Campanha de Prevenção de Doenças

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Prevenção de doenças e promoção da saúde

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se engajarão em uma aprendizagem significativa sobre a importância da higienização, vacinação e outras medidas preventivas contra a transmissão de microrganismos. Divididos em grupos, eles terão a tarefa de escolher um tema específico dentro deste espectro, como lavagem das mãos, uso de álcool gel, vacinação, entre outros, e criar uma campanha de saúde direcionada à comunidade escolar. Os alunos realizarão pesquisas, criando materiais como cartazes, folhetos e realizar pequenas encenações para comunicar suas mensagens. A culminância se dará através de uma roda de debates para a discussão das estratégias adotadas por cada grupo, estimulando a troca de ideias e aprofundamento no tema. A exposição dos materiais desenvolvidos pela escola servirá como uma vitrine das aprendizagens e conscientização sobre as medidas de prevenção contra doenças.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a compreensão sobre os microrganismos, suas formas de transmissão e as doenças associadas a eles, além de enfatizar a importância de medidas preventivas. Os alunos ampliarão seu conhecimento científico sobre saúde e higiene, desenvolvendo habilidades para a pesquisa, criatividade na produção de materiais de campanha, habilidades de comunicação através de apresentações e encenações, além de fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação durante a roda de debates.

  • Compreender a importância dos microrganismos na saúde e doença
  • Identificar medidas de prevenção contra a transmissão de doenças
  • Desenvolver campanhas de conscientização sobre saúde
  • Praticar a pesquisa, trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI07: Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
  • EF04CI08: Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados serão centrados nos microrganismos, focando na sua relevância para a saúde e meio ambiente. Exploraremos como esses organismos podem ser agentes de doenças, mas também benéficos em certos contextos. Pontuaremos as formas de prevenção de doenças transmitidas por microrganismos, destacando a importância da higiene pessoal, do uso de álcool gel, da imunização por vacinas, entre outras práticas de proteção à saúde.

  • Microrganismos: tipos, características e importância
  • Doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários
  • Medidas de prevenção: higiene pessoal, vacinação, uso de álcool gel
  • Criação e discussão de campanhas de saúde

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, criar e apresentar suas campanhas de saúde. Este método prático permite que os alunos se envolvam diretamente na aprendizagem, aplicando os conhecimentos adquiridos com criatividade. A roda de debates seguirá, promovendo a discussão e reflexão entre os alunos, estimulando a escuta ativa, o pensamento crítico e a capacidade de argumentar de forma construtiva.

  • Pesquisa em grupo sobre microrganismos e prevenção de doenças
  • Criação de materiais de campanha (cartazes, folhetos, pequenas encenações)
  • Apresentação das campanhas e encenações para a turma
  • Organização de uma roda de debates para discutir as campanhas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a pesquisa e criação dos materiais. Na aula subsequente, ocorrerão as apresentações, seguidas pela roda de debates.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Conclusão da produção de materiais, apresentações e roda de debates

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa, criação de materiais, apresentação e contribuição para a roda de debates. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, clareza na comunicação das ideias, além do entendimento e aplicação dos conceitos de prevenção de doenças. Os critérios incluirão qualidade e originalidade dos materiais produzidos, eficácia na comunicação das campanhas e participação construtiva na roda de debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão materiais para confecção de cartazes (papel, canetas coloridas, colas, tesouras), computadores ou tablets para pesquisa, espaço apropriado para as apresentações e encenações, além de acesso à internet. Também se recomenda a utilização de bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa sobre microrganismos e medidas de prevenção.

  • Materiais para confecção de cartazes
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Espaço para apresentações
  • Bases de dados online ou bibliotecas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo