A atividade pedagógica 'Debate Científico Infantil: Todos Contra a Dengue!' é uma proposta interativa destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com uma exposição introdutória sobre a dengue, incluindo informações sobre a doença, seu vetor (o mosquito Aedes aegypti) e as principais medidas de prevenção, esta atividade tem como objetivo fomentar um espaço de diálogo e troca de experiências entre os estudantes sobre o tema. Os alunos serão incentivados a compartilhar histórias pessoais relacionadas à dengue, bem como dúvidas e curiosidades, em um ambiente que estimula o respeito mútuo e a aprendizagem colaborativa. A metodologia ativa, envolvendo técnicas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, será utilizada para garantir a participação ativa dos alunos e promover o desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade social relacionada à prevenção da dengue em suas comunidades. Além disso, haverá a criação de materiais informativos pelos alunos, como forma de aplicação do conhecimento adquirido e disseminação de informações sobre prevenção à doença.
Através desta atividade, busca-se engajar os alunos na compreensão da importância da prevenção à dengue, promovendo a conscientização sobre seu vetor e ensejando a adoção de práticas saudáveis para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Os objetivos incluem o desenvolvimento da capacidade de comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico, fundamentais para que os estudantes se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Visa-se também a compreensão dos impactos da dengue na saúde pública e o estímulo à pesquisa e investigação científica desde cedo, através da curiosidade e do questionamento.
O conteúdo programático abordará aspectos fundamentais sobre a dengue, destacando seu agente transmissor, ciclo de vida, sintomas, tratamento e, principalmente, formas de prevenção. Este conhecimento será construído progressivamente, iniciando com a exposição de informações básicas, seguida por discussões em grupo e atividades práticas. A metodologia ativa selecionada possibilitará uma compreensão holística do tema, encorajando os alunos a se engajarem ativamente na aprendizagem e na aplicação prática do conhecimento adquirido.
A atividade utilizará uma combinação de metodologias ativas, visando maximizar a participação dos alunos e a aplicação prática do conhecimento teórico. A saída de campo permitirá aos alunos observarem e identificarem potenciais criadouros do mosquito transmissor em suas próprias comunidades, enquanto a atividade mão-na-massa incentivará a criação de materiais informativos sobre prevenção. A roda de debate servirá como espaço de compartilhamento de ideias e experiências, promovendo a comunicação e o respeito mútuo. A aprendizagem baseada em projetos e em jogos facilitará a assimilação de conceitos de forma lúdica e significativa.
A atividade terá um total de 2 horas, organizadas em uma sessão de aproximadamente 170 minutos. Iniciaremos com a exposição introdutória sobre a dengue, seguida pela saída de campo, atividade mão-na-massa e desenvolvimento do mini-projeto de pesquisa. A roda de debate e o jogo educativo serão intercalados ao longo da sessão para manter o engajamento e a dinamicidade da aprendizagem.
A avaliação da atividade será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas. Será considerada a criatividade e o empenho na criação dos materiais informativos, bem como a colaboração e a comunicação efetiva durante a roda de debate. A capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a prevenção da dengue, tanto na proposta da saída de campo quanto no projeto de pesquisa, também será avaliada. Feedbacks construtivos serão oferecidos após a apresentação dos projetos, focando nos pontos de aprendizagem mais significativos.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais para a criação de cartazes (papel, canetas, cola, tesoura), acesso à área externa para a saída de campo, recursos didáticos para a introdução teórica sobre a dengue e equipamentos para a apresentação dos projetos (computador, projetor). O jogo educativo sobre a dengue poderá ser uma ferramenta digital ou um tabuleiro físico, dependendo da disponibilidade de recursos na escola.
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