Caçadores de Nuvens

Desenvolvida por: Liziel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meteorologia e Observação do Mundo Natural

Nesta empolgante atividade prática, denominada 'Caçadores de Nuvens', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de explorar o ambiente externo da escola para observar, de maneira atenta, o céu e as variantes formações de nuvens. Munidos de lupas e binóculos confeccionados a partir de materiais recicláveis, como rolos de papel higiênico, os estudantes serão incentivados a observar detalhadamente as formas, os tamanhos e os movimentos das nuvens. Após esta fase de observação cuidadosa, em grupos, eles registrarão suas observações por meio de desenhos de suas nuvens favoritas e participarão de um rico debate sobre como a umidade do ar e as variações climáticas estão intrinsicamente relacionadas à formação das nuvens. Esta atividade não só promove o desenvolvimento de habilidades de observação e apreciação do mundo natural, mas também serve como uma introdução lúdica a conceitos fundamentais de umidade do ar e meteorologia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelo mundo natural, particularmente pelo ciclo da água e fenômenos meteorológicos, como a formação de nuvens. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de observação atenta, sejam capazes de identificar diferentes tipos de nuvens e entender como as condições atmosféricas e a umidade do ar contribuem para essas formações. Além disso, a atividade visa fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz, essenciais para o desenho e a discussão coletiva sobre suas observações.

  • Desenvolver habilidades de observação e interesse pelo mundo natural.
  • Identificar e descrever diferentes tipos de nuvens.
  • Compreender a relação entre umidade do ar, condições climáticas e formação de nuvens.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades de comunicação.
  • Estimular o uso de materiais recicláveis na construção de instrumentos de observação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI03 - Observar o tempo (ensolarado, chuvoso, nublado, quente, frio etc.) para identificar padrões ao longo do tempo.
  • EF02CI04 - Investigar e registrar o efeito do calor do Sol sobre diferentes materiais e superfícies.

Conteúdo Programático

Através desta atividade prática, os alunos entraram em contato com conceitos iniciais de meteorologia e ciências atmosféricas, focando na observação do céu e das formações de nuvens. Entenderão como fatores como umidade e variações de temperatura implicam na formação de diferentes tipos de nuvens. Este conteúdo se alinha à introdução aos fenômenos da natureza, fomentando a curiosidade científica e o respeito pelo meio ambiente.

  • Tipos de nuvens e suas características.
  • Importância da observação do tempo e do céu.
  • Relação entre umidade do ar e formação de nuvens.
  • Impacto das condições atmosféricas no clima.

Metodologia

Através da metodologia 'Mão-na-massa', os alunos serão diretamente envolvidos na observação e investigação do mundo ao seu redor. Esta abordagem prática promoverá uma aprendizagem significativa dos conceitos de umidade do ar e formação de nuvens, além de estimular a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. A construção de binóculos com materiais recicláveis enfatiza a importância da sustentabilidade e inovação na resolução de problemas.

  • Observação direta do céu e das formações de nuvens.
  • Construção de instrumentos de observação com materiais recicláveis.
  • Desenho e compartilhamento das observações em grupo.
  • Debate em grupo sobre umidade do ar e formação de nuvens.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita uma breve introdução teórica seguida da construção dos binóculos e observação das nuvens. Na segunda aula, os alunos trabalharão em seus desenhos e farão a discussão em grupos sobre suas descobertas, culminando na socialização dos aprendizados.

  • Aula 1: Introdução teórica, construção dos binóculos e observação das nuvens.
  • Aula 2: Desenho das nuvens observadas e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a observação e discussão, bem como na qualidade e criatividade de seus desenhos. Será valorizado o uso correto dos termos científicos relacionados às nuvens e às condições climáticas aprendidas durante a atividade. Discussões em grupo serão observadas quanto à capacidade de argumentação e colaboração entre os alunos. Exemplos de contribuições individuais e coletivas serão utilizados como parte do processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis como rolos de papel higiênico para a construção dos binóculos, lupas (se disponíveis), papel, lápis de cor ou giz de cera para os desenhos e folhas de papelão ou plástico que possam servir de suporte para a elaboração dos binóculos. Recomenda-se também a utilização de livros ou recursos digitais que contenham informações e imagens de diferentes tipos de nuvens para enriquecer a discussão e o aprendizado.

  • Rolos de papel higiênico para binóculos.
  • Lupas.
  • Papel e lápis de cor/giz de cera para desenhos.
  • Suporte para binóculos (papelão/plástico).
  • Livros ou recursos digitais sobre tipos de nuvens.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo