Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática sobre a estrutura das plantas. Utilizando uma metodologia ativa de 'Mão-na-massa', os alunos irão construir uma planta com materiais diversos como palitos de sorvete, lã, papel colorido, botões e sementes. Cada material servirá para representar uma parte específica da planta, como raiz, caule, folhas, flores e frutos. Com a orientação direta do professor, os estudantes irão realizar o processo de colagem e montagem das suas plantinhas em uma folha de papel, seguindo a estrutura correta da planta. Durante a atividade, será essencial nomear cada parte da planta montada, reforçando a aprendizagem sobre a função e importância de cada componente para a vida da planta. Este projeto prático não apenas contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no que tange ao conteúdo científico, mas também promove habilidades como a coordenação motora fina e a capacidade de seguir instruções.
Os objetivos desta atividade são múltiplos e abrangem tanto aspectos cognitivos quanto habilidades motoras. Pretende-se, acima de tudo, proporcionar aos alunos a compreensão básica sobre as partes constituintes de uma planta e suas respectivas funções, reforçando o entendimento da importância da natureza e da botânica em nossas vidas. Também visa desenvolver habilidades manuais através da construção da planta usando materiais variados, estimulando a criatividade, a coordenação motora e a habilidade de seguir instruções detalhadas. O projeto favorece ainda a prática da linguagem ao incentivar que os estudantes nomeiem cada parte construída, potencializando a assimilação do vocabulário específico da ciência das plantas.
O conteúdo programático englobado nesta atividade é fundamentado no estudo das plantas, abordando aspectos básicos de sua anatomia e fisiologia. Os alunos aprenderão sobre as diversas partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores, frutos) e suas funções, utilizando uma abordagem prática e interativa. Este é um tópico crucial do currículo de ciências do 1º ano, que se encontra na interseção entre a biologia, a ecologia e a educação ambiental, visando fomentar uma compreensão integrada e estimulante sobre o mundo natural.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' ao longo desta atividade. Esta abordagem coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando a exploração e a construção do conhecimento de forma prática e significativa. Os alunos serão estimulados a utilizar a criatividade e o raciocínio para montar as partes da planta com os materiais fornecidos, fomentando uma atmosfera de descoberta e aprendizado ativo. Ao permitir que manipulem diretamente os materiais e construam seu próprio modelo de planta, facilita-se a memorização e a compreensão das funções de cada parte da planta, numa experiência educativa rica e envolvente.
Esta atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, garantindo tempo adequado para a explicação inicial, a montagem da planta, discussões e reflexões finais.
A avaliação será de caráter formativo, observando a participação ativa do aluno durante a atividade. Será dada atenção ao grau de envolvimento do aluno na construção da planta, sua criatividade no uso dos materiais, a precisão ao nomear as partes da planta e a capacidade de trabalhar em equipe durante a discussão das funções. Exemplos específicos como a correta identificação das partes da planta e a demonstração de entendimento sobre a importância de cada parte para a vida da planta serão considerados na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, que permitam aos alunos uma experiência de aprendizagem prática e envolvente. O uso de materiais coloridos e texturizados visa estimular os sentidos e a criatividade, promovendo um ambiente de aprendizagem atrativo e divertido.
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