Esta atividade prática tem como objetivo introduzir os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao mundo da programação e da Inteligência Artificial (IA), por meio da criação de chatbots. Utilizando uma plataforma de criação de chatbots simples e segura, os alunos terão a oportunidade de compreender os princípios básicos que regem o funcionamento dos chatbots, bem como sua aplicação prática no dia a dia. A atividade será dividida em duas partes principais: na primeira, os alunos, com o auxílio do professor, aprenderão sobre o funcionamento dos chatbots e planejarão as respostas que querem implementar, focando em saudações, curiosidades sobre ciências e maneiras de ajudar a organizar a rotina de estudos. Na segunda parte, eles colocarão em prática o que planejaram, programando e testando seus chatbots. Isso incluirá uma introdução às estruturas básicas de programação como condições e laços de repetição. Ao final da atividade, cada aluno apresentará o chatbot que criou, explorando as funcionalidades e respostas programadas, em uma valiosa oportunidade de compartilhar conhecimento e incentivar a troca de aprendizados entre os pares.
O objetivo desta atividade vai além de simplesmente introduzir os alunos ao conceito de Inteligência Artificial e programação; ambiciona-se despertar o interesse pela tecnologia e pelo pensamento lógico-computacional. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de compreender os princípios básicos de funcionamento dos chatbots, reconhecendo sua utilidade no cotidiano. Além disso, pretende-se que adquiram conhecimentos introdutórios em programação, capacitando-os a programar respostas simples em um chatbot. Este aprendizado estimulará o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da resolução de problemas, fatores essenciais no cenário tecnológico atual e futuro.
A atividade de criação de chatbots proporciona uma introdução prática aos conceitos de Inteligência Artificial e programação, dois pilares fundamentais no mundo tecnológico atual. Por meio do desenvolvimento de chatbots, os alunos terão a chance de aplicar o raciocínio lógico, explorar a criatividade e entender melhor como a tecnologia pode ser utilizada para automatizar tarefas e fornecer informações úteis de maneira interativa.
Esta atividade será baseada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a aprenderem de forma lúdica e interativa. O processo envolverá desafios práticos de programação, onde os alunos terão que solucionar problemas e implementar soluções criativas no desenvolvimento dos seus chatbots. O aprendizado será facilitado através de discussões em grupo e exploração conjunta das diversas funcionalidades que um chatbot pode oferecer, tornando a experiência educativa tanto divertida quanto informativa.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. A primeira aula será dedicada à introdução sobre chatbots e IA, e ao planejamento das respostas do chatbot. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão no desenvolvimento e programação dos seus chatbots, realizando testes e ajustes necessários. Finalmente, a quarta aula será reservada para a apresentação dos chatbots para a turma, permitindo que cada aluno demonstre o trabalho realizado e receba feedback dos colegas.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios como a criatividade na elaboração das respostas programadas no chatbot, a eficácia na resolução de problemas encontrados durante a programação, a colaboração e participação durante o processo de aprendizagem, e a capacidade de apresentação do chatbot desenvolvido. Serão considerados tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, incentivando o esforço individual e coletivo. A avaliação formativa permitirá que o professor acompanhe o progresso dos alunos, fornecendo retorno construtivo para melhorias contínuas.
Para a realização dessa atividade pedagógica, será necessário utilizar computadores ou tablets com acesso à internet, para que os alunos possam acessar a plataforma de criação de chatbots. Também será fundamental o uso de um projetor e uma tela para as apresentações finais dos chatbots. Materiais de apoio, como tutoriais de programação simplificados e exemplos de chatbots, serão disponibilizados para auxiliar os alunos no desenvolvimento dos seus projetos.
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