Exploradores do Céu

Desenvolvida por: Celma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

Esta atividade, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, propõe uma imersiva jornada de descoberta e exploração do céu diurno e noturno. Os alunos serão instigados a observar o céu durante uma semana, registrando a aparição de corpos celestes como o Sol, a Lua, estrelas e planetas em diferentes horários. O objetivo é que, através da observação direta e do uso de mapas estelares simples e aplicativos de astronomia, eles consigam identificar padrões nos movimentos dos corpos celestes. O projeto se vale de uma abordagem prática para o ensino de ciências, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico por meio da criação de maquetes ou ilustrações que representem suas observações e conclusões. A culminância do projeto ocorrerá no 'Festival do Céu', um evento onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas descobertas para a turma, promovendo assim a partilha de conhecimento, a expressão criativa e o respeito pelo vasto universo que nos rodeia.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar desta atividade, os alunos serão capazes de aprimorar habilidades de observação e registro, essenciais para o estudo científico, ao mesmo tempo em que desenvolvem a capacidade de reconhecer e entender os padrões e ciclos naturais que governam os movimentos dos corpos celestes. Eles aprenderão a utilizar ferramentas tecnológicas e recursos visuais para auxiliar na identificação e interpretação desses fenômenos, além de ganhar uma compreensão mais rica do universo. A atividade também visa fomentar habilidades de colaboração e comunicação, à medida que os alunos trabalham juntos para criar representações artísticas de suas observações e as compartilham com seus colegas em um ambiente de aprendizado coletivo e interativo.

  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
  • Identificar e entender os padrões de movimento de corpos celestes.
  • Utilizar tecnologias e recursos visuais em estudos astronômicos.
  • Promover a expressão criativa e habilidades de apresentação.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a comunicação efetiva.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica deste plano de aula está centrada na exploração do céu, visando introduzir conceitos fundamentais de astronomia por meio da observação direta do céu diurno e noturno e da utilização de recursos tecnológicos e artísticos. Além de abordar a astronomia de forma prática e lúdica, a atividade é desenhada para integrar conhecimentos interdisciplinares, articulando ciências, artes e tecnologia, para fomentar uma compreensão holística e criativa do estudo do universo.

  • Observação do céu diurno e noturno
  • Padrões de movimento de corpos celestes
  • Uso de aplicativos de astronomia e mapas estelares
  • Criação de maquetes e ilustrações astronômicas
  • Apresentação e compartilhamento de descobertas

Metodologia

Para esta atividade, adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a realizar observações preliminares em casa e trazer suas descobertas para a sala, onde serão discutidas e aprofundadas. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada por meio do uso de aplicativos de astronomia, que oferecem uma experiência interativa de aprendizado sobre o movimento dos corpos celestes. As tarefas de criar maquetes e ilustrações proporcionarão uma abordagem hands-on que fortalece a compreensão dos conceitos abordados, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade.

  • Sala de Aula Invertida
  • Observação e registro individual em casa
  • Discussão e análise em sala de aula
  • Uso de aplicativos de astronomia
  • Criação de maquetes e ilustrações
  • Festival do Céu: apresentação das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos, dividindo-se entre a discussão e análise dos registros de observação, orientação para o uso dos aplicativos de astronomia e a construção das maquetes e ilustrações, finalizando com a organização e execução do Festival do Céu.

  • Aula 1: Discussão dos registros de observação e introdução aos aplicativos de astronomia.
  • Aula 2: Criação de maquetes/ilustrações e preparação para o Festival do Céu.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o projeto, desde a fase de observação até a participação no Festival do Céu. Serão considerados critérios como clareza e detalhamento nos registros de observação, criatividade e acurácia nas maquetes e ilustrações, além da capacidade de articular suas descobertas durante a apresentação. A avaliação terá um caráter formativo, focando no processo de aprendizagem e na capacidade de aplicar os conceitos de astronomia de maneira prática e criativa.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como internet para o acesso a aplicativos de astronomia, materiais para a confecção de maquetes (papel, cola, tesoura, tintas, etc.), mapas estelares impressos ou digitais, cadernos ou tablets para os registros de observação. A sala de aula deve proporcionar um ambiente colaborativo, equipado com projetor ou telas para a visualização coletiva de mapas estelares e tutoriais dos aplicativos de astronomia.

  • Internet e dispositivos com acesso a aplicativos de astronomia
  • Materiais para maquetes e ilustrações
  • Mapas estelares
  • Cadernos ou tablets para registros
  • Projetor ou telas para visualizações coletivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo