Através das atividades práticas propostas, os estudantes terão a oportunidade de consolidar conhecimentos de forma divertida e significativa, enquanto desenvolvem competências sociais, como o trabalho em equipe e a expressão individual através da criação de arte.

  • Compreensão da importância dos hábitos de higiene pessoal para a saúde.
  • Identificação e função das diferentes partes do corpo humano.
  • Reconhecimento da necessidade de práticas de higiene para a manutenção da saúde.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe.
  • Expressão individual e criatividade na criação de posters.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado ao ensino de ciências, enfocando a saúde e os hábitos de higiene pessoal. Os conceitos serão abordados através de estações práticas dedicadas a diferentes práticas de higiene e uma sessão de criação artística, fornecendo uma base sólida e diversificada de aprendizado. Além disso, incentivaremos a discussão e a reflexão sobre a importância da higiene pessoal, a valorização das diferenças entre os indivíduos e a prática do respeito mútuo.

  • Hábitos de higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes, higienização dos olhos, nariz e ouvidos.
  • Partes do corpo humano e suas funções.
  • Importância da higiene para a saúde.
  • Respeito às diferenças e inclusão.
  • Expressão artística e trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia proposta combina aprendizagem mão-na-massa com jogos educativos, elevando a interatividade e engajamento dos alunos. As estações de atividade permitirão que eles toquem, experimentem e apliquem os conceitos de higiene de forma prática. A competição saudável através dos jogos e a criação de posters como atividade de encerramento enfatizarão a aplicação do conhecimento, a cooperação entre os colegas, e a expressão da criatividade.

  • Gincana de higiene com estações temáticas
  • Atividades práticas em cada estação
  • Elaboração de posters sobre hábitos de higiene
  • Utilização de metodologia ativa e aprendizagem baseada em jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, onde os alunos serão divididos em pequenos grupos e rotacionarão pelas diversas estações. No fim da sessão, haverá uma atividade de criação de posters para consolidar o aprendizado.

  • Introdução sobre higiene pessoal e importância da atividade (10 minutos)
  • Gincana nas estação de higiene (30 minutos)
  • Criação de posters em grupo (15 minutos)
  • Apresentação e afixação dos posters pela sala (5 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, o engajamento e a colaboração dos alunos durante as tarefas. A contribuição individual e do grupo na criação dos posters também será considerada, avaliando a criatividade, o entendimento e a aplicação dos conceitos discutidos. O sistema de pontos da gincana servirá como um reforço positivo, motivando os alunos à participação, sem, contudo, focar em uma competição prejudicial.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais, como sabonetes, escovas de dentes, creme dental, toalhas de papel, recipientes para água, papel sulfite, canetinhas coloridas, lápis e borrachas, além de cartolinas para a criação dos posters. Também se utilizará de fichas descritivas para orientar as atividades em cada estação.

  • Sabonetes e toalhas de papel
  • Escovas de dentes e creme dental
  • Recipientes com água
  • Papel sulfite, canetinhas, lápis, borrachas e cartolinas
  • Fichas descritivas das tarefas em cada estação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo