Jogo do Som Misterioso

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Percepção Auditiva e Propriedades dos Materiais

Nesta atividade interativa e lúdica, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos sons. Utilizando uma variedade de objetos comuns do cotidiano, eles serão desafiados a identificar cada um apenas pelo som que produz, estimulando a percepção auditiva e promovendo a curiosidade científica. O professor preparará uma caixa contendo objetos que podem ser agitados, raspados, batidos, entre outros, para produzir sons distintos. Com os olhos vendados, cada aluno terá a oportunidade de escutar o som gerado por um objeto selecionado aleatoriamente e tentará adivinhar qual é o objeto, discutindo em seguida sobre as características do som (por exemplo, se é alto, baixo, agudo ou grave) e como essas características podem fornecer pistas sobre o material do objeto e sua forma. Esse jogo não apenas aborda a percepção auditiva, mas também estimula uma investigação acerca de como os sons são produzidos e quais fatores influenciam sua variação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a percepção auditiva dos alunos, capacitando-os a identificar e classificar objetos com base no som que produzem. Esse processo visa estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico, ao explorar como diferentes materiais e formas influenciam as características dos sons. Além disso, a atividade pretende promover habilidades de comunicação, trabalho em equipe e reflexão, à medida que os alunos discutem suas observações e conclusões com os colegas. Ao conectar o conceito de som com experiências concretas, espera-se que os estudantes adquiram uma compreensão mais profunda sobre os princípios básicos da acústica.

  • Desenvolver a percepção auditiva dos alunos.
  • Estimular a curiosidade sobre como os sons são produzidos.
  • Promover a capacidade de comunicação e trabalho em equipe.
  • Explorar o pensamento crítico através da identificação de padrões sonoros.
  • Conectar conceitos científicos com experiências práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Conteúdo Programático

Esta atividade foi cuidadosamente projetada para alinhar-se ao currículo escolar, enfocando não apenas a exploração dos sons, mas também incorporando elementos essenciais das ciências, como a identificação de diferentes materiais e a observação de como suas propriedades afetam a produção de som. Através deste jogo, os estudantes terão uma introdução prática aos conceitos de acústica e física, familiarizando-se com ideias como vibração e frequência de uma maneira divertida e envolvente.

  • Percepção e classificação de sons
  • Propriedades dos materiais e sua relação com o som
  • Conceitos básicos de acústica e vibração
  • Comunicação e trabalho em equipe
  • Observação, hipótese e conclusão

Metodologia

A metodologia escolhida para esta atividade envolve uma abordagem prática e interativa, engajando os alunos através do método 'Mão-na-massa', onde eles serão ativamente envolvidos na exploração dos sons. Utilizaremos também a 'Roda de Debate' para fomentar discussões em grupo sobre as experiências e observações feitas, e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Este conjunto de estratégias visa não apenas o entendimento teórico dos conceitos abordados, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas importantes.

  • Exploração prática de objetos para produção de sons
  • Debates em grupo sobre as caractéristicas dos sons
  • Atividades lúdicas para identificação de objetos pelo som
  • Discussão acerca dos materiais e formas dos objetos e seus efeitos nos sons produzidos
  • Construção conjunta do conhecimento sobre acústica e vibração

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o conceito de som e suas características, seguido pela exploração prática dos objetos e identificação dos sons. Na segunda aula, os alunos participarão de rodas de debate para discutir suas experiências e aprenderão mais sobre o impacto dos materiais e formas na produção de som.

  • Aula 1: Introdução ao som e exploração prática (60 minutos)
  • Aula 2: Rodas de debate e consolidação do aprendizado (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua e formativa, observando a participação ativa e o envolvimento dos alunos nas atividades práticas e discussões em grupo. Será dado um peso especial à capacidade de escuta, raciocínio lógico para a identificação dos objetos através dos sons, e à habilidade de comunicar suas observações de maneira clara durante as rodas de debate. A proficiência não será medida apenas pela quantidade de respostas corretas, mas também pelo empenho em participar e pela qualidade das reflexões compartilhadas com o grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos objetos que produzam sons distintos quando manipulados (por exemplo, chaves, garrafas de água, papel amassado, etc.), caixas ou sacolas para esconder os objetos, vendas para os olhos dos alunos e um espaço de sala de aula que permita a circulação e a formação de pequenos grupos para discussão. Esse conjunto de recursos simples, mas eficazes, facilitará uma imersão completa no processo de aprendizagem e descoberta.

  • Objetos variados para produção de sons
  • Caixas ou sacolas para ocultar os objetos
  • Vendas para os olhos dos alunos
  • Espaço adequado para atividade prática e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo