Super-Heróis da Inovação

Desenvolvida por: Gisele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Tecnologias Assistivas e Inclusão

A atividade 'Super-Heróis da Inovação' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na criação de super-heróis inspirados em tecnologias assistivas, com o objetivo de promover a empatia e o entendimento sobre as diferentes necessidades das pessoas com deficiências. A atividade se inicia com a apresentação de vídeos e demonstrações sobre tecnologias assistivas, como cadeiras de rodas adaptadas, próteses ortopédicas, aplicativos de comunicação alternativa, entre outras. Após essa introdução, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos para desenhar e nomear seus super-heróis, baseando-se nas tecnologias apresentadas e refletindo sobre como esses 'poderes' inovadores ajudam no dia a dia das pessoas que utilizam tais dispositivos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu super-herói para a turma, discutindo os benefícios das tecnologias assistivas representadas e como elas promovem maior inclusão e qualidade de vida.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem familiarizar os alunos com o conceito de tecnologias assistivas e sua importância na promoção da inclusão e autonomia das pessoas com deficiências. Através da criação e discussão sobre os super-heróis inspirados nessas tecnologias, espera-se desenvolver a empatia, criatividade e a habilidade de trabalho em equipe. Além disso, a atividade visa fomentar um ambiente de respeito às diferenças e conscientização sobre as várias formas de superação e adaptação frente às limitações.

  • Compreender o conceito e a importância das tecnologias assistivas.
  • Desenvolver habilidades de empatia e de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na resolução de problemas.
  • Promover a conscientização sobre inclusão e respeito às diferenças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01 - Reconhecer diferenças e semelhanças entre as formas de organização social e de ocupação de espaços geográficos em distintas comunidades, povos, países, entre outros.
  • EF01HI06 - Identificar aspectos do modo de vida de sua comunidade e de outras, valorizando-os.
  • EF01ER01 - Reconhecer a necessidade do diálogo e do respeito mútuo entre as diferentes culturas e tradições religiosas.
  • EF01CI01 - Explorar e utilizar, de forma guiada, softwares e jogos eletrônicos, reconhecendo-os como fruto do trabalho humano.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora discussões sobre tecnologia, inclusão social e respeito às diversidades, equipando os alunos com conhecimento e sensibilidade para reconhecer e valorizar as diferentes formas de superação e adaptação das pessoas com deficiências. Ao explorar as tecnologias assistivas com uma abordagem lúdica e criativa, os alunos desenvolverão uma compreensão básica dessas inovações e de como elas facilitam a inclusão e melhoram a qualidade de vida.

  • Introdução às tecnologias assistivas
  • Empatia e diversidade
  • Trabalho em equipe e comunicação
  • Representação e criação artística

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade estimula a investigação ativa pelas crianças, ao desafiá-las a criar super-heróis que solucionem problemas através de tecnologias assistivas. Além da pesquisa e criação coletiva, o debate em classe e as apresentações finais dos grupos proporcionam amplas oportunidades para aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

  • Apresentação e discussão de vídeos sobre tecnologias assistivas
  • Trabalho em grupo para a criação de super-heróis
  • Debate em classe sobre as características e importâncias das tecnologias apresentadas
  • Apresentações dos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução às tecnologias assistivas e formação dos grupos. A segunda aula será destinada à finalização dos trabalhos e às apresentações dos super-heróis criados pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução às tecnologias assistivas e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos super-heróis

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto. Serão considerados aspectos como criatividade, compreensão das tecnologias assistivas, habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de comunicar suas ideias. A apresentação final oferecerá a oportunidade de avaliar a capacidade dos alunos de sintetizar e compartilhar o que aprenderam. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar a reflexão e o crescimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a vídeos curtos sobre tecnologias assistivas, diferentes materiais artísticos para a criação dos super-heróis (papéis, lápis de cor, canetas hidrográficas), além de dispositivos eletrônicos como tablets ou computadores para pesquisa adicional, se disponíveis. Tais materiais estimularão a exploração criativa dos alunos e promoverão um aprendizado dinâmico.

  • Vídeos sobre tecnologias assistivas
  • Materiais para desenho
  • Tablets ou computadores (se disponíveis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo