Plantando o Futuro

Desenvolvida por: Marli … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atividade 'Plantando o Futuro' propõe uma imersão prática e teórica no estudo do solo, por meio da qual os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre sua composição e importância, culminando no plantio de duas árvores frutíferas no pátio da escola. Antes do plantio, os alunos realizarão pesquisas sobre diferentes árvores frutíferas, incluindo análise das necessidades específicas de cada uma quanto ao tipo de solo, quantidade de água e luz necessária. Este projeto visa não somente ensinar sobre ecologia e responsabilidade ambiental, mas também promover o trabalho em equipe e a observação científica, pois os estudantes terão a oportunidade de acompanhar o crescimento das árvores ao longo do ano. Serão discutidos temas como a composição do solo, a importância da biodiversidade e o papel crucial que as árvores desempenham no equilíbrio dos ecossistemas. Incorporando metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade permite que os alunos se tornem protagonistas do seu processo educativo, conectando conhecimento teórico com práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é oferecer uma experiência educativa que aproxima os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do meio ambiente de maneira prática e reflexiva. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar diferentes tipos de solo e entender sua importância para a vida na Terra, especialmente para o cultivo de plantas e a sustentação de árvores frutíferas. Além disso, busca-se promover a consciência ambiental e a responsabilidade no cuidado com o espaço comum, incentivando a observação contínua das árvores plantadas como um projeto de longo prazo.

  • Identificar os componentes do solo e entender sua importância
  • Pesquisar e relatar sobre necessidades específicas de árvores frutíferas
  • Praticar o plantio e cuidado com árvores, desenvolvendo responsabilidade ambiental
  • Observar e documentar o crescimento das árvores ao longo do tempo
  • Promover o trabalho em equipe e a investigação científica no estudo do meio ambiente

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI09: Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
  • EF03CI10: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

Conteúdo Programático

Neste projeto, abordaremos temas fundamentais para o entendimento do meio ambiente, enfatizando a composição do solo, a biodiversidade, e o ciclo de vida das plantas. Ao investigar diferentes árvores frutíferas e suas necessidades específicas, os alunos exploram conceitos de ecologia, botânica e sustentabilidade, interligando saberes de diversas áreas do conhecimento. A atividade é desenhada para motivar os estudantes a pensar criticamente sobre o papel do ser humano na preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de pesquisa, observação e documentação científica.

  • Composição e tipos de solo
  • Importância das árvores no ecossistema
  • Necessidades específicas de água, luz e solo para diferentes tipos de árvores frutíferas
  • Métodos de plantio e cuidados com plantas
  • Prática de documentação e observação do crescimento das plantas

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Inicia com uma fase de pesquisa, seguida de discussões em grupo para compartilhar informações e planejar o plantio. O plantio das árvores será um momento prático, onde os alunos aplicarão seus conhecimentos sobre solo e necessidades das plantas. Para complementar, o acompanhamento do crescimento das árvores ao longo dos meses permite que os alunos se envolvam em um projeto de longa duração, observando as mudanças e proporcionando cuidados contínuos.

  • Pesquisa em grupo sobre diferentes árvores frutíferas
  • Discussões em grupo para síntese das informações coletadas
  • Preparação prática do solo e plantio seguindo os requisitos estudados
  • Monitoramento regular e documentação do crescimento das árvores
  • Reflexão e discussão sobre os aprendizados e observações ao longo do projeto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, pesquisa e discussão em grupos. A segunda aula será dedicada ao plantio das árvores e às instruções para a etapa de acompanhamento e documentação do crescimento delas.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e planejamento do plantio
  • Aula 2: Plantio e instruções para acompanhamento

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será valorizado o esforço individual e coletivo na pesquisa sobre as árvores frutíferas, a colaboração durante o plantio e a responsabilidade pelo acompanhamento do crescimento das árvores. A qualidade e consistência da documentação realizada pelos alunos ao longo do ano também serão critérios importantes na avaliação, assim como a capacidade de refletir sobre o aprendizado e a experiência no final do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos que facilitarão o aprendizado e a prática. Além dos materiais básicos para o plantio, como terra, árvores frutíferas, pás e regadores, recursos didáticos como livros, artigos e vídeos sobre o tema complementarão o conhecimento teórico. O uso de diários de observação permitirá que os alunos registrem o crescimento das árvores e suas observações ao longo do tempo.

  • Mudas de árvores frutíferas
  • Ferramentas de jardinagem (pás, regadores, luvas)
  • Materiais para análise do solo
  • Acesso à biblioteca e à internet para pesquisa
  • Diários de observação para documentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo