Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Adaptação dos animais ao ambiente

Nessa atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives da natureza. Divididos em grupos, eles receberão missões especiais que os guiarão a descobrir os mistérios do mundo animal. Cada grupo receberá fichas contendo características diversas sobre animais, tais como alimentação, formas de reprodução, tipos de locomoção, entre outros. O objetivo será identificar, por meio de pesquisas no ambiente escolar e com o uso de livros e internet, quais animais possuem as características listadas. Após a pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas, utilizando argumentos para sustentar sua escolha de animais com base nas características estudadas. A atividade culminará em um rico debate sobre como os animais se adaptam a seus habitats, promovendo uma reflexão sobre a biodiversidade e a importância da preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fomentar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a curiosidade e o interesse pelo mundo animal e seus diversos habitats. Ao se tornarem detetives da natureza, eles desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Através da investigação das características dos animais e da reflexão sobre suas adaptações ao ambiente, espera-se que os alunos compreendam a importância da conservação das espécies e seus habitats naturais. Além disso, a atividade visa promover o trabalho em equipe, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de comunicação eficaz.

  • Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre os animais e seus habitats.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de análise crítica sobre informações.
  • Promover a compreensão das adaptações dos animais ao meio ambiente.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • EF03CI06: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui o estudo das características dos animais, tais como alimentação, reprodução, locomoção e adaptação ao ambiente. A abordagem desses temas propicia a oportunidade para os alunos explorarem a diversidade da vida animal e compreenderem a importância das adaptações biológicas para a sobrevivência das espécies em seus respectivos habitats.

  • Características dos animais: alimentação, reprodução, locomoção.
  • Habitats e adaptações ao ambiente.
  • Biodiversidade e conservação.

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa, promovendo a participação direta dos alunos no processo de aprendizado. Utilizar-se-á a técnica de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos, divididos em grupos, agirão como detetives realizando pesquisas, debates e apresentações. Esta abordagem visa estimular o pensamento crítico, a colaboração entre pares e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

  • Pesquisa em campo e online.
  • Trabalho em grupo.
  • Debate em classe.
  • Apresentação das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em duas partes: a primeira meia hora será dedicada à pesquisa e discussão em grupos; e a segunda meia hora será reservada para as apresentações dos grupos e debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, distribuição das fichas de pesquisa, início da investigação. Discussão em grupos e pesquisa sobre as características dos animais. Apresentação das conclusões dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação, o engajamento e a colaboração dos alunos. Será avaliado o esforço em pesquisar e compreender as características dos animais, a qualidade da apresentação das conclusões, a habilidade de argumentação durante o debate e o respeito pelas ideias dos colegas. O professor poderá utilizar rubricas específicas para avaliar os aspectos mencionados, garantindo uma avaliação justa e coerente com os objetivos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet, livros didáticos e de ciências sobre animais, fichas com características de animais para distribuição aos grupos, e materiais de apoio para as apresentações, como papel, canetas e acesso a computadores ou tablets.

  • Acesso à internet.
  • Livros didáticos e de ciências.
  • Fichas com características de animais.
  • Materiais para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo