O projeto 'Mini-Museu da Evolução' é uma atividade prática destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo principal a compreensão dos conceitos de evolução e adaptação das espécies ao longo do tempo. Através da visualização de vídeos selecionados sobre o tema, os estudantes irão embarcar numa jornada pelo vasto mundo da evolução das espécies. Após a assimilação do conteúdo, os alunos serão convidados a utilizar materiais recicláveis para criar representações de diferentes seres vivos, destacando suas adaptações significativas. Essas criações formarão um 'Mini-Museu da Evolução' em sala de aula, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar e explicar o processo evolutivo de seu modelo aos colegas. Esta metodologia proporciona uma aprendizagem significativa e interativa, permitindo que os alunos se tornem protagonistas do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação e criatividade.
Esta atividade tem como objetivo fomentar a compreensão da teoria da evolução e sua importância para a ciência moderna, além de destacar o papel das adaptações na sobrevivência das espécies. Busca-se também incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe, a criatividade, a comunicação eficaz e o pensamento crítico. A utilização de materiais recicláveis para a construção dos modelos evolutivos propicia uma consciência ambiental, enfatizando a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais.
O conteúdo programático desta atividade contempla a introdução aos conceitos fundamentais da teoria da evolução, destacando as adaptações das espécies como mecanismos chave para a sobrevivência e diversificação dos seres vivos. Além disso, abrange a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais, integrando conhecimentos de ciências naturais com questões ambientais atuais.
A metodologia proposta é a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos assistem a vídeos sugeridos sobre a evolução das espécies como tarefa de casa, permitindo que o tempo em sala seja dedicado à construção do conhecimento de forma mais prática e interativa. Os alunos serão agrupados e incentivados a discutir as ideias apresentadas nos vídeos, realizando uma pesquisa adicional se necessário. Posteriormente, utilizarão materiais recicláveis para criar modelos representativos de diversos seres vivos e suas adaptações, culminando na apresentação de seu 'Mini-Museu da Evolução' para a classe.
A execução do projeto 'Mini-Museu da Evolução' será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada, onde na primeira aula os alunos discutirão sobre os vídeos assistidos e iniciarão a criação de seus modelos. Na segunda aula, eles finalizarão os modelos e prepararão suas apresentações para o mini-museu.
A avaliação desta atividade será qualitativa, observando a participação efetiva dos alunos, a criatividade na elaboração dos modelos com materiais recicláveis, a profundidade da pesquisa realizada para a construção do conhecimento evolutivo, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação do mini-museu. Será valorizada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, demonstrando respeito e cooperação entre os colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos sobre a evolução das espécies selecionados por faixa etária, materiais recicláveis diversos (papéis, plásticos, metais etc.), cola, tesoura, acessórios para decoração (tintas, pincéis, tecidos) e internet para pesquisas adicionais. Esta combinação de recursos visa promover uma experiência de aprendizagem rica e multidisciplinar.
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