Caça ao Tesouro do Folclore

Desenvolvida por: Helois… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, História e Artes
Temática: Folclore Brasileiro

A atividade 'Caça ao Tesouro do Folclore' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma imersão na rica cultura do folclore brasileiro através de um jogo dinâmico e interativo. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e participarão de uma caçada ao tesouro que se desenrolará dentro da escola ou em um espaço ao ar livre, dependendo das condições climáticas e da disponibilidade do local. Cada etapa da caça esconde uma pista que leva ao próximo 'tesouro', sendo cada pista relacionada a diferentes elementos do folclore brasileiro, como lendas, mitos, personagens e lições moralistas. Para decifrar as pistas e avançar para o próximo ponto, os alunos terão que resolver charadas ou enfrentar desafios simples que exigem conhecimento sobre o folclore. Este formato de aprendizado, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, promove não apenas a cooperação e o trabalho em equipe, mas também oferece uma maneira divertida e significativa de aprender, reforçando o conteúdo sobre o folclore brasileiro de forma lúdica e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito central desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e valorizar as diversas manifestações do folclore brasileiro, utilizando a ludicidade como ferramenta de aprendizado. Espera-se que, ao final da caça ao tesouro, os alunos consigam identificar principais lendas, mitos e personagens do folclore nacional, compreendendo assim, a importância dessas narrativas na formação da identidade cultural brasileira. Além disso, objetiva-se fomentar habilidades sociais como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a resolução de problemas, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. A atividade busca ainda estimular o pensamento crítico e a criatividade, ao desafiá-los a resolver enigmas e charadas relacionadas ao tema.

  • Identificar e caracterizar elementos do folclore brasileiro, como lendas, mitos e personagens.
  • Promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade na resolução de problemas.
  • Valorizar a cultura nacional através do reconhecimento de suas manifestações folclóricas.
  • Aplicar conhecimentos prévios sobre o folclore brasileiro em situações de jogo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade girará em torno do folclore brasileiro, abrangendo suas principais lendas, mitos, personagens e as lições moralistas que estas narrativas trazem consigo. Será uma oportunidade para os alunos explorarem e aprofundarem seu conhecimento sobre a vasta tapeçaria cultural do Brasil, de forma interativa e envolvente. Através da resolução de charadas e enigmas, os estudantes poderão aplicar e expandir sua compreensão do folclore, conectando-o às diversas áreas do conhecimento, como a Língua Portuguesa, História e Artes, fomentando uma visão holística e crítica sobre a materia.

  • Conceito e importância do folclore brasileiro.
  • Principais lendas e mitos do folclore brasileiro.
  • Personagens icônicos do folclore e suas histórias.
  • Moral e lições presentes nas narrativas folclóricas.
  • Relação entre folclore, cultura e identidade brasileira.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada na 'Caça ao Tesouro do Folclore' combina Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo uma experiência de aprendizado imersiva e participativa. Os alunos trabalharão em grupos para solucionar as charadas e desafios, o que estimulará a colaboração e solidariedade entre eles. Posteriormente, a Roda de Debate será utilizada como meio de reflexão coletiva sobre as experiências vividas durante a caça ao tesouro, permitindo que compartilhem aprendizados, dúvidas e curiosidades sobre o folclore brasileiro. Esta abordagem dinâmica assegura que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, favorecendo a assimilação significativa do conteúdo.

  • Briefing inicial com instruções e divisão dos grupos.
  • Caça ao Tesouro com charadas e desafios sobre o folclore.
  • Roda de Debate para compartilhar experiências e aprendizados.
  • Elaboração de murais criativos com os elementos do folclore explorados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida em três etapas principais: briefing inicial e formação dos grupos (10 minutos), a caça ao tesouro propriamente dita (40 minutos) e a roda de debate para compartilhamento de experiências e aprendizados (10 minutos).

  • Aula 1: Briefing, Caça ao Tesouro do Folclore e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da 'Caça ao Tesouro do Folclore' se dará de forma formativa e contínua, observando-se a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade. Será dada atenção ao modo como aplicam seus conhecimentos prévios sobre folclore na resolução dos desafios, bem como na capacidade de trabalho em equipe. Além disso, a reflexão compartilhada na Roda de Debate será considerada para avaliar o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de expressar ideias. Pontos extras podem ser concedidos por criatividade e iniciativa no decorrer da atividade. A avaliação buscará reconhecer o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem propostos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro do Folclore', serão necessários materiais simples, como pistas impressas relacionadas ao folclore brasileiro, mapas da 'caça', e distintivos ou bandanas para identificar os diferentes grupos. A decorrência da atividade ao ar livre requer um espaço seguro e adequado. Materiais para a elaboração dos murais, como cartolina, marcadores, cola e tesoura, também serão utilizados. Dispositivos digitais como tablets ou smartphones podem ser empregados para registrar momentos da atividade ou acessar informações adicionais sobre o folclore, se disponíveis e apropriados ao contexto.

  • Pistas impressas com charadas e desafios.
  • Mapas da caça ao tesouro.
  • Distintivos ou bandanas para os grupos.
  • Materiais para criação de murais (cartolina, marcadores, cola, tesoura).
  • Dispositivos digitais (tablets, smartphones), se disponíveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo