Detetives das Misturas

Desenvolvida por: Erica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Propriedades das Substâncias e Misturas

A atividade 'Detetives das Misturas' é uma oficina prática onde alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se tornam cientistas por um dia, explorando o mundo das substâncias e misturas presentes no cotidiano. Divididos em grupos, eles serão desafiados a observar, experimentar e identificar diferentes materiais como sal, açúcar, areia, óleo e água, e suas possíveis combinações. Usando lupas, os alunos observarão atentamente as características físicas de cada substância e mistura, como textura, cor, e comportamento quando misturados, com o objetivo de deduzir quais materiais foram utilizados em cada mistura apresentada. Após esta fase de experimentação, uma Roda de Debate será organizada para que os grupos compartilhem suas descobertas, discutindo as observações feitas, as propriedades físicas notadas e debatendo sobre as possibilidades de separação das misturas. Esta atividade não apenas fomenta o raciocínio científico e análise crítica, mas também promove habilidades de comunicação, trabalho em equipe, e aplicação do conhecimento científico em situações do dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica acerca das misturas e suas propriedades físicas, além de incentivar o interesse pela ciência através da experimentação. Os alunos aprenderão a observar detalhes, fazer inferências, trabalhar em equipe e comunicar suas ideias claramente. Estas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do pensamento científico e crítico, além de prepará-los para resolver problemas e tomar decisões fundamentadas no futuro.

  • Observar e descrever características físicas de substâncias e misturas.
  • Identificar substâncias com base em suas propriedades físicas observáveis.
  • Experimentar e deduzir quais materiais foram utilizados nas misturas.
  • Desenvolver raciocínio científico e habilidades de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI01: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
  • EF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
  • EF04CI03: Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

Conteúdo Programático

Os estudantes serão introduzidos aos conceitos de misturas, substâncias e suas propriedades, explorando como a ciência está presente no cotidiano através do reconhecimento e identificação de diferentes materiais e suas combinações. Este tópico é fundamental para a compreensão das bases da química e da física, relacionando conhecimentos teóricos com observações práticas.

  • Introdução aos conceitos de substâncias e misturas.
  • Propriedades físicas das substâncias: cor, textura, solubilidade.
  • Observação e classificação de misturas comuns no cotidiano.

Metodologia

Usando uma abordagem prática e colaborativa, os alunos serão incentivados a explorar substâncias e misturas através de experimentos em grupos e a compartilhar suas descobertas em uma Roda de Debate. Essa estratégia estimula a aprendizagem ativa, promove o trabalho em equipe e aprimora as habilidades de comunicação.

  • Trabalho em grupo para a realização de experimentos práticos.
  • Uso de lupas para melhor observação das substâncias.
  • Discussão em Roda de Debate para compartilhamento das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução dos conceitos e a fase de experimentação em grupos. Na segunda aula, os alunos participarão da Roda de Debate para discutir suas observações e conclusões.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e experimentação em grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate para compartilhamento e discussão das descobertas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos em todas as etapas da oficina, desde o envolvimento com as atividades práticas até a contribuição nas discussões da Roda de Debate. Será avaliada a capacidade de observar detalhadamente, de realizar inferências a partir das observações e comunicar as descobertas. A participação e colaboração no grupo também serão levadas em conta, bem como a aplicação do conhecimento científico nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como lupas, substâncias para as misturas (sal, açúcar, areia, óleo, água, etc.), recipientes pequenos para as misturas, etiquetas para identificação e material de anotação para registrar observações e conclusões.

  • Lupas
  • Sal, açúcar, areia, óleo, água e outras substâncias comuns
  • Recipientes pequenos e etiquetas
  • Material de anotação (cadernos, lápis, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo