Olimpíadas da Higiene

Desenvolvida por: Flávia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Saúde
Temática: Higiene pessoal

A atividade 'Olimpíadas da Higiene' é uma proposta dinâmica e interativa que visa a conscientização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal. Utilizando-se de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade propõe uma série de 'modalidades' lúdicas, cada uma focando em diferentes aspectos da higiene pessoal. Os alunos serão convidados a participar de uma corrida de revezamento, onde terão que organizar corretamente a sequência de atos diários de higiene, e um quiz musical repleto de canções sobre escovação dos dentes, lavagem das mãos, entre outros cuidados essenciais. O objetivo é transformar a aprendizagem sobre higiene num momento de diversão e competição saudável, enfatizando a participação e o trabalho em equipe, enquanto enfatizam a importância de cada hábito de higiene na prevenção de doenças.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo promover a conscientização dos alunos sobre a relevância dos cuidados de higiene pessoal como ferramenta de prevenção de doenças. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar os principais hábitos de higiene e compreender como eles contribuem para a saúde e bem-estar. Além disso, a iniciativa também visa fortalecer a habilidade de trabalho em equipe e a capacidade de sequenciar eventos corretamente, o que é crucial para a organização pessoal no cotidiano.

  • Compreender a importância dos hábitos de higiene na prevenção de doenças.
  • Identificar os diferentes hábitos de higiene pessoal e sua sequência correta.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a capacidade de atenção e sequenciamento de tarefas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Olimpíadas da Higiene' engloba conceitos fundamentais de higiene pessoal, abordando desde a prática de lavar as mãos até a escovação dos dentes. Esses tópicos serão explorados de maneira prática e interativa, permitindo aos alunos relacionar práticas de higiene com a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

  • Conceitos básicos de higiene pessoal
  • Importância da lavagem das mãos
  • Práticas corretas de escovação dos dentes
  • Sequenciamento de hábitos de higiene diária

Metodologia

Para a realização da 'Olimpíadas da Higiene', adotaremos uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Jogos, favorecendo a ativa participação dos alunos por meio de atividades práticas (Mão-na-massa) e reflexão coletiva (Roda de Debate). As modalidades lúdicas foram concebidas para proporcionar aprendizado ativo, participação integral e reflexão sobre a importância dos hábitos de higiene.

  • Corrida de revezamento para sequenciamento de hábitos de higiene
  • Quiz musical sobre higiene pessoal
  • Roda de debate para compartilhar aprendizados e reflexões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão da corrida de revezamento e do quiz musical. Na segunda aula, realizaremos uma roda de debate para discussão das atividades e compartilhamento dos aprendizados.

  • Aula 1: Corrida de revezamento e Quiz musical (60 minutos)
  • Aula 2: Roda de Debate (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da 'Olimpíadas da Higiene' será processual e formativa, observando a participação, engajamento e reflexão dos alunos ao longo das atividades. Serão consideradas habilidades como cooperação, capacidade de sequenciamento e compreensão sobre a importância dos hábitos de higiene. Através da observação direta e discussão na Roda de Debate, o educador poderá avaliar o entendimento e as reflexões dos alunos, com feedback construtivo voltado para o fortalecimento dessas práticas no dia a dia.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais simples, como imagens ilustrativas dos hábitos de higiene, aparelho de som para o quiz musical e folhetos informativos. Esses recursos visam facilitar o entendimento e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa.

  • Imagens ilustrativas dos hábitos de higiene
  • Aparelho de som para o quiz musical
  • Folhetos informativos sobre higiene pessoal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo