Mini-Telescópios Observadores do Céu

Desenvolvida por: Mirian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia e Óptica

Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no universo da astronomia e da física óptica de maneira lúdica e participativa. Utilizando materiais de baixo custo e fáceis de encontrar, como tubos de papelão e lentes de óculos de leitura, eles construirão seus próprios telescópios. Esta atividade não só envolve princípios básicos de óptica mas também oferece uma experiência prática inestimável, estimulando a curiosidade científica e a exploração do céu noturno. A saída de campo noturna programada permitirá aos alunos testarem seus telescópios, observando e registrando objetos celestes como a Lua, planetas visíveis a olho nu e constelações. Esse processo de construção, observação e debate sobre as observações celestes tem o potencial de não apenas enriquecer o conhecimento científico dos alunos, mas também de fomentar habilidades importantes como trabalho em equipe, pensamento crítico e uma apreciação mais profunda pelo universo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é despertar o interesse dos alunos pelo estudo da astronomia e óptica, mediante a construção de um modelo simples de telescópio e a observação do céu noturno. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender conceitos básicos da óptica, como o funcionamento das lentes e a técnica de zoom, além de identificar alguns dos principais objetos celestes visíveis a olho nu. Este projeto visa também desenvolver habilidades sociais e cognitivas, como trabalho em equipe, observação cuidadosa, registros detalhados e participação em discussões produtivas sobre as observações feitas.

  • Construir um telescópio caseiro utilizando materiais simples.
  • Compreender princípios básicos da óptica e como os telescópios ampliam imagens distantes.
  • Identificar objetos celestes visíveis a olho nu, utilizando o telescópio construído.
  • Realizar observações astronômicas e registrar os achados.
  • Participar de discussões em grupo para compartilhar descobertas e construir conhecimento coletivamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

Esta atividade é concebida para proporcionar uma aprendizagem significativa em ciências, com foco em astronomia e óptica. Por meio da construção de telescópios, discussões em grupo e observação do céu noturno, os estudantes terão uma introdução prática a esses tópicos, compreendendo não somente os princípios científicos envolvidos, mas também a importância da observação e registro científico. O conteúdo abordará a estrutura e função dos telescópios, princípios básicos de óptica, bem como uma introdução a objetos celestes facilmente visíveis como a Lua, planetas e constelações.

  • Conceitos básicos de óptica e funcionamento de um telescópio.
  • Materiais e procedimentos para a construção de um telescópio caseiro.
  • Introdução aos objetos celestes visíveis a olho nu (Lua, planetas, estrelas, constelações).
  • Técnicas de observação astronômica e registro de dados.
  • Discussão sobre as observações realizadas e compartilhamento do conhecimento.

Metodologia

Esta atividade adotará múltiplas metodologias de ensino ativo, visando uma experiência de aprendizagem rica e envolvente para os estudantes. A construção dos telescópios será uma atividade 'Mão-na-massa', onde os alunos poderão aplicar conceitos de óptica de maneira prática. A 'Saída de Campo' noturna promove a observação direta do céu, permitindo a aplicação imediata dos telescópios construídos. Durante a 'Roda de Debate', os alunos poderão discutir suas observações, promovendo a reflexão e o compartilhamento de conhecimento. A 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão integradas por meio de tarefas de observação e registro, incentivando a colaboração e o pensamento crítico.

  • Construção de telescópios em uma atividade prática.
  • Saída de campo para observação do céu.
  • Roda de debates para discussão das observações.
  • Tarefas relacionadas à identificação e registro de objetos celestes.
  • Utilização de jogos e atividades lúdicas para a fixação do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 5 horas, divididas em sessões de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Iniciaremos com uma introdução ao projeto e construção dos telescópios, seguida de uma sessão teórica sobre óptica. As sessões subsequentes incluem a preparação para a observação, a saída de campo para observação do céu noturno e, por último, a sessão de debates e apresentações dos registros feitos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da construção dos telescópios.
  • Aula 2: Continuação da construção dos telescópios e introdução à óptica.
  • Aula 3: Preparação para a observação e revisão dos conceitos de óptica.
  • Aula 4: Saída de campo para observação do céu noturno.
  • Aula 5: Roda de debates sobre as observações e conclusão do projeto.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto - desde a construção dos telescópios até as discussões em grupo e registros das observações astronômicas. Será dada especial atenção à capacidade de aplicar conceitos de óptica na construção do telescópio, bem como à qualidade e detalhamento dos registros de observação. As habilidades de comunicação dos alunos também serão avaliadas durante a roda de debates, considerando a clareza com que compartilham suas descobertas e como contribuem para a construção do conhecimento do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns materiais básicos e de fácil acesso: tubos de papelão (rolinhos de papel higiênico ou tubos postais), lentes de óculos de leitura de baixo custo, fita adesiva forte e tesouras. Além destes, será importante ter disponível um local seguro para a observação do céu noturno, preferencialmente com pouco ou nenhum poluição luminosa. O uso de fichas ou cadernetas de observação para registro das atividades de campo também é recomendado, assim como materiais de uso comum em sala de aula (papel, lápis, borracha) para anotações e desenhos.

  • Tubos de papelão (rolinhos de papel higiênico ou tubos postais)
  • Lentes de óculos de leitura (baixo custo)
  • Fita adesiva
  • Tesouras
  • Local seguro para observação do céu noturno
  • Fichas ou cadernetas de observação
  • Materiais de escritório (papel, lápis, borracha)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo