Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se engajarão em uma aprendizagem significativa sobre a importância da higienização, vacinação e outras medidas preventivas contra a transmissão de microrganismos. Divididos em grupos, eles terão a tarefa de escolher um tema específico dentro deste espectro, como lavagem das mãos, uso de álcool gel, vacinação, entre outros, e criar uma campanha de saúde direcionada à comunidade escolar. Os alunos realizarão pesquisas, criando materiais como cartazes, folhetos e realizar pequenas encenações para comunicar suas mensagens. A culminância se dará através de uma roda de debates para a discussão das estratégias adotadas por cada grupo, estimulando a troca de ideias e aprofundamento no tema. A exposição dos materiais desenvolvidos pela escola servirá como uma vitrine das aprendizagens e conscientização sobre as medidas de prevenção contra doenças.
O objetivo desta atividade é promover a compreensão sobre os microrganismos, suas formas de transmissão e as doenças associadas a eles, além de enfatizar a importância de medidas preventivas. Os alunos ampliarão seu conhecimento científico sobre saúde e higiene, desenvolvendo habilidades para a pesquisa, criatividade na produção de materiais de campanha, habilidades de comunicação através de apresentações e encenações, além de fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação durante a roda de debates.
Os conteúdos abordados serão centrados nos microrganismos, focando na sua relevância para a saúde e meio ambiente. Exploraremos como esses organismos podem ser agentes de doenças, mas também benéficos em certos contextos. Pontuaremos as formas de prevenção de doenças transmitidas por microrganismos, destacando a importância da higiene pessoal, do uso de álcool gel, da imunização por vacinas, entre outras práticas de proteção à saúde.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, criar e apresentar suas campanhas de saúde. Este método prático permite que os alunos se envolvam diretamente na aprendizagem, aplicando os conhecimentos adquiridos com criatividade. A roda de debates seguirá, promovendo a discussão e reflexão entre os alunos, estimulando a escuta ativa, o pensamento crítico e a capacidade de argumentar de forma construtiva.
A atividade será realizada em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a pesquisa e criação dos materiais. Na aula subsequente, ocorrerão as apresentações, seguidas pela roda de debates.
A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa, criação de materiais, apresentação e contribuição para a roda de debates. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, clareza na comunicação das ideias, além do entendimento e aplicação dos conceitos de prevenção de doenças. Os critérios incluirão qualidade e originalidade dos materiais produzidos, eficácia na comunicação das campanhas e participação construtiva na roda de debates.
Os recursos necessários incluirão materiais para confecção de cartazes (papel, canetas coloridas, colas, tesouras), computadores ou tablets para pesquisa, espaço apropriado para as apresentações e encenações, além de acesso à internet. Também se recomenda a utilização de bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa sobre microrganismos e medidas de prevenção.
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