Esta atividade prática visa capacitar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a compreenderem os conceitos de orientação espacial e a relação entre a posição do Sol e as sombras projetadas, utilizando para isso uma bússola e uma vara fincada no solo. Os alunos irão ao pátio da escola para realizar uma experiência observacional. Eles fincarão uma vara no solo e utilizarão uma bússola para identificar os pontos cardeais. A cada hora, marcarão a posição da sombra da vara no chão, observando como ela se move e muda de tamanho ao longo do dia. Esta atividade permite que os estudantes vejam de forma prática como a posição do Sol no céu afeta a direção e o comprimento das sombras, além de proporcionar uma compreensão inicial sobre conceitos de astronomia e geografia, como os pontos cardeais. Ao final da atividade, os alunos terão a oportunidade de discutir as observações feitas, comparar as mudanças na posição das sombras com a direção indicada pela bússola e refletir sobre como esse antigo método de orientação ainda é relevante e útil nos dias atuais.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 4º ano uma compreensão prática e intuitiva sobre a relação entre a posição do Sol, os pontos cardeais e as sombras projetadas. Através de uma metodologia ativa e Mão-na-massa, os estudantes poderão observar diretamente no ambiente ao ar livre as mudanças na sombra provocadas pela movimentação aparente do Sol no céu. Este conhecimento prático visa complementar a compreensão teórica sobre a Terra, o Sol e os fundamentos da orientação espacial, contribuindo para a formação de uma base sólida em ciências naturais.
A atividade A Bússola e a Sombra integra conteúdos de ciências naturais ao explorar fenômenos relacionados à luz solar, sombras e orientação espacial por meio de pontos cardeais. Os alunos adquirem conhecimentos práticos sobre métodos antigos e modernos de localização e orientação, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de observação da natureza e o registro de dados científicos de maneira sistemática.
A metodologia 'Mão-na-massa' é central para esta atividade, pois permite que os alunos participem diretamente do processo de aprendizagem através da experiência prática. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em um contexto real ao observar, registrar e analisar as sombras produzidas pelo Sol em intervalos regulares. Esta abordagem prática visa fortalecer a compreensão dos conceitos científicos por meio da observação direta e a interação com o meio.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos e prepararão o experimento no pátio. Na segunda aula, eles finalizarão as observações, compararão os dados coletados e discutirão as conclusões.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a execução do experimento, na precisão e na organização dos registros de observação, e na qualidade da análise e discussão das conclusões. Serão valorizadas a curiosidade, a iniciativa pessoal e a capacidade de relacionar as observações práticas com os conceitos teóricos estudados em sala de aula. Exemplos de registros e análises de dados bem-estruturados serão utilizados como critérios para avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, porém fundamentais para a execução do experimento e a observação das sombras, tais como varas de madeira de aproximadamente 1 metro, bússolas, giz ou fita crepe para marcar as posições das sombras no solo, cadernos ou folhas para registro das observações e relógios ou cronômetros para marcar o tempo.
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