A Bússola e a Sombra

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Orientação e Sombras

Esta atividade prática visa capacitar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a compreenderem os conceitos de orientação espacial e a relação entre a posição do Sol e as sombras projetadas, utilizando para isso uma bússola e uma vara fincada no solo. Os alunos irão ao pátio da escola para realizar uma experiência observacional. Eles fincarão uma vara no solo e utilizarão uma bússola para identificar os pontos cardeais. A cada hora, marcarão a posição da sombra da vara no chão, observando como ela se move e muda de tamanho ao longo do dia. Esta atividade permite que os estudantes vejam de forma prática como a posição do Sol no céu afeta a direção e o comprimento das sombras, além de proporcionar uma compreensão inicial sobre conceitos de astronomia e geografia, como os pontos cardeais. Ao final da atividade, os alunos terão a oportunidade de discutir as observações feitas, comparar as mudanças na posição das sombras com a direção indicada pela bússola e refletir sobre como esse antigo método de orientação ainda é relevante e útil nos dias atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 4º ano uma compreensão prática e intuitiva sobre a relação entre a posição do Sol, os pontos cardeais e as sombras projetadas. Através de uma metodologia ativa e Mão-na-massa, os estudantes poderão observar diretamente no ambiente ao ar livre as mudanças na sombra provocadas pela movimentação aparente do Sol no céu. Este conhecimento prático visa complementar a compreensão teórica sobre a Terra, o Sol e os fundamentos da orientação espacial, contribuindo para a formação de uma base sólida em ciências naturais.

  • Entender a relação entre a posição do Sol e a formação das sombras.
  • Identificar os pontos cardeais utilizando uma bússola.
  • Observar e registrar as mudanças na posição da sombra de uma vara ao longo do dia.
  • Comparar as observações feitas com as direções indicadas pela bússola.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI10: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
  • EF04CI11: Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Conteúdo Programático

A atividade A Bússola e a Sombra integra conteúdos de ciências naturais ao explorar fenômenos relacionados à luz solar, sombras e orientação espacial por meio de pontos cardeais. Os alunos adquirem conhecimentos práticos sobre métodos antigos e modernos de localização e orientação, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de observação da natureza e o registro de dados científicos de maneira sistemática.

  • Movimento aparente do Sol e a mudança das sombras.
  • Utilização e princípios de funcionamento de uma bússola.
  • Observação e registro científico em ambientes externos.
  • Discussão sobre as diferentes formas de orientação e localização ao longo da história e em diferentes culturas.
  • Relação entre ciclos naturais, como o dia e a noite, e a contagem do tempo.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' é central para esta atividade, pois permite que os alunos participem diretamente do processo de aprendizagem através da experiência prática. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em um contexto real ao observar, registrar e analisar as sombras produzidas pelo Sol em intervalos regulares. Esta abordagem prática visa fortalecer a compreensão dos conceitos científicos por meio da observação direta e a interação com o meio.

  • Uso de instrumentos de medição simples, como vara e bússola.
  • Observação e registro de dados em intervalos regulares.
  • Análise comparativa dos dados coletados em campo.
  • Discussão guiada sobre as observações e conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos e prepararão o experimento no pátio. Na segunda aula, eles finalizarão as observações, compararão os dados coletados e discutirão as conclusões.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação do experimento.
  • Aula 2: Observação final, coleta de dados e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a execução do experimento, na precisão e na organização dos registros de observação, e na qualidade da análise e discussão das conclusões. Serão valorizadas a curiosidade, a iniciativa pessoal e a capacidade de relacionar as observações práticas com os conceitos teóricos estudados em sala de aula. Exemplos de registros e análises de dados bem-estruturados serão utilizados como critérios para avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, porém fundamentais para a execução do experimento e a observação das sombras, tais como varas de madeira de aproximadamente 1 metro, bússolas, giz ou fita crepe para marcar as posições das sombras no solo, cadernos ou folhas para registro das observações e relógios ou cronômetros para marcar o tempo.

  • Varas de madeira de aproximadamente 1 metro de comprimento.
  • Bússolas para cada grupo de alunos.
  • Giz ou fita crepe para marcar posições no solo.
  • Cadernos ou folhas de papel para registro das observações.
  • Relógios ou cronômetros.

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