Culturas e a Natureza: Protegendo o Planeta

Desenvolvida por: Rosita… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Meio ambiente, Pluralidade cultural

A atividade 'Culturas e a Natureza: Protegendo o Planeta' tem como objetivo explorar a influência das culturas na preservação ambiental, abordando a interseção entre diversidade cultural e práticas sustentáveis. Os alunos iniciarão o processo por meio de uma metodologia de sala de aula invertida, onde assistirão vídeos sobre práticas sustentáveis em diversas culturas. Este material pré-aula servirá de base para discussões e atividades presenciais. Em sala de aula, os estudantes serão organizados em pequenos grupos para desenvolver maquetes que representam atividades de preservação ambiental de diferentes culturas, utilizando materiais reciclados. Isso promoverá tanto a consciência ambiental quanto o aprendizado sobre o valor da diversidade cultural no contexto global. Espera-se que os alunos desenvolvam empatia e respeito pelas diferenças culturais, ampliando sua percepção sobre o impacto positivo das tradições na preservação do planeta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a promoção da compreensão sobre a relação entre cultura e práticas ambientais sustentáveis, estimulando o respeito e a valorização da diversidade cultural. Além disso, busca-se desenvolver habilidades práticas como a construção de maquetes e capacidades cognitivas relacionadas à pesquisa, análise e apresentação de informações. Essa abordagem também incentiva a responsabilidade ambiental, ao instigar os alunos a pensar criticamente sobre o impacto humano na natureza e a importância de atitudes sustentáveis para um futuro melhor.

  • Compreender a relação entre cultura e práticas sustentáveis.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e construção de maquetes.
  • Incentivar o respeito pela diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o entendimento das inter-relações entre práticas culturais e sustentabilidade, com enfoque em projetos colaborativos que estimulam a pesquisa e a criatividade dos alunos. Este plano prevê a construção de maquetes que imitam soluções de sustentabilidade cultural, promovendo a aplicação prática dos conceitos de reciclagem e reutilização de materiais. Os alunos também serão encorajados a debater sobre as distintas práticas culturais apresentadas nos vídeos, relacionando-as com questões socioambientais contemporâneas. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, preparando os estudantes para se tornarem agentes ativos na preservação ambiental.

  • Estudo das relações entre cultura e meio ambiente.
  • Construção de maquetes com materiais recicláveis.
  • Debate sobre práticas culturais sustentáveis.
  • Cultivo de chás e sua importância 

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada em abordagens ativas que promovem a aprendizagem significativa e participativa. Inicialmente, a abordagem de sala de aula invertida será utilizada para proporcionar aos alunos a experiência prévia com informações relevantes por meio de vídeos. Em aula, o foco estará no trabalho em grupo e em projetos colaborativos, onde os alunos irão construir maquetes e apresentar suas descobertas. Essa metodologia fomenta a autoaprendizagem, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao estimular a empatia e o respeito mútuo durante o trabalho em equipe.

  • Sala de aula invertida.
  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Exploração do pátio e as possibilidades de plantio de chás 
  •  Observação das árvores e plantas que compõem a paisagem escolar

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado em quatro aulas de 60 minutos cada, para permitir um aprofundamento gradual dos temas abordados e garantir o desenvolvimento completo dos objetivos educacionais. Na primeira aula, os alunos irão assistir aos vídeos em casa, realizando seu primeiro contato com o tema. As três aulas subsequentes em sala de aula serão dedicadas a discussões, desenvolvimento de projetos em pequenos grupos e a apresentação das maquetes criadas. Esse planejamento temporal busca garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar e internalizar os conceitos, ao mesmo tempo que maximizam sua interação e colaboração para atingir os objetivos comuns.

  • Aula 1: Assistir vídeos sobre práticas sustentáveis em diversas culturas (Sala de Aula Invertida).
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando com os alunos o tema da atividade: a relação entre culturas e práticas sustentáveis. Explique que eles assistirão a vídeos de práticas sustentáveis realizadas em diferentes culturas. Pergunte aos alunos o que eles já sabem ou pensam sobre o tema para ativar seu conhecimento prévio. Incentive a participação de todos e anote alguns pontos no quadro para referência futura. Avalie o interesse e o conhecimento prévio observando as contribuições dos alunos.

    Momento 2: Exibição dos Vídeos (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos de maneira confortável para assistir aos vídeos escolhidos sobre práticas sustentáveis em várias culturas. Garanta que todos os alunos possam ver e ouvir claramente o material. Pause os vídeos, se necessário, para explicar conceitos importantes e responder a quaisquer perguntas. É importante que você observe se os alunos estão atentos e incentivados a fazer anotações sobre o que acharem interessante. Avalie pelo nível de atenção e participação.

    Momento 3: Discussão em Pares (Estimativa: 15 minutos)
    Após a exibição dos vídeos, peça aos alunos que se reúnam em pares para discutir o que observaram e o que acharam mais surpreendente ou interessante. Dê-lhes orientações para compartilhar suas impressões, respeitando as opiniões alheias. Caminhe pela sala para ouvir as discussões, oferecendo assistência e intervenção quando necessário para incentivar a troca de ideias. Avalie pela qualidade das discussões e nível de engajamento.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo das Impressões (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma novamente para uma discussão coletiva. Permita que as duplas compartilhem suas conclusões e insights sobre os vídeos. Registre as ideias principais no quadro, criando uma lista complementar à escrita anteriormente durante a introdução. Finalize esse momento ressaltando a importância das práticas sustentáveis e como a diversidade cultural enriquece tais práticas. Avalie por meio da observação da participação dos alunos durante as discussões.

  • Aula 2: Discussão em sala sobre práticas culturais e início do projeto de maquetes.
  • Momento 1: Relembrando o que Assistimos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula relembrando os vídeos assistidos na aula anterior. Pergunte aos alunos o que mais os impressionou. Anote no quadro as principais ideias para criar um mapa mental coletivo. É importante que cada aluno sinta-se estimulado a compartilhar suas percepções.

    Momento 2: Discussão Coletiva sobre Práticas Culturais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie uma discussão coletiva sobre as práticas culturais sustentáveis que foram mostradas nos vídeos. Pergunte: 'Quais práticas vocês acham que podemos aplicar aqui na escola ou em casa?' Incentive o diálogo, permitindo que as crianças falem livremente, mas garanta que todos tenham oportunidade de se expressar. Utilize perguntas guia para aprofundar as respostas. Avalie pela participação e interesse.

    Momento 3: Introdução ao Projeto de Maquetes (Estimativa: 15 minutos)
    Explique que os alunos irão criar maquetes inspiradas nas práticas culturais sustentáveis abordadas. Apresente exemplos de maquetes sobre o tema e forneça instruções claras sobre a atividade. Divida a turma em pequenos grupos. Garanta que cada grupo entenda o que é esperado na construção da maquete, e ofereça suporte inicial.

    Momento 4: Planejamento da Maquete em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que, em seus grupos, discutam e planejem o projeto da maquete. Circule pela sala para oferecer orientação e esclarecimentos, incentivando os estudantes a dividir tarefas entre eles. Incentive a colaboração e a criatividade. Avalie o planejamento através da capacidade de articulação das ideias e cooperação entre os integrantes do grupo.

  • Aula 3: Construção das maquetes em grupos com materiais recicláveis.
  • Momento 1: Organização dos Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando com os alunos os materiais recicláveis que serão utilizados. Peça que cada grupo revise se tem tudo que precisa para começar a construção. Explique a importância de deixar o espaço de trabalho limpo e ordenado. Sugira que escolham um líder de materiais por grupo que se responsabilizará por procurar mais recursos, se necessário. Avalie sua preparação pela organização e capacidade de separar os materiais adequados.

    Momento 2: Início da Construção das Maquetes (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a construção de suas maquetes. Incentive-os a implementar o plano discutido na aula anterior, dividindo tarefas entre os membros do grupo. Circule pela sala para observar o progresso dos grupos, oferecendo sugestões e estímulos. Incentive a criatividade destacando as vantagens de usar materiais recicláveis de maneira inovadora. Avalie através da cooperação entre os estudantes e sua habilidade em resolver problemas e compartilhar ideias.

    Momento 3: Ajustes e Detalhamento das Maquetes (Estimativa: 15 minutos)
    Dê um aviso de que restam 15 minutos para finalizarem a atividade do dia. Sugira que os membros do grupo revisem o que foi feito, ajustando e adicionando detalhes nas maquetes para melhor representar as práticas culturais sustentáveis escolhidas. Auxilie os grupos a refinarem ideias e reavaliarem com critério o que faltaria para uma apresentação eficaz. A avaliação se baseará no engajamento dos alunos e na capacidade de colaboração ativa dentro dos grupos.

    Momento 4: Exposição e Feedback Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos grupos que coloquem suas maquetes em uma área comum para uma breve exposição. Permita que os grupos observem as criações uns dos outros e solicite que comentem aspectos positivos ou sugerem melhorias. Ofereça feedback inicial, reconhecendo o trabalho e sugerindo pequenos ajustes. Com isso, estimule o respeito e compartilhamento de experiências. Avalie o respeito mútuo e a capacidade de dar e receber críticas construtivas.

  • Aula 4: Apresentação dos projetos e reflexão sobre as práticas culturais sustentáveis estudadas.
  • Momento 1: Organização e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula organizando o espaço para as apresentações, orientando os alunos a dispor suas maquetes de forma visível. Explique que cada grupo terá um tempo específico para apresentar seu projeto e peça que revejam seus planejamentos para garantir que cada membro saiba seu papel. Avalie a organização e preparo dos alunos observando se todos se mantêm atentos e focados nas instruções.

    Momento 2: Apresentações dos Projetos (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua maquete para a turma. Oriente para que expliquem o conceito de sua maquete, as práticas sustentáveis representadas e a importância da diversidade cultural no projeto. Incentive que todos os membros do grupo participem da apresentação. Enquanto os grupos apresentam, avalie a clareza, criatividade e colaboração através da participação de cada aluno e da forma como transmitem suas ideias.

    Momento 3: Sessão de Perguntas e Respostas (Estimativa: 10 minutos)
    Após cada apresentação, abra espaço para perguntas dos colegas. Estimule os alunos a questionarem sobre os projetos dos outros grupos, incentivando o respeito e a troca de ideias. Oriente para que os alunos ouçam atentamente e respondam de forma clara e educada. Avalie o engajamento dos alunos pela qualidade das perguntas e respostas feitas, observando o interesse e respeito demonstrados.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam sobre práticas culturais sustentáveis e a importância da diversidade cultural na preservação do meio ambiente. Incentive-os a compartilhem suas percepções através de uma discussão coletiva, anotando as ideias principais no quadro. Avalie pela participação ativa e o entendimento demonstrado dos conceitos discutidos.

Avaliação

A avaliação será diversificada, utilizando métodos que permitam ao professor mensurar diferentes aspectos do aprendizado dos alunos. Para começar, haverá avaliação formativa contínua por meio da observação dos alunos durante o processo de construção das maquetes, focando na colaboração e aplicação dos conceitos discutidos. Critérios como a clareza e precisão nas apresentações, a criatividade, e o uso adequado dos materiais recicláveis serão considerados. Além disso, a autoavaliação será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu processo de aprendizagem e participação no projeto. Feedbacks construtivos serão dados pelo professor, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria, sempre considerando a progressão individual e grupal dentro dos parâmetros estabelecidos para a atividade.

  • Observação contínua do trabalho em grupo e construção de maquetes.
  • Autoavaliação da participação e aprendizado.
  • Feedback construtivo sobre as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem vídeos educativos que cobrem práticas sustentáveis em diferentes culturas, materiais recicláveis para a construção de maquetes e ferramentas de apresentação. Esses materiais foram selecionados para enriquecer o processo de ensino e aprendizado, oferecendo aos alunos uma experiência prática e interativa que os engaja profundamente no tema abordado. Os vídeos servirão para contextualizar o conteúdo, enquanto os materiais recicláveis irão proporcionar uma prática direta das ideias aprendidas. Ferramentas digitais podem ser usadas para organizar as apresentações, dependendo da disponibilidade e recursos das escolas, garantindo sempre o respeito à privacidade e segurança dos dados.

  • Vídeos sobre práticas sustentáveis culturais.
  • Materiais recicláveis para maquetes.
  • Ferramentas de apresentação digital (quando disponível).

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a tarefa diária dos docentes é desafiadora e muitas vezes sobrecarregada, mas é essencial assegurar uma aprendizagem inclusiva e acessível para todos os alunos. Para essa atividade, recomenda-se simplificar a linguagem dos vídeos e garantir que os materiais sejam apresentados de forma acessível e clara a todos os alunos. Incentivar a formação de grupos heterogêneos pode promover a inclusividade e troca de saberes entre os estudantes. A criação de um ambiente colaborativo e respeitoso é fundamental para garantir que todos os alunos sintam-se seguros e encorajados a participar, explorando suas potencialidades e construindo conhecimentos de forma partilhada e equitativa.

  • Simplificar a linguagem dos vídeos educativos.
  • Formar grupos heterogêneos para favorecer a troca de saberes.
  • Criar um ambiente colaborativo e respeitoso.

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