Construindo um brinquedo ecológico

Desenvolvida por: Aliny … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Reciclagem

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de sustentabilidade por meio da construção de brinquedos utilizando materiais recicláveis. Eles serão divididos em pequenos grupos e receberão o desafio de criar um brinquedo, escolhendo materiais baseados em suas propriedades como flexibilidade, dureza e transparência. Essa escolha consciente permitirá aos estudantes refletir sobre a importância das propriedades dos materiais no design de objetos do cotidiano, além de promover a criatividade e o trabalho em equipe. Durante a atividade, os alunos deverão discutir em grupo as razões de suas escolhas, buscando a melhor adequação dos materiais para cada parte do brinquedo projetado. A apresentação do produto final proporcionará uma oportunidade para discussão coletiva sobre as escolhas feitas, reforçando o aprendizado sobre as propriedades dos materiais e sua relevância para construções sustentáveis e ecologicamente corretas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fomentar nos estudantes a consciência sobre sustentabilidade e reciclagem, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a identificar e selecionar materiais recicláveis baseando-se em suas propriedades físicas, como flexibilidade, dureza e transparência, e a aplicar esse conhecimento na construção de brinquedos. Além disso, esta atividade estimula a comunicação eficaz e o debate crítico, quando os estudantes discutirão as escolhas de materiais, justificando suas decisões. O objetivo é que, ao final da atividade, os alunos possam compreender a importância do reuso de materiais na preservação do meio ambiente, aplicando os conceitos de sustentabilidade em contextos práticos.

  • Compreender a importância da reciclagem e sustentabilidade.
  • Identificar e selecionar materiais recicláveis segundo suas propriedades físicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a criatividade na construção de objetos sustentáveis.
  • Refletir sobre a funcionalidade e o design sustentável de objetos cotidianos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda conceitos de sustentabilidade, reciclagem, e as propriedades dos materiais. Serão exploradas as capacidades de diferentes materiais recicláveis, como garrafas PET, caixas de papelão e tampinhas, e como suas propriedades físicas os tornam adequados para diversas finalidades. Os alunos também serão instigados a pensar sobre o processo de criação de objetos, do planejamento ao produto final, enfatizando a importância da escolha consciente dos materiais para promover práticas sustentáveis.

  • Conceitos de reciclagem e sustentabilidade.
  • Propriedades dos materiais: flexibilidade, dureza, transparência.
  • Seleção de materiais recicláveis para construção de brinquedos.
  • Processo de design e construção de objetos sustentáveis.
  • Discussão sobre as implicações ambientais da escolha de materiais.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada nesta atividade. Ela permitirá que os alunos assumam um papel ativo no seu processo de aprendizagem ao construírem um brinquedo ecológico. Esta abordagem enfatiza a colaboração, pesquisa e solução de problemas em contexto real, incentivando os estudantes a aplicarem conhecimentos interdisciplinares, pensarem criticamente e refletirem sobre suas ações. A atividade fomentará discussões em grupo e tomadas de decisão coletivas, impulsionando os alunos a argumentarem sobre a escolha dos materiais com base em suas propriedades e no impacto ambiental.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Escolha e discussão de materiais recicláveis baseados em propriedades físicas.
  • Construção de brinquedos a partir dos materiais selecionados.
  • Apresentação dos produtos finais para a turma.
  • Reflexão e debate sobre as propriedades dos materiais e sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos de sustentabilidade, reciclagem e as propriedades dos materiais serão introduzidos. Será o momento de planejamento, onde os alunos discutirão em grupos as melhores estratégias para a construção do brinquedo. Na segunda aula, os alunos executarão a construção dos brinquedos, seguindo a fase de teste e apresentação dos produtos finais à turma, finalizando com uma reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e planejamento do brinquedo.
  • Aula 2: Construção, apresentação e reflexão sobre os brinquedos criados.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo da atividade, observando a participação dos alunos, a colaboração no grupo, a capacidade de argumentação sobre as escolhas dos materiais, e a criatividade na construção do brinquedo. Serão considerados os aspectos de pesquisa, planejamento, execução e reflexão. A apresentação do brinquedo permitirá avaliar a aplicação prática dos conceitos aprendidos, além de fomentar a capacidade de expressão e argumentação dos alunos. Feedback construtivo será fornecido, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis variados, como garrafas PET, caixas de papelão, tampinhas, entre outros, além de tesouras sem ponta, cola, fita adesiva e materiais de colorir. Estes recursos estimularão a criatividade dos alunos, permitindo que explorem diferentes possibilidades de construção e design. Também serão usados recursos como cartazes ou apresentações digitais para introduzir conceitos e propriedades dos materiais.

  • Materiais recicláveis diversos (garrafas PET, caixas de papelão, tampinhas).
  • Tesouras sem ponta, cola e fita adesiva.
  • Materiais de colorir (lápis de cor, canetas hidrográficas).
  • Cartazes ou apresentações digitais para introdução dos conceitos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo