Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorarão o conceito de tempo e suas diferentes escalas através da criação coletiva de um grande painel do relógio. Este grande painel simboliza as 24 horas do dia, dividido claramente em seções que representam manhã, tarde e noite. Os estudantes selecionarão imagens e símbolos pré-definidos, que melhor representam suas atividades diárias favoritas, e os posicionarão no grande relógio, de acordo com o período do dia em que usualmente realizam ditas atividades. Esta ação promoverá um diálogo enrichecedor sobre como diferentes tarefas se adaptam a momentos distintos do dia. Em um ponto culminante da atividade, as crianças utilizarão fitas coloridas para ligar suas atividades predefinidas às de seus amigos, formando um emaranhado visualmente estimulante de rotinas interligadas. Este exercício criativo não só consolidará o entendimento dos alunos sobre o conceito de tempo e sua passagem mas também enfatizará a unicidade e diversidade de suas rotinas diárias.
O objetivo é capacitar os alunos a entenderem e diferenciarem as partes do dia - manhã, tarde e noite - e a localizarem suas atividades dentro desses períodos, reconhecendo a organização temporal do dia. Dessa forma, eles aprenderão sobre a sucessão diária e como ela afeta as rotinas humanas e de outros seres vivos, desenvolvendo uma percepção inicial sobre a sequência e duração dos eventos e de como planejar e organizar suas próprias atividades de acordo com essas divisões temporais.
O conteúdo programático enfoca a exploração do tempo, subdividindo o conceito em partes concretas e assimiláveis para estudantes do 1º ano: manhã, tarde e noite, além da sucessão dos dias. Este tópico será explorado de maneira prática e iterativa, utilizando o grande relógio como ferramenta visual chave e as rotinas diárias dos alunos como exemplos aplicáveis.
Através de uma abordagem de aprendizagem ativa, os alunos construirão coletivamente o conhecimento sobre o tempo. Participarão ativamente na criação do grande relógio, na discussão sobre a localização temporal de suas atividades rotineiras e na conexão de suas rotinas com as dos colegas. Esse método promove a interação e reflexão, incentivando a participação de todos.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de tempo e participarão na criação do grande relógio. Na segunda aula, eles trabalharão na personalização do painel e na discussão sobre a interconexão das rotinas.
A avaliação ocorrerá de forma contínua e formativa, observando a participação, colaboração e reflexão dos alunos durante a atividade. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos em diferenciar os períodos do dia e em associar suas rotinas a esses períodos. O processo de pensamento crítico e a capacidade de relacionar suas atividades com as dos outros também serão avaliados, por meio de observação direta e participação nas discussões.
Os materiais necessários incluem cartolina grande ou tecido para o painel do relógio, marcadores, fitas coloridas, imagens pré-definidas de várias atividades diárias, cola e tesouras. Esses recursos visam facilitar a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento da atividade de maneira lúdica e educativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula